• segunda-feira, 23 de março de 2015 15:20

    Galeria 08 de março

    Na manhã desta segunda-feira, 23, o cenário da Câmara Municipal dos Vereadores tornou-se mais cor de rosa. Ex- vereadoras que fizeram parte da história política de Santa Rosa ganharam um espaço exclusivamente feminino.

    Só para elas

    Lutas, preconceitos, vitórias, reconhecimentos, desigualdades e diversos sentimentos vieram de encontro com discursos e muitas emoções durante a inauguração.

    A Galeria 08 de março é iniciativa do vereador Fernando Classmann.Marli Zorzan, Terezinha Krolokowski, Rozane Dalsasso, Elenir Vicini, Ingrid Muller e Marli Rosek foram as homenageadas.

    Elenir Vicini: “É a primeira vez que um homem lembrou de homenagear às mulheres que participaram, assim como ele do poder legislativo”. Estou realizada.

    Marli Zorzan: “Essa homenagem é um reconhecimento, um crescimento e uma renovação. Nós, abrimos caminhos para as mulheres. Vocês todas podem sim ocupar um cargo político. Estou muito feliz.

    Rozane Dalsasso: “ Esse momento é muito importante, estamos representando às mulheres de Santa Rosa. As mulheres têm uma luta incansável para provar que possuem os mesmos valores que os homens. Estou muito feliz e realizada pelo reconhecimento”

    Terezinha Krolokowski: “É uma emoção muito grande. Essa homenagem me fez reviver minha trajetória política de 18 anos. Me orgulho muito do trabalho que realizei na comunidade de Santa Rosa.

    As vereadoras Ingrid Muller e Marli Rosek não puderam comparecer ao evento.

    #Mulheresnapolítica #Forçadasmulheres #Parabénslindonas

     

  • sábado, 21 de março de 2015 13:16

    Dia Internacional da Síndrome de Down

    O nome Síndrome de Down é em lembrança ao médico britânico John Langdon Down, que descreveu o problema em 1862. A causa genética, porém, só foi descoberta em 1958, por Jérôme Lejeune, que descobriu a existência da cópia extra no cromossoma 21. A probabilidade de se ter o problema está estimada em 1 caso a cada 1000 nascimentos.

    A denominada Síndrome de Down, também chamada de trissomia 21, não é uma doença, e sim uma condição genética causada pelo cromossoma extra que aparece no par 21. Os portadores de Down possuem características físicas semelhantes e são mais propensos a determinadas doenças.

    Apresentam deficiências intelectuais que influem no aprendizado, mas também são pessoas que possuem uma personalidade pacífica, estabelecendo boa comunicação, mostrando muita sensibilidade e interesses.

    O dia 21 de março marca, anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data tem como objetivo mostrar a importância da luta dos portadores de Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais.

    A data também lembra a necessidade de inclusão dos portadores da Síndrome de Down na sociedade, respeitando suas limitações.

    Origem do Dia Internacional da Síndrome de Down

    Para que ficasse bem marcada a data, foi escolhido o dia 21 de março como o Dia Internacional da Síndrome de Down fazendo referência ao problema dos cromossomas (21/03), aludindo assim ao par 21 que possui 3 cromossomas.

    A proposta foi feita pela Down Syndrome International, seguindo ideia de Stylianos E. Antonorakis, geneticista da Universidade de Genebra, estudioso do assunto, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas, fazendo parte do seu calendário oficial e comemorada por todos os países-membros.

    A APAE de Santa Rosa precisa da sua ajuda para manter cerca de 200 alunos com necessidades especiais.

    Ajudar faz bem!

    “Eu sou diferente de você

    Você é diferente de mim

    Mas tenho certeza que você vai gostar de mim”

    Vamos lá!

    Confira um vídeo muito especial que fiz na APAE:

     

     

  • sexta-feira, 20 de março de 2015 18:29

    Desfile Mama Viva e FUMSSAR

    Aproximadamente 300 mulheres se reuniram na tarde desta sexta-feira, 20, no Parque de Exposições em um evento especial para as mulheres.

    A programação iniciou com palestras, teatro, desfile de moda e seguiu com baile de máscaras com marchinhas antigas de carnaval.

    A animação ficou por conta da percussão da Etnia Afro.

    O evento promovido pela FUMSSAR e Grupo Mama Vivo foi um sucesso.

    Mulheres que passaram por histórias de superação, mostram que a vida é bela.

    Desfilar com um sorriso estampado no rosto e com fé no coração.

    O câncer é uma página virada na vida de cada uma delas, com certeza.

    Parabéns aos organizadores.

  • quinta-feira, 19 de março de 2015 16:07

    Doce de Poesia

    A palavra "poema" deriva do verbo grego "poein" que significa "fazer, criar, compor".

    A palavra “poesia” vem do termo latim poesis, que significa manifestação da beleza da palavra.

    Esses dois conceitos se fundiram na tarde desta quarta-feira, 18, no Mercado Público de Santa Rosa. A patronesse da 11ª Feira do Livro, Maria Inez Pedroso e integrantes do Grupo de Teatro Ativar surpreenderam clientes que acessavam a porta principal de acesso ao Mercadão com uma ação cultural.

    Atores vestidos de cozinheiros, com panelas cheias de trechos impressos de poesias, arrancaram sorrisos e declarações de amor pela literatura.

    “Doce de poesia” foi o carro chefe dos cozinheiros.

    De acordo com Maria Inez, a ação buscou aproximar as pessoas da literatura. “Ler faz bem para a alma” relata.

    Foram entregues cerca de 100 “doces de poesias”.