• segunda-feira, 30 de março de 2015 23:19

    AVIPAE há 13 anos recuperando vidas

    A Associação Vida Plena Amor Exigente de Santa Rosa (AVIPAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos que realiza tratamento de dependentes químicos desde 2002. Fundada por vários padres a entidade mantém uma rede de casas terapêuticas.

    O centro administrativo, unidade terapêutica feminina e centro de triagem ficam localizados em Santa Rosa, no Bairro São Francisco. A casa chamada “Lajeado Pilão” é no interior de Alecrim, a “Ponte Pratos” é no interior de Horizontina e a casa pioneira “Itajuba” fica localizada no interior de Porto Mauá.

    De acordo com o tesoureiro da AVIPAE, Anderson Noro, as quatro casas têm a capacidade de abrigar cerca de 160 residentes. “Atualmente estamos atendendo 98 pessoas, entre mulheres, homens e adolescentes”, conta.

    Os residentes passam por um tratamento terapêutico de nove meses. Nos primeiros três meses ocorrem os processos de desintoxicação, não medicamentosa e sim psicológica. Logo após o processo de conscientização faz com que os residentes entendam o problema da doença que estão sofrendo. E nos últimos meses o processo de ressocialização, onde o residente começa retornar a sua família.

    “Eu não conseguia sozinha, pedi ajuda” conta a residente V.T. . Faltam três meses para o término do tratamento de V.T , e ela afirma que na AVIPAE ela aprendeu a acreditar em Deus.

    Oração, trabalho e disciplina fazem parte do tripé seguido pelas moradoras da casa. As atividades domésticas, como cozinhas, lavar e costurar são realizadas diariamente, assim se mantém uma rotina. Orações, reuniões, biodança, yoga e aulas de violão fazem parte da grade atividades exercidas pelas residentes.

    “Aqui voltei a sorrir para a vida, antes eu era um vegetal”, relata a residente V.S. Antes do tratamento ela não saia de casa, vivia somente para às drogas. Hoje conta com satisfação que até ganhou uns quilos durante a recuperação. “Não vejo a hora de começar minha nova vida, ao lado da minha família e amigos”, finaliza.

    A AVIPAE se mantém através de um convênio com o Governo do Estado e doações. Neste mês a entidade está realizando uma campanha de arrecadação de produtos de higiene. Interessados em doar, podem levar sua doação até a sede da AVIPAE na rua Guaira, 1100 ou entrar em contato pelo telefone 3512 3810.

     

     

  • quinta-feira, 26 de março de 2015 23:14

    Se Liga na Liga

    A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Rosa promoveu na noite desta quinta-feira, 26 , um evento em busca de novas voluntárias.

    Se Liga Na Liga reunião cerca de 70 mulheres no auditório da ACISAP.

    A parceria entre a Liga e Parceiros Voluntários é de promover a solidariedade e trabalho voluntário.

    #Ajudarfazbem #FaçapartedaLigaVOCÊtambém.

  • quarta-feira, 25 de março de 2015 23:52

    Mama Viva na passarela

    Na tarde desta quarta-feira, 25, o grupo Mama Viva promoveu um desfile de moda com suas integrantes.

    Na ocasião cerca de 80 mulheres assistiram ao desfile.

    Palestras, músicas e sorteiros de brindes fizeram parte da programação do evento.

    De acordo com a presidente do grupo Mama Viva, Elenir Brum, o evento serve para lembrar às mulheres que a prevenção é importantes e que a vida deve ser vivida intensamente.

  • terça-feira, 24 de março de 2015 21:47

    Dia da Beleza no Lar do Idoso

    Na tarde desta terça-feira, 24, o SENAC, gabinete da primeira dama e coordenadoria de políticas públicas para mulheres realizaram uma atividade muito especial para os internos do Lar do Idoso de Santa Rosa.

    Um verdadeiro salão de beleza foi montando nas dependências do Lar.

    Cabelos cortados, unhas pintadas e autoestima renovada.

    Muitos sorrisos foram arrancados dos rostos já marcados pelo tempo.

    Cada marca representa uma alegria, uma tristeza, uma saudade....

    No período da tarde estavam todos arrumados para uma festa com direito a dança e sorvete.

    Faça valer à pena.

    Viva um dia após o outro, literalmente.

    Têm dúvidas de como fazer para aproveitar seus dias?

    Marque uma visita no Lar do Idoso de Santa Rosa, com certeza irá esclarecê-las.

    O voluntariado é uma ideia que desperta emoções inimagináveis.