• quinta-feira, 10 de dezembro de 2015 09:58

    A vacina contra a dengue vem aí

    De acordo com a Revista Saúde depois de quase um século de esforço, um imunizante contra o vírus deve aparecer no início de 2016 - e o Brasil pode ser o primeiro país a lançar a vacina contra dengue. A fórmula foi testada em mais de 40 mil pessoas espalhadas por 15 países do globo. Nas pesquisas, de cada mil pessoas vacinadas, 660 escaparam da dengue. Além disso, nos testes, houve uma queda de quadros graves da doença e de hospitalizações.

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  • quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 10:29

    Celulite zero no Natal!

    A celulite é uma realidade na vida das mulheres em diferentes graus de intensidade, tamanho e textura. Estima-se que ela atinja cerca de 90% da população feminina, independentemente de idade ou peso. Os principais causadores são a predisposição genética, os fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool e fumo, além do stress.

    E que tal aproveitar o Natal para reduzir a "chata" da celulite. Claro que é algo que leva um tempinho, mas sempre há tempo.

    Começar pela alimentação é uma ótima opção ainda mais nesta época de festas.

    Conheça os alimentos que ajudam a combater a celulite:

    1) Alimentos integrais
    Os alimentos integrais são uma ótima escolha para amenizar a celulite. Como são ricos em fibras, eles atuam na melhora do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

    2) Folhas verde-escuras
    Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

    3) Oleaginosas
    Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.

    4) Água de coco
    Equilibra o organismo, beneficiando a saúde como um todo. Além disso, reduz as toxinas que dão origem à celulite.

    5) Maçã
    Quando a maçã é ingerida se forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.

    6) Salmão, sardinha e atum
    Esses peixes são ricos em ômega 3 (um antioxidante) e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.

    7) Abacaxi
    O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso deve ser consumido por quem deseja eliminar a celulite

    8) Banana
    A banana contém potássio, que ajuda no processo de drenagem linfática. Além disso, regula o intestino e diminui a absorção de gorduras

    9) Frutas vermelhas
    Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina

    10) Chá verde
    O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.

    Você consegue!

     

  • terça-feira, 8 de dezembro de 2015 11:02

    Cuidado com as gorduras trans

    Gente linda e saudável que tal manerar no consumo de alimentos que contêm gordura trans. Não me entendeu?

    Calma vou explicar:

    O que é gordura trans?

    A gordura trans é um tipo específico de gordura, formado por um processo químico que pode ser:

    • natural: quando ocorre no estômago de animais;
    • industrial: quando óleos vegetais líquidos são transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio.

    O nome trans é um diminutivo de transverso - ou, mais especificamente, de ácido graxo transverso. A substância é largamente utilizada pela indústria para melhorar o aspecto e a consistência dos alimentos e aumentar sua durabilidade. Mas, encontrada em pouca quantidade na natureza, não é bem digerida pelo organismo. A verdade é que não fomos preparados para ingerir a gordura trans. Parece haver uma incapacidade do organismo em eliminá-la e ela ficará depositada no corpo e não existe nenhum alimento que, quando ingerido, combata a trans ou minimize seus efeitos no organismo; portanto, o melhor é passar bem longe desse vilão.

    Onde está?

    A rotulagem serve como um alerta para que possamos identificar se esse tipo de gordura está presente nos alimentos e tentar não consumi-lo; se não for possível abolir, que seja consumido com moderação. Ainda falta o hábito de ler a rotulagem dos alimentos. É preciso incentivar isso.O ácido graxo transverso foi introduzido pela indústria alimentícia nas margarinas. Hoje, muitas marcas abandonaram esse ingrediente. Mas a gordura acabou sendo muito utilizada em receitas de padarias industriais, em frituras, como os salgadinhos de pacote. Se você for a um restaurante fast-food ou comer um pastel, por exemplo, provavelmente a fritura será feita com gordura vegetal hidrogenada, que indica gordura trans.

    Confira os alimentos que podem apresentar gordura trans:

    • alimentos de fast-food
    • biscoitos (todos, incluindo os tipo de água e sal)
    • margarina (as mais duras e amareladas)
    • maionese
    • pipoca de microondas
    • massas folhadas
    • bolo industrializado
    • sorvete de massa
    • batata frita e outras frituras
    • salgadinhos de pacote
    • sopas e cremes industrializados
    • pratos congelados
    • chocolate em barra e bombons

    Sempre suspeite dos alimentos citados acima e preste atenção: se você encontrar, no rótulo de algum produto, a indicação de gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, certamente há gordura trans em sua composição.

    Como evitar essas gostosuras?

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do valor calórico da dieta. Isso significa que se um adulto consome duas mil calorias diárias, sua ingestão de trans não deve ultrapassar 2g. Nada é proibido, mas ingira com cautela os alimentos ricos nesse tipo de gordura; caso contrário, você pagará o preço com sua saúde. O melhor é que já existem substitutos para a gordura trans. Um processo chamado 'interesterificação' solidifica os óleos vegetais, sem que eles tenham que ser hidrogenados. Porém, ainda são poucos os alimentos produzidos por esse processo. Alguns ácidos graxos extraídos do óleo de palma também são bons substitutos da trans. Nada é proibido, mas ingira com cautela os alimentos ricos nesse tipo de gordura; caso contrário, você pagará o preço com sua saúde

    Em casa, ao preparar alguma fritura, prefira sempre os óleos de soja, milho ou canola, muito mais saudáveis. E tome cuidado ao substituir margarina por manteiga. Apesar de ter baixa concentração de ácido graxo trans, a manteiga é riquíssima em gordura saturada e, por isso, seu consumo deve ser moderado. O melhor é procurar margarinas livres de trans.

     

  • terça-feira, 1 de dezembro de 2015 14:43

    25 Dicas para um Natal Fit

    Olá gente que ama cuidar da saúde!

    O post de hoje é especialmente para aqueles leitores que desejam preparar uma ceia de Natal saborosa e saudável.
    Durante o mês de dezembro vou compartilhar 25 dicas para um Natal fit.

    Fique online e viva a magia do Natal com saúde!

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