• terça-feira, 8 de dezembro de 2015 11:02

    Cuidado com as gorduras trans

    Gente linda e saudável que tal manerar no consumo de alimentos que contêm gordura trans. Não me entendeu?

    Calma vou explicar:

    O que é gordura trans?

    A gordura trans é um tipo específico de gordura, formado por um processo químico que pode ser:

    • natural: quando ocorre no estômago de animais;
    • industrial: quando óleos vegetais líquidos são transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio.

    O nome trans é um diminutivo de transverso - ou, mais especificamente, de ácido graxo transverso. A substância é largamente utilizada pela indústria para melhorar o aspecto e a consistência dos alimentos e aumentar sua durabilidade. Mas, encontrada em pouca quantidade na natureza, não é bem digerida pelo organismo. A verdade é que não fomos preparados para ingerir a gordura trans. Parece haver uma incapacidade do organismo em eliminá-la e ela ficará depositada no corpo e não existe nenhum alimento que, quando ingerido, combata a trans ou minimize seus efeitos no organismo; portanto, o melhor é passar bem longe desse vilão.

    Onde está?

    A rotulagem serve como um alerta para que possamos identificar se esse tipo de gordura está presente nos alimentos e tentar não consumi-lo; se não for possível abolir, que seja consumido com moderação. Ainda falta o hábito de ler a rotulagem dos alimentos. É preciso incentivar isso.O ácido graxo transverso foi introduzido pela indústria alimentícia nas margarinas. Hoje, muitas marcas abandonaram esse ingrediente. Mas a gordura acabou sendo muito utilizada em receitas de padarias industriais, em frituras, como os salgadinhos de pacote. Se você for a um restaurante fast-food ou comer um pastel, por exemplo, provavelmente a fritura será feita com gordura vegetal hidrogenada, que indica gordura trans.

    Confira os alimentos que podem apresentar gordura trans:

    • alimentos de fast-food
    • biscoitos (todos, incluindo os tipo de água e sal)
    • margarina (as mais duras e amareladas)
    • maionese
    • pipoca de microondas
    • massas folhadas
    • bolo industrializado
    • sorvete de massa
    • batata frita e outras frituras
    • salgadinhos de pacote
    • sopas e cremes industrializados
    • pratos congelados
    • chocolate em barra e bombons

    Sempre suspeite dos alimentos citados acima e preste atenção: se você encontrar, no rótulo de algum produto, a indicação de gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, certamente há gordura trans em sua composição.

    Como evitar essas gostosuras?

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do valor calórico da dieta. Isso significa que se um adulto consome duas mil calorias diárias, sua ingestão de trans não deve ultrapassar 2g. Nada é proibido, mas ingira com cautela os alimentos ricos nesse tipo de gordura; caso contrário, você pagará o preço com sua saúde. O melhor é que já existem substitutos para a gordura trans. Um processo chamado 'interesterificação' solidifica os óleos vegetais, sem que eles tenham que ser hidrogenados. Porém, ainda são poucos os alimentos produzidos por esse processo. Alguns ácidos graxos extraídos do óleo de palma também são bons substitutos da trans. Nada é proibido, mas ingira com cautela os alimentos ricos nesse tipo de gordura; caso contrário, você pagará o preço com sua saúde

    Em casa, ao preparar alguma fritura, prefira sempre os óleos de soja, milho ou canola, muito mais saudáveis. E tome cuidado ao substituir margarina por manteiga. Apesar de ter baixa concentração de ácido graxo trans, a manteiga é riquíssima em gordura saturada e, por isso, seu consumo deve ser moderado. O melhor é procurar margarinas livres de trans.

     

  • terça-feira, 1 de dezembro de 2015 14:43

    25 Dicas para um Natal Fit

    Olá gente que ama cuidar da saúde!

    O post de hoje é especialmente para aqueles leitores que desejam preparar uma ceia de Natal saborosa e saudável.
    Durante o mês de dezembro vou compartilhar 25 dicas para um Natal fit.

    Fique online e viva a magia do Natal com saúde!

    Curta o Blog da Franci Madril no facebook e compartilhe saúde:

    https://goo.gl/kcT3f3


    #Blog #FranciMadril #25dicas #Saúde #Natalfit

  • sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 14:29

    Salada no Pote é tudo de bom!

    Elas são fundamentais na alimentação. Mas, com a correria do cotidiano, pode ser difícil contar com saladas no prato. Por isso, a tendência é acondicioná-las em potes.

    [RECEITA DE SALADA NO POTE CRUDITÉ]
    1 cenoura média
    1 pepino japonês
    2 talos de salsão
    ½ pimentão vermelho sem sementes

    Molho

    2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
    1 colher (sopa) de hortelã fresca picada
    3 colheres (sopa) de iogurte desnatado
    1 colher (sopa) de pepino fatiado sem casca e sem sementes
    1 pitada de adoçante em pó
    Sal e pimenta a gosto

    Hora de praticar!

     

     

     

  • sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 10:04

    Fuja das dietas restritivas

    Fuja das dietas restritivas
    E hoje a segunda dica para uma ceia de Natal saudável. Se você está com uns quilinhos a mais e precisa emagrecer, fuja de dietas que restringem grupos alimentares como carboidratos, proteínas, etc, ou que oferecem um plano alimentar com menos de 1.000 calorias ao dia. Essas dietas oferecem baixa saciedade, são desequilibradas nutricionalmente e são as principais responsáveis pelo efeito ioiô/sanfona que altera o metabolismo e impede o emagrecimento definitivo.

    E que tal incluir alimentos saudáveis em sua dieta?

    Confira a receita deliciosa de Pasta de cream cheese com damasco e castanha-do-pará no Blog da Taci Vargas:

    http://goo.gl/cfk8On

    Os Benefícios do damasco e da castanha-do-pará são maravilhosos!

    Damasco me deixa mais linda!

    Os damascos contêm ácidos oléico e vitamina A, que protegem a pele de muitos danos e sem qualquer efeito colateral. Rico em vitamina A e vitamina C, o que é benéfico para a pele sensível, também tem efeito anti-inflamatório e efeito calmante sobre a pele, quando combinado com outros óleos essenciais, também é útil para manter a elasticidade da pele. É utilizada com outros óleos de frutos como a máscara facial para ajudar a amaciar a pele. Além disso, você pode usar o óleo de damascos como um remédio eficaz na eliminação de manchas de pele e sinais de envelhecimento!

    Sorria a toa consumindo castanha-do-pará

    Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a castanha-do-pará está na lista dos alimentos funcionais. Isso porque, além de nutrir, ela promove benefícios à saúde: o consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade. O ômega 3 diminui o triglicerídeo, controla a hipertensão (já que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos) e é anti-inflamatório. As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso e afastam a depressão.

    A melhor parte de consumir a castanha-do-pará é que as vitaminas do complexo B presentes nela melhoram nosso humor. Isso mesmo vai sorrir a toa!