• sexta-feira, 29 de julho de 2016 17:30

    Habemos candidatis

    # Habemos candidatis, ou melhor temos candidatos. Demorou mas o prazo eleitoral é este e tudo pode ser mudado até o dia 15 de agosto, quando corre o prazo final para registros de candidaturas.

    # Orlando Desconsi está confirmado como candidato a prefeito pelo PT. Altairo Brizola (PDT) será seu candidato a vice. Pronto, fechado e apoiado pelo PDT, PT e PCdoB.

    # O Brizola, da rádio e da polícia, não é candidato a nada.OK!

    # Uma parte do PDT tentou na última hora convencer que Anderson Mantei deveria ser o nome do partido, e ele apoiaria Alcides Vicini. Mas como diriam no 19ºRC Mec: “Última forma”.

    # Rodrigo Colla afirmou há um tempo que seria o candidato. Dito e feito, convenceu sobre sua candidatura e “rolou” a aprovação. Foi aprovado e ainda convenceu o ministro Osmar Terra. O PMDB entrou com Valdemar Fonseca, e ele topou.

    # Colla apostará na renovação e tempo no rádio e na TV. Vai que cola!

    # E quase que Vicini se descolou da cadeira. A segunda-feira foi marcada por momentos de apreensão na prefeitura de Santa Rosa. Reuniões de emergências aconteceram.

    # O jogo de baralho foi tenso, e quase as cartas foram jogadas na mesa.

    # Extraoficialmente Vicini teria desistido de concorrer. A conversa girou e girou pela cidade, e quem se preocupou em divulgar foram os próprios progressistas e socialistas.

    # Mas vieram deputados, vereadores, secretários, amigos, primos, tios, esposa, papagaio e periquito e o convenceu. Vicini será o candidato do PP. Ao seu lado o fiel escudeiro, Luiz Antonio Benvegnu (PSB).

    # Vicini já está programando como trabalhará. Um turno como prefeito e outro como candidato.

    # O desentendimento teria sido causado pelo “Rei do Gado”. Ele tem posição, defende o lado “dele” e pronto.

    # Só nos resta saber de que lado está o PTB. Simples, em Santa Rosa ele concorre de um lado, e não fica cabisbaixo se não vencer, pois participará do Governo que virá. Isso é tradição.

    # Embora as mulheres sejam a maioria das eleitoras da 42ª Zona Eleitoral, não temos candidatas na majoritária.

    # Embora a campanha inicie dia 16 de agosto, todos os problemas da cidade começam a ter solução.

    # Como todos os outros períodos eleitorais, a cidade estará mais limpa. As faixas bem pintadas, os locais públicos estarão recebendo reformas. Os que não estavam aqui, agora estão. Alguns aparecem do nada, embora estivessem aqui há tempo.

    # Aposto que você recebeu novos pedidos de amizades no Facebook nesta semana. Todos pré-candidatos.

    # Enquanto uns fazem politicagem, outros buscam solução. O promotor Manuel Figueiredo Antunes e a juíza Vanessa Medeiros chamaram a comunidade e defenderam mais fiscalização no Presídio Estadual de Santa Rosa. Precisamos comprar um Scaner para fiscalizar a entrada das pessoas no presídio e terminar com o tráfico dentro e fora da penitenciária. Excelente ideia que está sendo abraçada pela comunidade.

    # Convenhamos, temos uma polícia, um MP e uma Justiça eficiente, o que faz com que o índice de criminalidade seja baixo. Isso é resultado de um trabalho conjunto, entre todos.

    # Em Tuparendi o clima está esquentando. É a simpatia de Ivo Turra contra Leonel Petry, Zelindo Cancian e Cia.

    # Em Porto Mauá só terá um candidato a prefeito?

    # Em Santa Rosa o que gera desconforto é a licitação do transporte coletivo. Duas empresas estão concorrendo. Fique de olho, pois está mais concorrido que nunca.

    # A Fenasoja prestará contas na quarta-feira, 03 de agosto. Será que deu lucro?

  • sexta-feira, 22 de julho de 2016 10:23

    O jogo de cartas

    #PDT não está 100% fechado com Orlando Desconsi. Alguns brizolistas sonham com a candidatura de Anderson Mantei como vice de Vicini.
    #Quem fica na geladeira neste meio tempo é Luiz Antonio Benvegnú do PSB. Nesse frio, na geladeira!!!
    #Os partidários de Benvegnú estão calmos e seremos, aguardando uma decisão. Olha que isso tem que acontecer hoje, pois a sigla já agendou sua convenção para o domingo. Até lá tudo estará definido.
    #O PP se encontrará no sábado, quando conhecerá os candidatos do seu partido. Vicini continua como candidato?
    #A política é igual ao um jogo de cartas. As cartas mais altas são os cargos na prefeitura. Cada cargo vale mais do que um coringa.
    #Tem muitos bons no jogo, inclusive criaram partidos para garantir suas cartas. E segue o carteado. Uns pedem cartas daqui, outros de lá....
    #Mas o jogo pode mudar com a decisão final do PDT. Se Anderson for o indicado como candidato a vice de Vicini, tudo mudará, inclusive no PMDB e no PSDB.
    #Na verdade o único partido que definiu sua participação no pleito foi o PCdoB. Mas isso pode mudar também a qualquer hora. Pois se o PDT cair fora, o partido de Ângelo Zeni indicará o vice para Orlando.
    #Alguns dizem que isso não passa de boataria, com um único intuito de conturbar e perturbar. O que é notório é a vontade de ter ao lado o PDT.
    #O PMDB que continua quieto e cabisbaixo, achando que um nome de ultima hora irá surpreender. Está mais do que na hora de mudar isso. Talvez o nome teria que ser apresentado antes. Quatro anos atrás?
    #E o PTB? No pleito passado apoiou Orlando e após perder a eleição apoiou Vicini. Cartas na mão.
    #Não é novidade para ninguém que o PP e o PT, levando em consideração a última eleição municipal, são os protagonistas do pleito. Precisa muito café no bule para mudar essa realidade.
    #Algo que não é impossível. Olha que nestes tempos de renovação, muitos cavalos bons podem ficar para trás na hora da corrida.
    #Pleito estadual e nacional não valem tanto assim. O que vale é o corpo-a-corpo.
    #E o que está acontecendo em nossa cidade? Nesta semana três ocorrências de depredação do patrimônio público. Em uma das fotos se vê mais mato do que destruição do patrimônio. Nada justifica. As câmeras de videomonitoramento podem dar a resposta para estes crimes.
    #Por falar em crimes, a morte de um jovem no Bairro Planalto deixou a sociedade assustada. Delegados dizem que foi uma fatalidade e não é motivo para pânico. Na praça da Planalto estão instaladas câmeras de videomonitoramento.
    # A policia fez um grande trabalho e prendeu os suspeitos do envolvimento com a morte do jovem Willian. O que sobra de tudo isso?
    #Sobra de um lado uma família sem um filho, irmão, amigo.. Do outro, família que terá seu filho, irmão, amigo.. preso..O que podemos aprender com isso?
    #Precisamos ser mais pacientes, conversar e buscar resolver os problemas com o diálogo. Pois somos pessoas e devemos agir como tais.
    #Resolver na mão não resolverá problema, ao contrário. Tem um vereador que pode afirmar isso.
    #E finalmente o edital do Fundo Municipal de Cultura deve sair.
    #A licitação milionária do transporte coletivo também. Estamos falando em mais de R$ 130 milhões.
    #A juíza Raquel Nenê e a advogada Sonia Barili receberam prêmio em reconhecimento ao trabalho. Parabéns!!
    #Em Tuparendi o pré-candidato a prefeito, Ivo Turra, está mais simpático do que nunca. Ele vai nas festas, conversa com todos. Difícil derrubar a simpatia de Ivo.
    #Enquanto isso, Leonel Petry vai, almoça e vai embora.
    #Em Porto Mauá tudo anda para um consenso. Lá o Rio Uruguai acalma os ânimos.
    #Já sei, precisamos de um rio em Santa Rosa!!

     

  • sexta-feira, 15 de julho de 2016 09:19

    Ar novo e limpo impulsiona os pulmões

    # Orlando continua ouvindo. Ele ouviu e foi atrás do PDT. Está fechado. Altairo Brizola será o candidato a vice-prefeito, ao lado de Orlando.

    # Altairo não é novidade na política. A única novidade é o PDT apoiar a chapa de Orlando e descartar o apoio ao atual prefeito.

    # Mesmo assim continuam as propostas para o PDT. Osório e sua força...

    # O PCdoB de Ângelo Zeni e Sônia Conti apoiarão Orlando. O partido comunista chegou a conversar com Vicini, mas não chegaram a nenhum acordo.

    # Vicini continua com Luiz Antônio Benvegnu e conversa encerrada.

    # A dúvida agora é para que lado irá o PTB. Eles estão conversando com o PP e com o PT. A decisão pode sair a qualquer momento.

    # O único partido que está fazendo tradição na indicação do candidato a prefeito é o PMDB. Mais uma vez, o nome está sendo guardado a sete chaves. Cláudio Francke e Osmar Terra são os únicos que podem abrir a porta e tirar de lá Aldemir Urich.

    # Até agora Aldemir não se posicionou, mas tudo indica que a aposta por renovação será com o nome de Urich, e com o apoio do PSDB de Rodrigo Colla.

    # Quem respira aliviado é Valdemar Fonseca.

    # Sempre é bom dar uma respirada, nos mais diferentes setores. Ar novo e limpo impulsiona os pulmões.

    # Enquanto isso a briga política iniciou. Nas redes sociais então, está “bombando”. Só não mais que os vídeos do santa-rosense Felipe Pires.

    # O humorista Felipe está dando mais show na web, que o filho de um prefeito por aí. Felipe nem precisa patrocinar suas publicações. Ele recebe curtidas de todos os lados.

    # As vezes a melhor resposta é o silêncio. Um vereador apontado num suposto “escândalo”, envolvendo ameaça... revólver... ficou mudo e calado. O Governo Municipal então... está mais em silêncio do que as sessões de meditação do Mosteiro. Se não fala, o povo esquece. Não aposte nisso...

    # Já verificou os projetos apresentados pelos atuais vereadores? Dê uma olhada na página de cada um. Lá possivelmente você encontrará respostas para muitas perguntas.

    # Falando em projetos, o Fundo Municipal de Cultura dará o que falar ainda. O investimento é fundamental, mas precisam serem corrigidos alguns “costumes”.

    # E a partir de hoje a cidade terá mais um aliado no combate ao desperdício de dinheiro público. O Observatório Social será instalado nesta sexta-feira. Palmas para os voluntários que abraçaram a causa, e de forma consciente acompanharão ações em nossa cidade. Que no aniversário de um ano, possamos cantar “De modelo a toda terra, sirvam nossas façanhas”.

    # Por falar em façanhas, a Cia Santa Rosa em Dança deu um show e conquistou o 5º lugar no festival internacional. Nossos jovens são merecedores e mesmo sem apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura, a comunidade mais uma vez fez sua parte e garantiu a ida dos bailarinos ao evento. Eles fizeram por merecer.

    # Passei esta semana pelas águas dançantes e adivinha, não tinha água, muito menos dança. O local trouxe destaque nacional pela falta de cuidados, mas hoje está pelo menos sendo limpo, já que o projeto congelou.

    # Por falar em cultura, qual será o primeiro evento no palco construído no Parcão?

    # Alguém se prontifica a limpar em cima das paradas de ônibus? Ou o objetivo é criar telhados verdes? Se for, nos comuniquem.

    # Na próxima semana iniciam as convenções.

  • sexta-feira, 8 de julho de 2016 10:12

    Tudo decidido, mas nada divulgado.

    #Tudo decidido, mas nada divulgado. Assim estão as composições para a majoritária de Santa Rosa.
    #A semana foi de reuniões, inclusive entre a Justiça Eleitoral, Ministério Público e praticamente todos os futuros candidatos.
    #Na lista da chamada estava Orlando Desconsi, Rodrigo Colla, Valdemar Fonseca, Luiz Antonio Benvegnú, Aldemir Ulrich... Alcides Vicini ganhou falta. Hum... Mistério no ar!
    #Sim, eu falei Aldemir, ele estava, inclusive levou um caderninho nas mãos. Anotou tudinho. Será que foi representar alguém?
    #Por falar dos presentes, para alguns a conversa estava chata. Rolou até um cochilo.
    #Hoje especulações apotam a possibilidade de Vicini/Benvegnú, Orlando/Brizola e Fonseca/Colla ou Colla e Fonseca. Está descartado o registro de quatro candidatos a prefeito.
    #Para quem esperava que o possível “pré-vice” de Orlando seria o Osório dos Santos se enganou. O nome de Altamiro Brizola deverá ser confirmado nas coligações.
    #O PDT era a “menina dos olhos” de Vicini, de Orlando e de Terra. Orlando ganhou na conquista e levou. O que tem o PDT?
    # Voltando à reunião. O promotor Janor Duarte deixou bem claro que será uma campanha com pouco dinheiro e muita fiscalização. Empresas não podem doar!
    #Em Santa Rosa um candidato a vereador poderá gastar até R$ 32 mil e, a prefeito, R$250 mil.
    #Em Tuparendi candidato a vereador pode gastar R$10mil e, a prefeito, R$100 mil.
    #Aos poucos tudo volta ao normal. Na prefeitura o Turno único terminou, e ninguém morreu por isso. Engana-se quem acha que a maioria dos servidores municipais gostavam deste horário estranho. Agora servidores podem almoçar com suas famílias e levar seus filhos para a escola. Mérito para Cicília Liberali, que mostrou o poder da liderança e defendeu os interesses da comunidade.
    #Em tempo.... No setor público, ainda tem algumas “lipadas” com medo do que virá pela frente.
    #Rodrigo Colla e Claudio Franke continuam conversando. Uma teleconferência pode resolver tudo.
    #Três empresas se habilitaram para realizar o Concurso da Câmara de Vereadores de Santa Rosa. Hoje deveremos conhecer a vencedora. Tudo indica, que finalmente, o concurso ocorrerá.
    #Agora falta a licitação do Transporte Coletivo.
    #Deixando a política de lado, Musicanto apresenta hoje um projeto ousado e diferente. Fernando Keiber e equipe colocam todo seu amor pelo festival. Será que sai? Torcemos para que sim.
    #Falando em Cultura, os bailarinos da Cia Santa Rosa em Dança, com o apoio da comunidade conseguiu o valor e participa neste final de semana do festival internacional. Estamos todos torcendo pela galera do bem!
    #Na próxima semana teremos as confirmações das chapas majoritárias de Santa Rosa. E Porto Mauá, será consenso?