• terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 09:14

    ENTREVISTA: Ibirá Müller, Educador Físico e Mestre de Capoeira

    O que é capoeira?
    A capoeira é uma arte afro-brasileira, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos que haviam sido trazidos ao Brasil por conta da escravidão.
    Capoeira é esporte?
    Sim, a capoeira tem caráter esportivo, sendo usada como luta em campeonatos, como instrumento de defesa pessoal e atualmente nos campeonatos de MMA (Artes Marciais Mistas ) é também reconhecida na LDB da educação como desporto.
    Quais são os benefícios da capoeira?
    1. Atende a todos os públicos e faixas etárias. A capoeira, devido à sua característica multifacetada, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. “Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas em áreas específicas para o treinamento de capoeira: capoeira para crianças, capoeira para atletas, capoeira para a terceira idade, dentre outros. Materiais didáticos também são inúmeros, nos dias atuais, o que eleva a capoeira a um patamar de disciplina pedagógica com relevância”.
    2. Ajuda a liberar o estresse. A capoeira serve de válvula de escape; é uma forma de liberar o estresse de uma forma lúdica e saudável.
    3. Trabalha todo o corpo. Em termos físicos, a capoeira é uma das atividades mais completas, por trabalhar todos os segmentos corporais e diversas posições em sua prática.
    4. Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético. A capoeira é classificada como uma atividade física anaeróbica e predominantemente funcional, por estimular o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético utilizando o peso do próprio corpo.
    5. Promove maior flexibilidade. Os movimentos de capoeira exigem e desenvolvem a flexibilidade no corpo, quase que como os movimentos de ioga.
    6. Promove maior coordenação
    7. Estimula a velocidade
    8. Estimula a autoconfiança
    9. Define o corpo
    10. Evidencia o valor da defesa (e não do ataque)
    11. Estimula o respeito pelo próximo
    12. Amplia o conhecimento
    13. Desestimula a timidez
    14. No que se refere aos aspectos físicos, esse esporte oferece às crianças: - Resistência aeróbica e anaeróbica. - Velocidade. - Flexibilidade. - Resistência muscular. - Aumento de dos reflexos. - Força e agilidade. - Equilíbrio, coordenação e ritmo. - Tempo de reação simples e complexo. - Mais capacidade cardiorrespiratória.
    15. No que se refere aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula algumas qualidades das crianças: - A atenção e percepção. - A criatividade. - O autocontrole e astúcia. - A cooperação e o sentido de sociedade. - A disciplina e o respeito. Quem pratica capoeira não só se exercita, mas recebe importantes informações sobre a cultura popular, a origem da prática, as tradições celebradas em músicas e canções etc. Tudo isso é muito válido, tanto para crianças como para adultos.
    Ibirá Müller
    Educador Físico e Mestre de Capoeira

  • sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 11:00

    Alimentação no verão

    Os alimentos mais indicados pra consumo no verão são alimentos mais leves e refrescantes. A alimentação deve ser bem variada, rica em legumes, verduras e frutas que são fontes de muitos nutrientes e água, sanduíches leves e carnes magras são bem vindas. Não podemos esquecer de tomar muita água! Chás gelados e sem açúcar também valem! Evitar alimentos de difícil digestão como frituras e alimentos gordurosos.
    Se for para escolher entre suco ou água opte sempre pela água. É hidratante, refrescante, sem calorias e nada substitui a água pura. Sucos são boas opções quando batidos com algum vegetal (couve, rúcula) e deve ser sem coar pra não perder as fibras. Uma opção legal e super-refrescante é fazer uma água saborizada com hortelã, limão, morangos, são muitas opções, basta usar a criatividade!
    O verão pode facilitar a dieta, pois sentimos menos fome e mais vontade de consumir alimentos mais leves. As altas temperaturas também estimulam as pessoas a praticarem mais exercícios físicos ao ar livre. Mas o que prevalece para a efetividade da dieta são as escolhas do dia a dia.

    Receita da Nutricionista:

    Salada completa


    Folhas verdes - Brócolis cozido e picado - Tomate picado - Frango desfiado - Ricota - Nozes. Fazer uma “cama” com as folhas verdes, colocar o brócolis, tomate, frango, ricota e as nozes. Temperar com sal, azeite e pimenta do reino!

    Mirelli Papalia - Nutricionista Clínica e Esportiva CRN 12531D

     

  • quinta-feira, 5 de janeiro de 2017 15:59

    Benefícios da uva para saúde

    Para um bom coração, um bom cacho de uva

    As uvas são conhecidas por serem um ótimo fruto para o coração. Isso porque, a uva aumenta o nível de óxido nítrico no sangue, que por sua vez irá reduzir a coagulação. Elas são ricas em antioxidantes que ajudam na redução do processo de oxidação do mau colesterol. Os antioxidantes presentes nessas lindas frutinhas roxas, verdes e rosadas possuem antioxidantes que inibem os danos que podem ser provocados por radicais livres, limpando assim as toxinas do sangue.

    Uva sua poderosa!

    A uva tem um alto teor de antioxidante o que faz ela ser considerada uma fruta anti câncer. Resveratrol encontrado na uva reduzir o metabolismo de células cancerígenas. A uva mostrou-se ser bastante eficaz em prevenir o câncer de mama. Proantocianidinas também são antioxidantes que são encontrados na uva e são eficazes contra o câncer. Eles ajudam contra o processo de oxidação causados ??por radicais livres. O câncer de próstata, câncer de pele e câncer de cólon são os outros tipos que podem ser prevenidas pelo consumo de uva.

    A uva previne o envelhecimento precoce, viva a uvinha!

    As uvas são uma fonte de vitamina C e antioxidantes, o que a torna uma fruta maravilha para a saúde da pele. Os antioxidantes presentes nas uvas podem evitar o processo de oxidação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento, rugas, Acne e manchas escuras podem ser prevenidas através do consumo de suco de uva. A Vitamina C melhora o processo de digestão, que, eventualmente, ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Um corpo saudável reflete diretamente sobre a pele de uma pessoa, e podem trazer brilho a ela. As uvas são também anti-microbiana e anti-inflamatória, que ajuda na luta contra vários micróbios no corpo. A interleucina 6 (IL-6), interleucina-1 beta (IL-1B), e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) são várias enzimas pro-inflamatórias que podem ser reduzidos através do consumo da uva.

    Sem falar no bem que ela faz quando sentimos aquela dorzinha de cabeça, faz bem consumir logo pela manhã. A acidez da fruta previne danos aos rins e fortalece seus incansável sistema imunológico.

    Consuma in natura, em doces e bolos.

    E que tal um suco integral para acompanhar ou substituir um lanche?

    Bora fazer?

    Suco de Uva Integral

    Ingredientes

    1 kg de uva preta

    1 litro de água

    Modo de Preparo

    Retire as uvas dos talos e lave bem. Coloque em uma panela com a água e leve ao fogo. Vai ficar uns 20 a 30 minutos, até a uva se partir. Espere esfriar e passe por uma peneira amassando com uma colher até tirar toda polpa da uva. Adoce a seu gosto e guarde em garrafas bem tampadas na geladeira.

    Dicas

    Utilize a Uva Rubi, mas todo mundo ama o sabor da uva preta, é mais adocicada e menos ácida.

    Se quiser você pode tomar puro , mas quem achar muito forte pode diluir com um pouco de água e adoçar.

    Dá para adoçar com açúcar, mel ou adoçante.

    • Receita de suco integral de uva Receita de suco integral de uva
  • terça-feira, 3 de janeiro de 2017 10:56

    10 benefícios dos ovos para a sua saúde

    Um ovinho tem em média 210 miligramas de colesterol. É bastante coisa. Porém, a quantidade de colesterol de um alimento não tem impacto direto sobre o colesterol no sangue.

    Os níveis de colesterol plasmático aumentam principalmente pelo consumo de gorduras saturadas, como a manteiga, a carne vermelha e os queijos amarelos. No caso dos ovos, isso não acontece através do consumo do próprio colesterol. Por tanto, comendo com moderação e consciência, o ovo em si não te deixa doente.

    Como falamos nesse texto, é sempre bom verificar a cor da gema do seu ovo. Segundo informações, quanto mais laranja, melhor foi alimentada a galinha que o botou, e isso altera totalmente na qualidade do seu alimento.

    Mas vamos falar de coisa boa, vamos falar dos 10 benefícios dos ovos para a sua saúde!

    1) Para os olhos

    De acordo com um estudo, um ovo por dia pode prevenir degeneração ocular e cataratas devido ao conteúdo de carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina.

    2) Proteínas

    Um ovo contém 6 gramas de proteína de alta qualidade e todos os nove aminoácidos essenciais.

    3) Bom para o coração

    O consumo regular de ovos pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos .

    4) Bom para o sistema nervoso

    Uma gema tem cerca de 300 microgramas de colina. A colina é um nutriente importante que ajuda a regular o cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular.

    5) Fonte boa de gordura

    Eles contêm o tipo certo de lipídio. Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas de gordura saturada

    6) Vitamina D

    Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a Vitamina D.

    7) Câncer de mama

    Os ovos podem prevenir o câncer de mama . Em um estudo, as mulheres que consumiram pelo menos seis ovos por semana reduziram o risco de câncer de mama em 44%.

    8) Unhas e cabelos lindos

    Ovos contribuem para cabelos e unhas saudáveis devido seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que o cabelo cresce mais rápido após a adição de ovos à sua dieta, especialmente se eles foram anteriormente deficiente em alimentos que contenham enxofre ou B12.

    9) Para emagrecer e fortalecer os músculos

    O ovo contém propriedades que ajudam a emagrecer e, ao mesmo tempo, evitam um grande inimigo da beleza: a flacidez! O alimento - principalmente a clara - possui um aminoácido chamado leucina. Essa substância é muito usada por esportistas justamente por reduzir a perda de massa magra. Ou seja: faz com que a pessoa perca apenas gordura!

    10) São baratos

     

    Clique no link e confira 7 receitas com ovos:

    https://br.pinterest.com/pin/851672979502125639/