• sábado, 7 de outubro de 2017 09:46

    O novo secretário do Planejamento já está definido

    # E dê-lhe chope de hoje até domingo, com muita paz, sonrisal, olina e chá de boldo.

    # E tem café colonial. E colonial, mesmo.

    # Aqui não tem tristeza. E na quarta-feira da semana que vem começa o 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, com um amplo leque para negócios.

    # Sesi Show, Parceiros Voluntários e Orquestra Jovem Santa Rosa encheram-nos de orgulho nesta semana. Três entidades locais recebendo prêmios de reconhecimento estadual. Repetindo: são três entidades de Santa Rosa recebendo prêmios estaduais por merecimento.

    # Prefeito Vicini tocou-nos profundamente pelo véu da humildade, ao vir a público pedir desculpas à comunidade por ter declarado que possuía dois pareceres que davam legalidade ao famoso painel da Rótula do Taffarel.

    # E disse mais: que um assessor próximo dele foi quem cometera a asneira de garantir-lhe que os tais pareceres existiam.

    # Vicini voltou de Brasília e de Porto Alegre e não aconteceu nada. Nem precisa rolar cabeça, mas pelo menos diga quem o induziu a mentir publicamente.

    # Quanto devemos para pessoas como Vilson Kunzler e Alessandro Munawek?

    # Vereadores da oposição lembram que Vicini, ao pedir apoio da Câmara à compra do Liminha, garantiu uma EMEI naquele local. E uma EMEI pública, não privada ou terceirizada.

    # TRE julga recurso de Miro Jesse na próxima terça-feira, dia 10. Miro foi condenado na primeira instância. Pode ser absolvido ou ter confirmada a condenação. Em caso de condenação no TRE, perde a cadeira de vereador possivelmente já na segunda-feira seguinte, dia 16.

    # Se Miro eventualmente perder a vaga de vereador, sua cadeira será ocupada pelo suplente Carlos Alberto Nasi.

    # Vicini tem duas secretarias em aberto, sem secretário titular na condução: Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

    # O novo secretário do Planejamento já está definido. É um engenheiro civil conhecidíssimo na cidade e já foi candidato a cargos públicos. O anúncio é só uma questão de dias.

    # Artur Lorentz está entusiasmadíssimo com o Conecta 2017. E com razão, porque o Co-necta 2016 superou todas as expectativas.

  • quinta-feira, 28 de setembro de 2017 18:25

    Então Vicini mentiu?

    # Imagino Aldi Pedro Brandão recebendo Valdir Ribeiro naquele local que cada crença indica. Os dois se abraçam e começam uma conversa.

    # Nem bem o Ribeiro senta para um chimarrão, levanta para abraçar Clóvis Cerutti. Como radialista é rápido na informação, a roda vai crescendo. Chega Heitor Fernandes e pergunta a Ribeiro: “mas, já? Bugre como você, eu só esperava daqui a uns 30 anos”. E o Cerutti vai concordar dizendo: “eu vivia bem, mas foi só eu inventar uma tal de dieta e surgiu um câncer na virilha”.

    # Papo vai, papo vem, chega seu Toni Tobaldini para dar um recado: “A mensalidade de vocês está em dia, inclusive a tua, Ribeiro, que já paguei

    adiantada”.

    # Falta mulher na roda. Aí se aproximam a Carmem La Rocca e Adriana Reichert para abraçar Valdir Ribeiro. De forma uníssona, ambas exigem:

    “Valdir, atualize tudo sobre o que está acontecendo em Santa Rosa”.

    # “E o Toni Tadeu?”, pergunta Ribeiro. Está narrando um jogo que o Heitor deveria narrar, mas alegou problemas de última hora.

    # Entra gritando em alemão o Rubem Guilherme Redmann, o Alemão Milla, descontraindo ainda mais

    o ambiente.

    # E a rodinha é de todos, pouco importando em que emissora trabalharam. Valdir Motta da Costa, Motinha e Irineo Turcati estão juntos no papo.

    # A morte é um acontecimento estranho, de conceito complicado. Nos corredores das rádios Noroeste e Santa Rosa companheiros choram nos cantos, outros escondem os olhos inchados de tanto chorar. Ninguém consegue esconder a perda prematura de Valdir Ribeiro.

    # Depois da partida de Ribeiro, na Rádio Noroeste, pela ordem os quatro mais antigos são Mauri Carlos, Nestor Perotti, Jairo Madril e Zelindo Cancian. São os que mais sofrem ao lembrar dos que já partiram. Afinal, conviveram com todos.

    # Deram um nó em Vicini. Ele assegurou no rádio que tinha parecer favorável do Conselho Municipal de Trânsito e da Procuradoria Geral do

    Município favoráveis à instalação do painel na Rótula do Taffarel.

    # Pedimos cópia dos documentos. Não vieram. Por que? Simples! Os pareceres não existem. Então Vicini mentiu?

    # Vicini assegurou ontem no rádio que teve garantias de um assessor direto que os dois pareceres existiam. Pediu desculpas à comunidade.

    # Então, Vicini não mentiu. O que é pior? Uma mentira ou uma traição dentro da própria trincheira?

  • sexta-feira, 22 de setembro de 2017 11:27

    A abertura de uma CPI

    # Para quem eventualmente ainda não sabe, dependendo o naipe das pessoas envolvidas e as circunstâncias, patrulheiros da Brigada Militar e policiais civis já vinham promovendo uma chamada Mediação de Conflitos.

    # Agora vira lei. Pequenos conflitos podem ser resolvidos na própria Delegacia de Polícia. Todos nós sabemos que no calor de uma discussão, palavras e atos são desproporcionais ao caráter de certas pessoas.

    # As partes vão parar na Delegacia de Polícia seguindo um ritual da lei, que agora pode ser abreviado.

    # E que tal o padre Jaime Patias? De Buriti para o Vaticano! A vida apresenta exemplos fantásticos.

    # Miguel Oliveira faz valer sua presença em Porto Alegre. Vai presidir a FEE - Fundação de Economia e Estatística, uma instituição em via de extinção, mas que deveria permanecer funcionando.

    # Passaram 20 mil pessoas pela ExpoCruzeiro. Ótimo público para a proposta da Feira.

    # Em 2019 teremos a 7ª ExpoCruzeiro sob a presidência do jovem Maxsuell dos Reis.

    # Vicini admitiu ontem ter errado no episódio do painel eletrônico na Rótula do Taffarel. E adiantou que uma nova legislação, mais ampla e detalhada sobre a exploração comercial de espaços públicos, está sendo enviada em breve à Câmara.

    # Sonia Conti estava totalmente correta quando denunciou a instalação do painel na rótula. Também estava correta quando colheu assinaturas suficientes para a abertura de uma CPI, diante do silêncio prolongado do Governo Municipal.

    # Ninguém pode tirar o mérito de Sonia Conti. Porém, se o prefeito admitiu o erro, mandou desligar o painel e já trabalha num projeto amplo sobre o tema, o momento não seria da Câmara e o Executivo se unirem em torno do novo debate?

    # E, além do mais, um relatório do Controle Interno considerando irregular a instalação do painel eletrônico tramita no Ministério Público. Não tenham dúvida que se Janor Duarte sentir cheiro ruim, irá fundo na questão.

    # Acho que estou envelhecendo, mesmo. Estou oferecendo água para o circo não pegar fogo.

    # IPTU e Taxa de Limpeza cerca de R$ 16 milhões até sexta-feira. É um ótimo volume de recurso próprio, mesmo faltando R$ 8 milhões para fechar o valor total estimado.

    # Ouça a Rádio Noroeste na frequência 96.7 FM.

  • sexta-feira, 15 de setembro de 2017 08:41

    Caso ‘Limpa Fossa’ pode dar mais pano pra manga

    # Juiz Adalberto Hommerding deixou nesta semana a presidência da 42ª Zona Eleitoral. Decorrente das eleições municipais de 2016, julgou nove ações de perda de mandatos e uma ação criminal.
    # As eleições municipais de 2016 foram as que mais demandaram ações na história dos pleitos de Santa Rosa.
    # Nesta questão, merece destaque o empenho moralizador de Janor Duarte, promotor Eleitoral. Não deu nenhum passo atrás, nem para pegar velocidade. Ressaltamos também o trabalho da promotora Cristiane.
    # Cascos de cavalos, prendas lindas, indumen-tária gaúcha, comida de panela e churrasco formam o novo cenário de Santa Rosa. Vivemos desde terça-feira mais uma Semana Farroupilha.
    # A médica Carolina Preissler e o médico Cláudio Barili, especialistas no tratamento de diabetes, devem ganhar mais de mil novos pacientes a partir da semana que vem com os pratos que CTGs e Piquetes estão servindo.
    # Num jantar constava batata doce caramelizada. É tipo botar açúcar no açúcar. Cruzes!
    # Mondongo é uma das comidas mais light dos cardápios.
    # Longe de dar uma de professor de linguística (sou um pobre autodidata passível de erros crassos a qualquer momento), mas devemos interromper uma repetição de equívocos. Não existe a citação saladas diversas. Saladas, no plural, por si só já enunciam a diversidade. Combinado?
    # Aliás, em cardápio de Semana Farroupilha salada é a opção menos procurada. Não lambuza os beiços, tipo gordura de ovelha.
    # Se é para recair na dieta, que seja em alto estilo. Está aí a grande opção: Semana Farroupilha.
    # Caso ‘Limpa Fossa’ pode dar mais pano pra manga. Aguardem.
    # Mais uma ExpoCruzeiro com sucesso. Parabéns para Vladimir da Rosa e seu grupo.
    # Greve do CPERS não decolou em Santa Rosa. Nenhuma escola estadual parou.
    # Criação de uma nova escola municipal (no Liminha em 2018) é um momento histórico. As duas últimas da rede pública (Paul Harris e Santa Rita) surgiram em 1978, quase 40 anos atrás.
    # Viver em Santa Rosa é a antítese do tédio. Semana passada vivemos a ExpoCruzeiro. No momento, vivemos a Semana Farroupilha. Em outubro (mês que vem, logo ali), viveremos a 20ª Oktoberfest e 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Tá bom? Ou quer mais?
    # Mulheres tomam conta da Justiça Eleitoral de Santa Rosa. Juíza, promotora e chefe do cartório. Do jeito que vão as coisas, nós homens deveremos reivindicar direitos de minorias.