• sexta-feira, 20 de novembro de 2015 08:04

    Notícias da semana

    # Unidos da Sulina dificilmente desfilará no Carnaval de Rua do ano que vem. Escola perdeu o fôlego. Ficou na mão de meia dúzia de esforçados, que cansaram.
    # Auditores externos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) estão na Prefeitura analisando três casos distintos. Não sei do que se trata. Isso ocorre quando o processo carece de maiores explicações sobre os critérios utilizados e se existe a configuração de irregularidades ou não.
    # Severo e Danda voltam à ativa para comandar a SER Concórdia. O clube não tem dívidas e já está resolvendo a questão legal da sede social (escada de emergência).
    # Diretoria presidida por Nilton de Souza e depois por Adair Galera mantiveram o clube funcionando e de forma enxuta.
    # Já chega a duas mil assinaturas o movimento pela redução dos vereadores de Santa Rosa. Será que emplaca?
    # Saudosistas não podem perder a programação do 27º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB. É um dos últimos, pela idade avançada dos ex-combatentes. E Santa Rosa entra na história do grupo, por ser a única cidade do interior do País a sediar um encontro.
    # Prefeitura de Tuparendi fechará 2015 no vermelho. O próprio prefeito Olavo Pawlak admite que se pagar o 13º, não conseguirá pagar a folha de dezembro.
    # Falando em Tuparendi, segunda tem audiência pública para discutir o futuro do Mato do Busque. É um assunto polêmico.
    # Dinheiro extra na Prefeitura: R$ 2 milhões pela exclusividade da folha operada pela Caixa.
    # Uma discussão realimentada nesta semana. Negro é negro e pardo é pardo. São duas classificações distintas.
    # A AGCO volta a ser comandada por um homem de comunidade. O nome dele é Roberto Júnior, envolvente, alto astral e que não se restringe ao gabinete e ao chão de fábrica.
    # A AGCO foi gerenciada no último ano e meio por um agente secreto. Ninguém descobriu sua identidade.
    # A malandragem dá mais um golpe, que mostra que Santa Rosa ainda não perdeu a inocência (não é uma crítica). Imprimem cheques falsos como se a Prefeitura fosse a emitente, compram no comércio e ainda ganham troco. “A Prefeitura não emite cheques”, alerta Lina Michalski. Lina é secretária de Governo, secretária de Administração, secretária da Fazenda, conselheira de Vicini e esposa do Júlio. É muito compromisso para uma mulher só.
    # Gilberto Kieling foi eleito presidente da OAB, secção Santa Rosa. Sua primeira medida foi desligar o seu celular. Não há santo que consiga falar com o homem. Qual é vizinho?

  • sexta-feira, 13 de novembro de 2015 10:49

    Bem Te Vi

    # Fábio Roque foi a bola da vez durante a semana na mira dos petistas. Nas redes sociais foi amplamente divulgada sua filiação no PMDB local.

    # Fábio Roque é um dos líderes da greve dos caminhoneiros. Os petistas colocam em dúvida suas afirmações de que “a greve é apartidária”.

    # Anderson Mantei, de acordo com articulações feitas pelo prefeito Vicini, deveria viajar a Não-Me-Toque na última segunda-feira. Não foi. Ele é advogado do sócio da Stara na planta que opera em Santa Rosa.

    # Isso entorna ainda mais o caldo na relação Stara-Santa Rosa. São negócios.

    # Cotrirosa e CESA cada vez mais pertos do acerto final da PPP.

    # Polêmica nas redes sociais do tipo: Prefeitura alegou falta de dinheiro para suspender os desfiles de 7 de Setembro e 20 de Setembro, mas terá dinheiro para o Carnaval de Rua?

    # Sabem quanto ganharam os médicos que extraíram dois rins de um doador e garantiram todo o processo de doação na semana passada? Nada. Absolutamente nada. Nenhum centavo. Isso engrandece ainda mais a ousadia dos quatro médicos: Caren Gross, Sônia Schwening, Carlos Benedetti e Luiz Bohn.

    # Vicini, sobre o preenchimento dos cargos vagos deixados pelo PSDB na Prefeitura: “ainda é muito cedo”.

    # Aqueles cargos parados, vagos, desocupados, mexem até com as lombrigas de alguns partidos locais.

    # Juliano Roso, deputado estadual do PCdoB, se aproxima ainda mais de Santa Rosa de forma fraternal. Ele garantiu na Assembleia o reconhecimento do Musicanto como de interesse cultural do Estado. Valeu Roso.

    # Valdir Ribeiro está de novo entre nós. Ficou 36 dias internado no Hospital Conceição, em Porto Alegre, dando bordoadas num câncer de bexiga. Tá tranquilo e pronto para reassumir no domingo o América Canta.

    # Semana da Consciência Negra é na semana que vem. Em Santa Rosa vai bombar, graças ao elevado estágio de organização da Etnia Afro. O Dia da Consciência Negra é 20 de novembro, próxima sexta-feira.

    # Escola Municipal Duque de Caxias, da Vila Jardim, vive um ano diferenciado na área de projetos.

    # Escola Estadual Mercedes Motta implantará turno Integral em 2016.

    # Fábio Roque contraria informações da grande imprensa. “Eles mentem ao informar que o movimento dos caminhoneiros está enfraquecendo. O que aconteceu nesta semana é que a chuva tirou alguns companheiros das concentrações, mas tudo volta com força a partir deste final de semana”.

    # Alcídio Severo é o novo presidente da SER Concórdia. Temporada de verão abre no sábado que vem, dia 21. Todo o nosso apoio e estímulo ao Severo, um vencedor.

    # Fundação cobra o Estado na Justiça. É o que restou. Paralisação da UPA e SAMU está com os dias contados se os repasses atrasados não forem atualizados. Veremos, num futuro bem próximo, situações bem mais graves na saúde e em outras áreas. O castelo de areia está desmoronando.

  • sexta-feira, 6 de novembro de 2015 11:35

    Se Vicini voltou, outros podem voltar

    # Se Vicini voltou, outros podem voltar. Como Mano, escanteado na Secretaria de Infraestrutura e hoje diretor no Desenvolvimento Econômico. E como Amilcar Luconi, mandado embora do Meio Ambiente e hoje ocupando uma diretoria na Secretaria da Cultura. Vicini adora uma volta.
    # CESA e Cotrirosa estão firmando a primeira PPP (Parceira Público-Privada) desta parte do Estado. Vamos ganhar uma CESA nova.
    # Nenhum comunicado oficial ou um telefonema qualquer que fosse, partiu da Stara em direção ao prefeito Alcides Vicini com relação à sua intenção de vender a área de 17 hectares.
    # Já quando foi anunciado o investimento, que começou com a Prefeitura (nosso dinheiro) comprando 5 hectares, foi feita uma gritaria e um monte de promessas desenvolvimentistas.
    # Para saber o que está acontecendo, Vicini teve que formar uma comitiva e ir a Não-Me-Toque nesta semana. Questionado sobre os resultados da conversa, disse que primeiro teria que conversar com uma pessoa na cidade.
    # A pessoa que Vicini se refere é o sócio da Stara na antiga Metalúrgica Renovação. As partes estão na Justiça.
    # Então é isso? Querem usar Vicini para interferir numa questão de negócios?
    # As três escolas de samba de Santa Rosa se comprometeram a desfilar na noite de 5 de março na Expedicionário Weber. Anderson Farias se comprometeu a auxiliar as escolas. O valor a ser investido pela Prefeitura depende do orçamento que está sendo elaborado.
    # Unidos da Vó Isabel homenageará a nonagenária Vó Júlia em seu samba enredo.
    # A Turma do Alambique prestará homenagem à Itália.
    # A Unidos da Sulina está conclamando a comunidade a apoiar a escola. A escola corre o risco de se apequenar no ano que vem e desaparecer no próximo, se o povo do bairro não botar a mão na massa.
    # Preparem-se para a greve dos caminhoneiros. Os líderes do movimento pedem o apoio da comunidade. A greve não tem apoio de nenhum sindicato ou partido político.
    # Vida & Saúde deu mais um grande salto em resolutividade nesta semana. Uma equipe de médicos da casa foi a que extraiu dois rins de um doador, porque Porto Alegre não estava em condições naquele momento. Palmas para as médicas Caren Gross e Sônia Schwening e palmas para os médicos Luiz Bohn e Carlos Alberto Benedetti. Que orgulho para nós esta operação de sucesso.
    # Nenhum tucano transita mais dentro do Governo Vicini. A meia dúzia de cargos foi exonerada esta semana.
    # Vicini não pretende preencher os cargos vagos até o final do ano. Duvido! Virá pressão e novos parceiros de tudo que é lado.
    # Irineo José Bigolin, uma reserva moral de Santa Rosa, morreu na sexta-feira passada. Era de um respeito catedrático. Um homem de fino trato diante de qualquer situação. O presente perde, mas a nossa história acaba de ganhar um grande personagem.

     

  • quinta-feira, 29 de outubro de 2015 22:34

    Miro pediu a cabeça de Arcádio

    # Até ontem, Alcides Vicini ainda não havia exonerado nenhum detentor de cargo de confiança do PSDB. O partido rompeu oficialmente a coligação, mas os partidários CCs não.

    # Área de 17 hectares da Stara, destinada à construção de uma nova fábrica, está à venda. Isso significa que a fábrica nova ficou só no sonho.

    # A Stara é dona de 70% da Stara de Santa Rosa e outros 30% é do antigo proprietário da Metalúrgica Inovação. Só que as partes estão na Justiça.

    # Comenta-se à boca pequena que a Stara estaria negociando a compra de uma fábrica recentemente construída em Santa Rosa e que hoje se encontra em recuperação judicial.

    # Aí fica a dúvida: a Stara está indo embora ou está mudando de endereço?

    # Com a ampliação do perímetro urbano de Santa Rosa, terras foram compradas próximas às futuras instalações da Stara para futuros loteamento. E agora?

    # A Stara não staria fazendo uma jogada com cartas que ainda desconhecemos?

    # Aldeia SESC. Muito obrigado ao SESC.

    # Arcádio Stracke foi derrubado por Miro Jesse na Prefeitura. Deixou a Secretaria da Fazenda nesta semana. Era um dos mais antigos secretários de Vicini, um dos raros que assumiu no início do governo e sobreviveu até aqui.

    # Arcádio e Miro andaram se desentendendo. Arcádio saiu do PPS.

    # Miro pediu a cabeça de Arcádio, mas Vicini resistiu à primeira investida. Vicini gostava de Arcádio, do seu trabalho e de seu convívio.

    # Porém, chegou uma hora que a questão virou institucional. Era um partido da base, o PPS, exigindo do prefeito que um desafeto saísse do secretariado.

    # Vicini, sem culpa nenhuma pela briga entre Arcádio e Miro, teve que ceder. E a vida continua.

    # De nossa parte, boa sorte Arcádio Stracke. Seu convívio com a imprensa foi ótimo, respeitoso e sempre acessível.

    # Especulam que Arcádio irá para o PMDB e junto com ele o vereador Paulinho dos Santos, mais uma meia dúzia de lideranças do PPS.

    # Vicini não pretende alterar secretariado até o final do ano. Porém, a partir de janeiro, com uma campanha política em curso, caras novas deverão surgir e de partidos fora da base atual.

    # Anderson Mantei não enrolou: “não serei candidato. Vou cumprir meu mandato no Vida & Saúde que vai até junho do ano que vem”. Admite um dia se envolver com uma candidatura majoritária, mas só depois de 2016.

    # Quem gosta de futebol, vá a Tuparendi na semana que vem. Tem Grêmio, Internacional e Chapecoense na 9ª Taça Cidade de Tuparendi. No comando da competição, o meu amigo Farias.

    # Estado não sabe quando pagará o que deve à Fundação por serviços prestados pela UPA e SAMU. O Vida & Saúde marcou a data de 19 de novembro para paralisar os serviços. Creiam, a paralisação é bem provável.