O título é, de certa forma, um plágio, sei. Remete a um livro,
famoso, de Erich Von Däniken. Mas o que nesta vida não é
cópia, mera repetição? Até as ações dos homens, porque, no fundo, já são esperadas...
Na verdade, pelo literal, aqui deveria o título ser "Eram os dinossauros deuses". Mas, fiquei a pensar sobre quem seriam os dinossauros e quem seriam os deuses, isso transportando o tema para a Santa Rosa atual. Calma, já desenrolo esse princípio de maluquice...
A humanidade sempre idolatrou supostos seres com poderes especiais, com capacidade para tornar possível as coisas que nós, meros mortais, não podemos fazer. Daí, se povoou o imaginário da maioria com míticos deuses, os imbatíveis, os "caras" que tinham todas as soluções.
Isso, até era aceitável quando a humanidade engatinhava e o homem ainda se recuperava do dilúvio. Mas hoje, sinceramente...
Pois, como toda cidade, Santa Rosa também tem seus deuses. Hoje, tem. Eles estão em vários setores, mas em alguns eles se destacam. É o caso dos deuses "Fura-Fila". Todos sabem que, uma vez acionados, está resolvido. Mas para ter os deuses, por certo haverá também seres pré-históricos vivendo em cavernas, que se importam unicamente com o perigo que ronda sua porta de entrada, como se todos os demais fossem leões.
Os nossos deuses adoram usar o cetro em favor dos menos favorecidos, fazer pequenos milagres - preferencialmente curas - e assim permanecer no trono da glória. Eles têm adoradores, e ai de quem falar contra eles, mostrar os argumentos que provam a heresia em que estão mergulhados.
Mas para que estes deuses existam e tenham serviços, algo não funciona adequadamente. Sim, porque só se recorre ao imbatível quando as próprias forças são insuficientes para dar conta do recado.
Os nossos deuses viajam de uma cidade a outra, rapidamente (mas eles já não usam mais as nuvens para isso), e levam as soluções que as pessoas precisam naquele instante, isso não se discute. Eles têm poder. Assim, os deuses se mantêm no topo da lista, no intocável espaço entre o céu e a terra, com a chave de todas as portas.
Na gíria, dinossauro é o atrasado, o que já é passado... Por isso, fico confuso algumas vezes, querendo entender se o dinossauro é quem se vale dos deuses ou se dinossauros são os próprios deuses...
É que, volta e meia, nossos deuses são também dinossauros, não resolvendo o coletivo para resolver o individual e manter o povo refém de algum pequeno milagre. Isso rende... de várias formas...
O título é, de certa forma, um plágio, sei. Mas o que nesta vida não é cópia, mera repetição? Todos nós já vimos este filme antes. No fundo, todos sabem que o final é sempre o mesmo.
MÃES
Poderia poetizar, inventivar alguma, mas...
A única definição de nosso amor que elas precisam
é um beijo carinhoso na face...