• quinta-feira, 21 de novembro de 2013 19:47

    Política de Santa Rosa ferve nos bastidores

    # Política de Santa Rosa ferve nos bastidores. Parecer do Tribunal de Contas do Estado sobre os R$ 4 milhões da Corsan aplicados em asfalto foi lido na sessão da Câmara de segunda-feira.

    # O TCE julgou irregular a aplicação. Câmara agora decidirá sobre o desfecho que vai do arquivamento do processo à cassação dos direitos políticos de Orlando por oito anos.

    # Orlando fala na segunda-feira, às 8h15min na Noroeste, sobre o caso. Entrevista bastante esperada.

    # As fontes oficiais do PT em Santa Rosa silenciaram diante da repercussão do caso. Sobrou para Ramão Moreira, suplente de vereador, vir à imprensa defender Orlando.

    # Orlando não roubou, não desviou para bolsos alheios o dinheiro da Corsan. O que aconteceu é que ele fez uma opção entre aplicar os R$ 4 milhões na recuperação do asfalto. Na época, ninguém foi contrário a opção feita por ele. Nem mesmo Cláudio Franke e Joel Faccin eram contrários (eles contestaram a legalidade da aplicação).

    # A Câmara (leia-se PP e PMDB, principalmente) tem o poder de decidir sobre o futuro político de Orlando Desconsi.

    # Resta saber qual é a posição do PTB, que foi aliado de Orlando no governo passado.

    # É interessante ressaltar que o julgamento é político. O Tribunal de Contas já sugeriu à Câmara a rejeição das contas de um período de Vicini, mas a Casa rejeitou.

    # Vicini confirmou que o projeto de novo aumento do IPTU será mesmo encaminhado à Câmara. A justificativa é a mesma de sempre, do tipo ‘assegurar qualidade dos serviços’. Sobre cortes, não ventilou nada.

    # Nilso Guidolin, presidente do Sinduscom, veio à imprensa defender o aumento do IPTU. É histórico e talvez inédito no país, um empresário defender aumento de imposto.

    # E se Orlando tivesse vencido a eleição do ano passado? Que repercussão teria no plano político local o desfecho do TCE? Ele teria maioria na Câmara para um julgamento político favorável?

    # Vicini venceu a eleição e uma das primeiras ações foi ‘convencer’ o PTB para se tornar aliado na Câmara.

    # Jair Ciekalski foi vereador na segunda-feira. Isso significa que a Câmara tem acessibilidade. Ele é cadeirante.

  • quarta-feira, 13 de novembro de 2013 22:20

    Fatos da semana

    # Cara nova no PT de Santa Rosa, que a partir do dia 20 de fevereiro será presidido pelo vereador Dado Silva, 32 anos. Herdeiro político de José Albino Rohr, Dado foi eleito vereador com 931 votos.

    # Na disputa pela presidência, no domingo passado, Dado Silva fez 219 votos (68%) contra os 101 votos (32%) obtidos por Ramão Moreira. Cinco petistas votaram em branco e dois anularam o voto. Então, 327 filiados votaram dos 445 habilitados, uma abstenção de 27%.

    # Considerando o mormaço e o calor de domingo passado, Paulo Schmidt avaliou como muito boa a participação petista no pleito.

    # Ramão Moreira tem seus méritos. Perdeu de dois por um para Dado Silva, mas disputou contra o ex-prefeito Orlando, os três vereadores e o deputado estadual Jeferson Fernandes, entre outras lideranças petistas.

    # Os petistas locais pensam diferente dos petistas do Estado e do País. Rui Falcão foi reeleito presidente nacional do PT. Aqui em Santa Rosa fez apenas 14 votos, perdendo feio para Paulo Teixeira (261 votos).

    # No RS o prefeito de Canoas venceu a disputa à presidência do PT. Em Santa Rosa obteve apenas 10 votos, terminando em quarto lugar, atrás de Ari Vanazzi (180 votos), Stela Farias (72) e Paulo Pimenta (15 votos).

    # Polícia Civil de Santa Rosa foi contemplada com fortes elogios na sessão ordinária da Câmara da última segunda-feira, pelo sucesso conquistado na Operação Araraquara. O plenário aprovou por unanimidade a entrega de Menção Honrosa proposta pela vereadora Sonia Conti (PCdoB). Homenagem será feita nas dependências da DP de Cruzeiro, onde teve origem a investigação.

    # Cláudio Schmidt retomou sua cadeira insistindo na sua bandeira de luta. Ele é frontalmente contrário à presença de caminhões no trânsito central da cidade.

    # Salsicha em alta. Matou a pau na homenagem ao passado do nosso futebol na sexta-feira, no Ponto 10. Vem aí um encontro com ex-dirigentes, jogadores, apoiadores e torcedores do Dínamo. Dá-lhe Dínamo!!!

    # A Prefeitura contou, para ter uma estatística: 21 mil pessoas visitaram os dois cemitérios municipais no Dia de Finados.

    # Valdemar Fonseca cobrou o projeto do ginásio polioesportivo articulado por Osmar Terra em Brasília. Diz que o projeto ainda não foi encaminhado pela Prefeitura junto ao Ministério do Esporte.

    # Vereador Osório faz um desafio: "tente encontrar uma rua em Santa Rosa!". Ele critica a ausência de placas de sinalização nas vilas.

    # É impressionante o aspecto polêmico da proposta de fechamento dos supermercados nas tardes e noites de domingo em Santa Rosa.

  • quinta-feira, 7 de novembro de 2013 21:45

    E o aumento do IPTU? Em banho-maria?

    # O PT não é uma casta. Muito pelo contrário, basta acompanhar a ampla democracia interna acentuada pelas eleições programadas para domingo. Mas aqui tentei sentir junto a alguns petistas sobre quem vence a eleição à presidência no domingo . No máximo uns dizem que votarão em Dado Silva e outros em Ramão Moreira. Mas não fazem projeções de resultados.

    # Orlando Desconsi votará em Dado Silva.

    # PMDB mantém rodízio em sua bancada na Câmara. Na segunda-feira foi a vez da suplente Elisângela de Oliveira assumir no lugar de Cláudio Schmidt.

    # Com a presença de Elisângela, as mulheres quase tomaram conta de 1/3 da representatividade parlamentar: Elisângela, Karina, Lires e Sônia.

    # No PT também foi mantido o rodízio. Dell Valle saiu para Ramão Moreira assumir. Foi uma boa canja na semana que marca a eleição à presidência do partido.

    # Tudo resolvido no Colégio Polivalente com relação ao cumprimento da carga horária. Ficou como positivo, mesmo que alguns desgostem, a força do movimento estudantil.

    # Arno Schulz, do PSB, foi vereador na segunda-feira. Ocupou a cadeira de Miro Jesse.

    # Paulinho disse que em breve marcará a audiência pública com a RGE.

    # Tramita na Câmara em regime de urgência, projeto que instituirá o parquímetro no centro de Santa Rosa.

    # Dado Silva homenageou os 10 anos do Bolsa Família na tribuna. Timirinho aparteou lembrando o programa foi criado no governo de Fernando Henrique.

    # E o aumento do IPTU? Em banho-maria?

    # Em São Paulo a maioria da população de posicionou contrária ao aumento do IPTU. A prefeitura decidiu pelo aumento e mandou o projeto à Câmara, que aprovou o aumento. Tipo assim: o povo que se exploda. O Ministério Público entrou com ação pedindo anulação do aumento, alegando ilegalidade na sessão. A justiça aceitou o argumento e suspendeu o aumento. A Justiça aceitou.

    # Será que Vicini, que quer o aumento do IPTU em Santa Rosa, terá dificuldades para aprová-lo na Câmara?

    # Interessante que o PT não dá um pio a respeito do assunto.

    # Rótula do Parque de Exposições terá o nome de Saul Dante Liberali. A autoria da homenagem partiu de Nelci Dani. A Câmara aprovou por unanimidade, em mais uma homenagem forte à memória do velho guerreiro Saul.

  • sexta-feira, 1 de novembro de 2013 05:45

    Reduzir gastos ou aumentar a receita

    # Câmara teve duas caras novas na segunda-feira. Jeter Paz (PMDB) e João Roque (PT), que encerrou um mandato vibrante de 30 dias.

    # No rodízio de cadeiras, se licenciaram Karina Kucharski e Gilberto Dell Valle (PT) e Cláudio Schmidt (PMDB).

    # Alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Polivalente protestaram nesta semana. O foco do protesto foi o Ensino Politécnico, que mantém Cpers e Governo do Estado em campos opostos.

    # O problema no Polivalente foi de horário. Para cumprir as mil horas/aulas anuais, a escola convocou os estudantes para entrar às 7h30 e sair às 12h30min. Eles fincaram pé.

    # Protesto dos estudantes repercutiu na Câmara, onde eles denunciaram falta de estrutura do Polivalente e de professores qualificados para o Politécnico. A direção discorda frontalmente das duas colocações.

    # Nelci Dani está indignado com um passeio público construído na lateral do Centro Cívico. Um cego para caminhar no local, terá que contornar uma árvore. Pode?

    # E Dani está brabo com a Brabol. A construtora mandou uma cartinha para o vereador, fazendo referência à obra. "Cartinhas não me intimidam" reagiu Dani.

    # Você agora assiste as sessões da Câmara com imagens. É só acessar o site www.camarasantarosa.rs.gov.br.

    # Valdemar Fonseca pediu que a Mesa Diretora da Câmara convoque a RGE para uma audiência pública, para avaliar a qualidade dos serviços.

    # Sônia Conti (PCdoB) no pé de Anderson Farias, secretário da Cultura. Quer saber se a pasta teve gastos com o carnaval de rua suspenso no início deste ano, valores gastos com as oficinas na mostra Santa Rosa Faz Cinema e quanto Anderson recebeu do Fundo Municipal de Cultura para subsidiar projetos apresentados por ele em 2009, 2010 e 2011.

    # Vereadores da oposição não se posicionaram sobre o aumento do IPTU. Alegam que não receberam nenhuma informação do Executivo.

    # No ano passado, Cláudio Schmidt se vestiu de palhaço quando proposta de aumento do IPTU encaminhada pelo PT e Orlando Desconsi tramitava na Câmara. E agora?

    # Morreu Nilo Sprandel, popularmente conhecido como Serenata. Foi uma das pessoas alegres que conheci.

    # Quando o dinheiro anda curto só há duas soluções para o trabalhador: reduzir gastos ou aumentar a receita.

    # Ah, valor venal/não me cause nenhum mal.