• quinta-feira, 24 de outubro de 2013 20:24

    Seu IPTU vai ficar mais caro

    # Não sou e jamais serei condescendente com Corsan e RGE, salvo se formos atingidos por um terremoto. Onde é que seu viu faltar luz durante um dia e água durante quase dois dias por causa de um vento forte.

    # São duas empresas que prestam serviço (não assistência social) para o usuário de cada sistema. Se recebem pelo que fazem (e muito bem), que sejam mais rápidas.

    # O valor venal de seu terreno será atualizado. Segundo a Secretaria da Fazenda, há casos que em que a defasagem chega a 1,5 mil por cento. Como o Governo Vicini é cheio de bondade, amor e compreensão, a proposta é de recuperar só 18% por ano.

    # Seu IPTU vai ficar mais caro, mas o valor venal do teu terreno será recuperado. Essa recuperação pode mudar a tua vida.

    # Vereadores do PP e do PMDB fizeram uma cruzada contra proposta semelhante do Governo Orlando, na época com apoio aberto da Acisap. E agora?

    # Dia da Reforma na quinta e Dia de Finados no sábado que vem, abrem mais um feriadão em Santa Rosa.

    # Elvino Bohn Gass se sentiu constrangido durante o baile de lançamento da Fenasoja. Pra começar, foi o primeiro a ser chamado para falar (seguido depois por um parlamentar estadual). E ouviu rasgados elogios protocolares a Osmar Terra, mesmo com sua histórica relação com a Feira.

    # Terra foi elogiado por sua atuação na conquista do aeroporto (a Fenasoja foi parceira de um seminário que tratou do tema).

    # Se você viveu até hoje sem a atualização venal do seu imóvel, é porque certamente, segundo Vicini, te faltava alguma coisa.

    # O temporal tirou de foco o debate sobre o Hortigranjeiros de ano em ano ou de dois em dois anos. Mas o debate volta. Falta a Prefeitura se posicionar publicamente com seus argumentos, para ampliar a discussão.

    # Até agora, apenas o Sindilojas se manifestou contrário à valorização do valor venal (aumento do IPTU). É que o assunto recém foi encaminhado.

    # Morreu Amaro Lescano, ex-presidente e colaborador do Clube Sete de Setembro de Cruzeiro. Ele morreu na quarta-feira passada, 16, em Santa Cruz, fulminado por um enfarte. Seu corpo foi sepultado em Osório, onde residia.

    # O que seria de nós se não tivéssemos um Governo Municipal zelando pelo valor venal dos nossos terrenos?

  • quinta-feira, 17 de outubro de 2013 20:51

    Fazer política é uma arte

    # Fazer política é uma arte. E pra quem sabe. O governador Tarso Genro visitou ontem Santa Rosa. Foi uma ação dessa arte.

    # O governador foi alvo de protesto dos empresários da região pela malfadada promessa de novos asfaltos. As partes ficaram estressadas, se não emburradas.

    # A visita de Tarso reaproxima Santa Rosa do governador. A ação certamente foi de Bohn Gass e Jeferson.

    # Osmar Terra se atravessou na questão do aeroporto, no seu estilo e venceu mais uma. Santa Rosa integra uma lista de 50 aeroportos priorizados no Brasil. Foi uma conquista política.

    # PMDB lidou, lidou, deu o máximo de si e conseguiu seu extrato de renovação: sai Cláudio Franke e entra Cláudio Franke na presidência.

    # Cláudio Franke manda no PMDB desde 2004. Haja fôlego.

    # Vem aí um aumento do IPTU de pelo menos 7%. O apelido do aumento é "recuperação do valor venal".

    # Começa o horário de verão para alívio dos colorados. O Inter vai sofrer uma hora mais cedo a partir de domingo.

    # Sangue novo na Acisap. Mogar Sincak, de 42 anos, será o próximo presidente.

    # Aliás, na mobilização pelo aeroporto, a Acisap não esteve entre as entidades (?).

    # Avança o debate sobre a peridiocidade do Hortigranjeiros. No estilo ‘só mais uma vez’, Neida Froelich defende o evento em 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar. Vânio Heimerdinger é contra. E você???

    # ‘O Tempo e o Vento’ no Cinema Municipal às 18h30min e às 21h de domingo.

    # Santa Rosa conta atualmente com 120 dentistas. A média é de um dentista para cada 583 habitantes, contra uma média nacional de um dentista pra mil.

    # Rejane Ames cumpriu com êxito uma longa missão de 17 anos à frente do Senac. Nesta semana assumiu em seu lugar Adriano Santolin, que passou pelo Senac de Santa Cruz do Sul.

    # Câmara tira o direito de suplente de vereador ganhar diárias de viagens se não assumir pelo menos 15 dias. Isso significa que antes podia?

    # Governo Vicini está fechando 10 meses em um grande tchan. Mas, sem oposição, Vicini marca por seu discurso de positivismo.

    # Parece que o primeiro grande teste do Governo Vicini junto à opinião pública será o aumento do IPTU a caminho. Tendo que mexer no bolso, as pessoas se forçam a pensar, refletir e formalizar raciocínio.

  • quinta-feira, 10 de outubro de 2013 20:32

    Vamos conversar?

    # O assunto é sério. Como diz o Aécio Neves, vamos conversar?

    # O consumo de drogas em Santa Rosa está apresentando números estarrecedores. E são números policiais. Não dá nem para imaginar o reflexo de tudo isso na família, na escola, no trabalho e nos sonhos.

    # Enquanto o tráfico e o consumo se proliferam na cidade, não temos campanha de prevenção, de alerta aos pais, às famílias. Dá impressão que estamos esperando por um salvador. Um salvador que não vem e nem virá.

    # A salvação, se é que existe diante de tamanha tragédia, é o fortalecimento da consciência coletiva.

    # O tráfico e o consumo crescem a olhos vistos na cidade, mas as salas de orientação aos familiares (grupos de Amor Exigente) estão vazias. As famílias dão sinais de que estão desistindo.

    # Se é proibido entrar numa sala de aula alcoolizado, vale a mesma pergunta no caso de um adolescente sob o efeito de uma droga? Tem professores e direções de escolas ‘enlouquecendo’.

    # PMDB quer retomar suas forças nas vilas, formando um diretório altamente representativo. Cláudio Franke diz que não pretende concorrer à reeleição.

    # Avança o debate sobre a peridiocidade do Hortigranjeiros. No estilo ‘só mais uma vez’, Neida Fröelich defende o evento em 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar. Vânio Heimerdinger é contra. E você???

    # Tarso Genro anuncia obras emergenciais para recuperar estradas na região. Jura? É prá já, ou para o ano eleitoral?

    # Câmara tira o direito de suplente de vereador ganhar diárias de viagens se não assumir pelo menos 15 dias. Isso significa que antes podia?

    # Sem pestaneio, vá à Oktoberfest. É a nossa maior festa popular.

    # Bancários sinalizaram ontem que a greve continua nesta sexta-feira.

    # Comércio de Santa Rosa não abre neste sábado, dia 12, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

    # Leonides Freddi voltou a criticar o Encontro Estadual de Hortigranjeiros que, segundo ele, é nocivo ao comércio local.

    # Inaugurar um outdoor foi demais. Vivemos fases avançadas do marketing.

    # Não dá para não fazer o 31º Encontro Estadual de Hortigranjeiros no ano que vem. Se fizemos 30 encontros em 30 anos, qual é o problema fazer 32 encontros em 32 anos?

    # Orlando Desconsi é contrário ao multiuso do Distrito Industrial Moveleiro.

  • quinta-feira, 3 de outubro de 2013 21:18

    Suspensão do Musicanto/2013

    # Cláudio Joner cumpre o doloroso dever de comunicar a suspensão do Musicanto/2013. Repete um ato feito por Edemir Leite no ano passado, também em outubro, quando anunciou a suspensão do Musicanto/2012.

    # E agora? Quem são os culpados? Na década de 90 critiquei muito o saudoso ex-prefeito Júlio Brum de Oliveira por ter interrompido a sequência anual do festival. Depois critiquei severamente Alcides Vicini e Orlando Desconsi por terem feito a mesma coisa. Faço aqui a mea culpa à memória de Júlio. Vicini e Orlando estão aí para se defender.

    # Quando os culpados são muitos, você começa a se questionar. E agora? Quem seriam os culpados?

    # Se são tantos os culpados, devo me incluir entre eles? E você? E nós todos?

    # O Musicanto já teria cumprido a missão? Com tanta história? Com tanta consagração? Com tanta coragem de ter ido mais além do que a formatação dos festivais de seu tempo?

    # Talvez Júlio Brum, Alcides Vicini e Orlando Desconsi, cada um no seu tempo enfrentando as mesmas dificuldades (falta de dinheiro), tivessem dado uma maior contribuição se tivessem promovido uma maior abertura para o debate. É compreensível que eles lutaram bastante para preservar um dos nossos maiores orgulhos. Aliás, lutaram e lutam.

    # Eles e uns quantos lutaram e ainda estão dispostos a lutar. A questão é como lutarmos, é fazer essa luta virar para o nosso lado (o lado do Musicanto).

    # E é justamente aí que entra Cláudio Joner, contanto que seja ouvido e concedido a ele autoridade para agir. Ele acredita no Musicanto, mas num novo Musicanto, adaptado aos novos tempos. E não teve tempo suficiente para implantar seu projeto.

    # Se não for o Musicanto concebido por Joner, que seja o Musicanto que venha ser concebido por uma consciência esclarecida maior, mais ampla. O que sabemos, sem nenhuma genialidade ou tato à clarividência, que o Musicanto original não tem mais fôlego. Precisa de readaptação.

    # O Musicanto não morre. Cumpre ciclos. Estejamos prontos para o próximo ciclo.

    # Aliás, ando ouvindo muito sobre o que é classificado como excesso de eventos. A cultura sofre primeiro, sempre sofreu primeiro, tanto que em muitos lugares não se faz cultura sob o argumento de que não há dinheiro disponível. O Musicanto é um exemplo gritante. Mas pensem bem. Intercalar Musicanto, Hortigranjeiros, ExpoCruzeiro, Oktoberfest, Indumóveis e outros eventos resolve? Isso soa como a recaída de uma dieta para quem está correndo sérios riscos de saúde, do tipo "continue comendo bastante e errado, mas intercale de xis em xis dias". Resolve?

    # Pode até um evento ou outro ser intercalado, mas não podemos desconsiderar formatos e propósitos.