• sexta-feira, 17 de agosto de 2018 09:02

    O tempo, em breve, nos dará um hospital consistente

    # Debate entre os candidatos ao Palácio Piratini, transmitido ontem pela Rádio Noroeste, teve muito mais profundidade do que o debate entre os presidenciáveis.

    # Nossos postulantes ao cargo de governador não são superficiais.

    # Entrou água no suposto rígido bloco das bancadas de oposição na Câmara. Pedido de audiência para debater instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais foi derrubado com votos de Aldemir Ulrich, Cláudio Schmidt e Osório Antunes. A proposta partiu de Sônia Conti.

    # Sônia acusou Vicini de ter se metido no assunto.

    # Vicini rechaçou a acusação, dizendo que nem sabia que tal indicação estava sendo discutida na Câmara. E mais: mostrou-se favorável à proposta de Sônia.

    # Então, o relacionamento do bloco oposicionista precisa ser revisto com urgência.

    # O câncer de próstata nos tirou uma jovem e vibrante liderança política da região. Carlos Rohr, prefeito de Nova Candelária, morreu quarta-feira aos 60 anos.

    # Estamos em paz com Marco de Wallau, assessor do deputado Elvino Bohn Gass.

    # Denúncia do Ministério Público Federal contra o vereador Aldair Melchior confirma uma especulação que corria à boca pequena.

    # Melchior fez dois pedidos de vistas na Câmara, contrariando interesses de seu partido, o PP, e do Governo Vicini, num nítido comportamento de rota de colisão.

    # Porém, Melchior demonstra tranquilidade quanto a sua inocência. E diz que provará na instância judicial, caso a denúncia seja aceita.

    # Mais uma grande Feira do Livro. Nossos cumprimentos aos organizadores. Duas sugestões precisam emplacar na edição do ano que vem. Uma é de Amilcar Luconi, de que a feira se estenda pelo sábado e domingo. Outra é do Luis Artur Hoffman, o Tui, a de que a feira fuja do frio e das chuvas de agosto.

    # ABOSCO se dissolveu. E agora? Agora finalmente temos perspectivas positivas para termos dois hospitais funcionando plenamente em Santa Rosa.

    # Nenhum funcionário do Hospital Dom Bosco tem hoje segurança de que receberá seu salário em dia.

    # Pois dentro de seis meses o liquidante chamará um por um e pagará a parte proporcional com dinheiro do leilão do prédio e equipamentos.

    # E com a perspectiva de continuar funcionando sob a tutela locatária da Fundação Municipal de Saúde, os salários serão pagos em dia a partir do momento que o liquidante oficializar tal proposta à Fundação.

    # É compreensível que na dissolução da ABOSCO misturem-se sentimentos. Tem muita gente que deu o sangue pela instituição e se dedicou bastante.

    # Mas o histórico prova que a saída única era a judicial. O tempo, em breve, nos dará um hospital consistente.

  • sexta-feira, 3 de agosto de 2018 15:42

    Poderemos ter surpresas em Santa Rosa

    # Prefeitura de Tuparendi implementa ações para reduzir gastos com folha de pagamento do funcionalismo. Atualmente a folha consome 44,73% da arrecadação, o que já é um bom índice se comparado com outras prefeituras da macrorregião.

    # Prefeitura de Santa Rosa pagou a folha de julho no dia 31 de julho, terça-feira.

    # Não por isso, mas parece que os ânimos entre Executivo e sindicato da classe dos servidores andam mais calmos.

    # Que momento vive o Hospital Vida & Saúde, com exceção dos atrasos dos recursos do estado não repassados à Fundação Municipal de Saúde.

    # O paciente e o acompanhante só sentirão o que é a Acreditação Hospitalar no Nível 02 na prática. São tantas ações e protocolos voltados ao paciente, que se torna longo demais uma explicação mais detalhada.

    # Numa época em que finalmente nós entendemos que muitas doenças são passadas pelo contato físico, algumas exigências impostas no Vida & Saúde quase soam como antipáticas se não forem bem compreendidas.

    # Por exemplo: é proibido tomar mate nos quartos, levar flores para pacientes e comer lanches. O hospital desestimula visitas a pacientes. São protocolos que visam a Segurança do Paciente, que fundamenta o Nível 1.

    # Domingo, dia 05, termina com todas as candidaturas, de todos os níveis, homologadas. Poderemos ter surpresas em Santa Rosa até lá. Aguardem.

    # Entre os defeitos que Alcides Vicini tem, não consta o da falta de reconhecimento. Ele inaugurou nesta semana o novo prédio da Escola Municipal Professor Francisco Xavier Giordani e convidou o ex-prefeito Orlando Desconsi para o ato.

    # Reconheceu que foi o Governo Orlando que viabilizou o projeto e os recursos da nova escola. Isso é bom para a maturidade política de Santa Rosa.

    # Se as eleições fossem hoje, em que quem você votaria? Se questione a partir de agora, para formar opinião e direcionamento de voto. Não integre a corrente do voto nulo ou branco.

    # E a ponte internacional sai ou não sai? Existem perguntas sem respostas, mas nunca estivemos tão próximos do sonho de execução da obra.

    # Se não for agora, estamos vacinados de sonhar com a ponte. Continuaremos sonhando, então.

    # Conselho Fiscal da ABOSCO marcou Assembleia Extraordinária para o dia 13 de agosto, uma segunda-feira. No edital consta: “com a finalidade urgente de deliberar, em caráter definitivo, os rumos da associação, podendo, inclusive, definir a dissolução da Associação Beneficente Dom Bosco - ABOSCO - (JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL)”. A caixa alta nas palavras entre parênteses está grifada no edital de convocação.

  • segunda-feira, 23 de julho de 2018 08:42

    Uma ótima ideia

    # Miguel Rossetto, pré-candidato ao Piratini pelo PT, ouve propostas para seu pré-programa de governo neste sábado, às 09h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

    # Fundo Empreendedor de Incentivo para Pequenas Empresas. Uma ótima ideia.

    # Porém, como não se trata de uma medida paternalista, mas, sim, de incentivo, a lei deve ser exigente na questão de garantias e regras de pagamentos, para que o Fundo tenha sempre fundos para financiar projetos.

    # É impressionante o poder de atração do 8º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso. Leiam o texto da contracapa e constatem as procedências de vários dos premiados. Até gente de Portugal e da Itália se inscreveram.

    # Carlos Alberto Benedetti admitiu publicamente na Rádio Noroeste sua pré-candidatura à deputação federal pelo PRB.

    # Pelo mesmo partido, Marcos Volnei, o Marcão, irá à deputação estadual.

    # Ambos têm domicílio eleitoral em Santa Rosa.

    # Chegou até nós os gastos da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Se comparados com as despesas da nossa Câmara, por aqui o dinheiro público é muito mais protegido no âmbito parlamentar.

    # Estado ainda não resolveu a falta da vacina Meningocócica C. Promessa é de que em agosto o fornecimento seja normalizado.

    # Silêncio no Hospital Dom Bosco. Silêncio na Fundação de Saúde com relação ao Hospital Dom Bosco. Silêncio na Prefeitura com relação ao Hospital Dom Bosco.

    # Mas, saibam que articulações estão a caminho. A qualquer momento será anunciada uma saída jurídica para um problema que, financeiramente, mostra-se insolúvel.

    # José Muñoz Garcia de volta ao palco dos acontecimentos. É o novo presidente da Fundação Pró-Construção da Ponte Internacional Porto Mauá-Alba Posse. Substitui no cargo Airton Bertol, que ocupou o cargo nos últimos 14 anos.

    # Câmara com pauta esvaziada está em recesso. Próxima sessão ordinária será em 6 de agosto.

    # ACISAP chega a 440 associados e Odaylson Eder sonha em fechar seu mandato com 500 empresas.

    # O que leva um empresário a não pagar meia dúzia de trocados para ser associado a uma entidade representativa como a ACISAP?

    # O Jantar do Varejo reconhece um jovem empreendedor, Pedro Prestes, que com sua família e seus colaboradores consolidou ao longo de duas décadas a rede de Farmácias do Pedrinho.

    # Homenagem em memória também vale, mas em vida é muito mais intensa e consistente. O Sindilojas também homenageia hoje à noite Clemente Kowalczuk, de 78 anos, criador da Retificadora União.

    # FEMA arrasou. Na quarta-feira, 2.038 pessoas assistiram Leandro Karnal. E anunciou Augusto Cury para outubro.

  • sábado, 16 de junho de 2018 09:13

    "A hora é agora de moralizar e reordenar os dois locais"

    # Seja bem-vindo Yuri Lezghintsev, Cônsul Geral da Rússia. Ele permanece toda esta sexta-feira em Santa Rosa, depois de pernoitar em Campina das Missões, berço da colonização russa no Brasil.

    # Edevar Kich, com domicílio eleitoral em Tuparendi, confirmou nesta semana sua pré-candidatura à deputação federal pelo PCdoB.

    # De um lado, Cláudio Schmidt, com cópias de documentos que afirmam que uma sepultura foi violada no Cemitério Municipal. Os corpos da mãe e de um irmão de um denunciante teriam desaparecido do local.

    # De outro lado, o secretário Rodrigo Bürkle, da Infraestrutura Urbana, mais precavido. Ele prefere mais o tipo ‘pode ser que sim ou pode ser que não, estamos investigando’.

    # Independente do desfecho deste caso, os dois cemitérios passam a assumir o estágio de furúnculos prestes a estourar. Há situações irregulares diversas. Há venda de terrenos através de pessoas que exercem tráfico de influência. Enfim, existem coisas que não deveriam existir num campo santo. É de dar nojo e de impactar quem tem valores éticos e religiosos.

    # Falei pessoalmente com o prefeito Alcides Vicini sobre os casos que chegaram até nós, relacionando os dois cemitérios. Vicini falou com raiva, afirmando que vai até o fim para punir quem está praticando irregularidades nos dois locais. Acreditei nele.

    # Rodrigo Bürkle é um político que mede as palavras. Não se entusiasma com a própria voz. Ele não alimenta especulações, só fala sabidamente sobre o que é ou o que não é.

    # Sobre o suposto desaparecimento de dois corpos, diz que está investigando. Deixa transparecer, e é por nossa conta tal dedução, de que o denunciante pode estar equivocado. Porém, quem denunciou tem documento provando o local do terreno e a quadra.

    # Rodrigo Bürkle, a exemplo de Vicini, faz questão de que todas as denúncias relacionadas aos dois cemitérios saltem para fora. Diz que a hora é agora de moralizar e reordenar os dois locais.

    # Chuva de pedra, como a gente se referia quando criança, causou pânico em determinadas regiões do interior de Santa Rosa na madrugada de terça-feira. Aqui vale um elogio à pronta intervenção da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Governo Municipal, através dos setores relacionados a intempéries climáticas.

    # Governo Municipal volta a tocar num assunto delicado, mas urgente: a construção de um terminal de ônibus no centro. Deve ser na Praça da Bandeira, que não é uma praça de lazer, mas muito mais um local de locomoção de pedestres.

    # Quem nunca errou, atire a primeira pedra. Então, não vamos aqui tripudiar a mulher que gravou um áudio no whatsapp e que se proliferou na semana passada. O áudio acusava a UPA de estar sendo vítima de uma grande bactéria ou de um grande vírus. O Hospital Vida & Saúde teve que promover uma entrevista coletiva para desmentir o boato falso.

    # A dita senhora foi identificada pela Polícia ainda na semana passada, mostra-se muito arrependida e chora muito pelo que fez.

    # O Hospital Vida & Saúde convidou essa senhora para mostrar todo o processo de controle de infecção e a estrutura física e funcional da Instituição.

    # “O boato é um ente invisível e impalpável, que fala como um homem, está em toda a parte e em nenhuma, que ninguém vê, de onde surge, nem onde se esconde”. Machado de Assis.

    # Nosso querido Machado não viveu a tecnologia e a inteligência da nossa Polícia Civil atual. Hoje, um boato na rede social é rastreável plenamente. Então, cuidamos, todos nós, do que escrevemos ou falamos por aí relacionando pessoas e instituições, sem a certeza dos fatos.