• quinta-feira, 3 de dezembro de 2015 15:13

    Aprenda fazer picolé detox

    E que tal espantar o calor com um picolé súper saúdavel!

    Receita de Suco Verde e Picolé Verde Detox.

    Ingredientes:
    4 gelos de couve ou 1 e ½ folhas de couve sem o talo
    ¼ de limão siciliano sem a casca amarela
    ½ maçã com casca e sem caroços
    1 colher de sobremesa de gengibre picado
    ½ copo de água ou água de coco
    açúcar ou adoçante (opcional)

    Preparo:
    Faça os gelos de couve batendo no liquidificador um maço de couve sem talo e água suficiente que permita bater a couve. Se preferir, coe, e então leve para congelar em forminhas de gelo.
    Retire do limão siciliano a casca amarela, o miolo branquinho e as sementes.
    Retire da maçã o talo e os caroços.
    Descasque e pique o gengibre.
    Para fazer o suco, coloque no liquidificador 4 gelos de couve ou 1 e ½ folhas de couve sem o talo, o limão siciliano, a maçã, o gengibre, ½ copo de água ou água de coco e adoce se quiser. Bata bem.
    Se necessário, acrescente mais água ou água de coco para ajudar a bater.
    Se quiser, coe. Lembre-se que esse suco possui muitas fibras e, ao coar, você deixa de consumi-las.
    Coloque em forminhas para picolés e leve ao congelador ou coloque em um copo e sirva.

    Bora fazer essa receitinha!

    Segue o link do vídeo:

     

     

     

     

     

  • quinta-feira, 3 de dezembro de 2015 10:38

    Mastigar devagar faz um bem!

    Hoje é dia da primeira dica para uma ceia de Natal repleta de saúde. Coma devagar e mastigue bem os alimentos; quando os alimentos são mastigados de forma rápida, a digestão fica incompleta e o que é pior, acabamos comendo mais pois ficamos menos saciadas. A mastigação estimula o fluxo de saliva, diminuindo a velocidade da taxa de ingestão de alimentos e, além disso, exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo uma sensação de saciedade. Soltar o garfo e a faca durante as refeições, é uma forma de prolongar o ato da mastigação.

    Mais saúde pra você!

    É tudo de bom reunir a família e preparar uma receita cheinha de amor.

    A blogueira Taci Vargas te ensina a preparar uma deliciosa salada de frango, 7grãos e manga no pote. Confira no link:

    http://goo.gl/fwBDBh

    Além de colorida e saborosa a receita de hoje traz diversos benefícios, confira:

    Benefícios do frango: A carne de frango é uma boa fonte de proteína magra, de alta qualidade. A proteína é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento e também desempenha um papel importante em ajudar as pessoas com sobrepeso e obesas a perder peso rapidamente. Em pessoas mais velhas, a proteína presente na carne de frango também ajuda contra a perda óssea.

    Benefícios do louro: A folha de louro tem forte cheiro que estimula a produção de saliva e outras enzimas digestivas. Estas enzimas ajudar na quebra de partículas de alimentos, promovendo assim a digestão saudável. Folha de louro é conhecido por ser útil contra azia e inchaço. Chá de folhas de louro é frequentemente recomendada para prevenir a constipação.

    Benefícios 7 grãos: Os sete grãos são formados pelo arroz integral, arroz selvagem,
    trigo integral, aveia integral, cevada, centeio e triticale. Esse arroz concentra um tipo de carboidrato que auxilia no processo de emagrecimento, além de ser rico em fibras que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Sendo ideal para manter você em dieta e longe da geladeira.

    Benefícios da manga: A Manga fornece cerca de 60 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ela contém uma série de nutrientes como carboidratos, fibras, Antioxidantes e vitaminas, tais como Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. A Manga também é uma boa fonte de vários minerais como Cálcio, Zinco, Potássio, Ferro, Magnésio e Potássio.

    Benefícios da rúcula: A Rúcula é um vegetal crucíferos. Os vegetais crucíferos são associados com um alimento que reduz os riscos de câncer. A Rúcula é rica em antioxidantes valiosos, considerados essenciais na prevenção da atividade de radicais livres no corpo. Estudos mostram que a Vitamina A e os flavonóides presente na Rúcula podem ajudar a proteger o corpo contra o câncer de pele, câncer de pulmão e câncer bucal. A Rúcula é também uma rica fonte em fitoquímicos como o sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotectores e ajuda a combater substâncias cancerígenas.

    Benefícios Vinagre balsâmico: Feito a partir de uvas, o vinagre balsâmico é conhecido por seu sabor rico e aveludado de cor preta. É fermentado em barris de madeira, muito parecido com o vinho, e o gosto do vinagre balsâmico intensifica quanto mais velho ele ficar. Use uma colher de sopa ou menos de vinagre balsâmico para molhos de saladas, e sopas. Uma porção de 1 colher de sopa de vinagre balsâmico tem apenas 14 calorias. O mesmo tamanho da dose também contém uma quantidade insignificante de gordura e menos de 3 gramas de açúcar. Alimentos de baixo índice glicêmico não causam picos em seus níveis de glicose no sangue.

    Benefícios do mel: O mel além de muito saboroso é um alimento, muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imune, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso o mel o considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

    Benefícios da pimenta- do- reino: A piperina na Pimenta do Reino é um termogênico natural, ou seja, aumenta o metabolismo e aumenta o número de calorias queimadas pelo organismo. Acredita-se também que ajuda a provocar uma sensação de saciedade.

    Fique por dentro da dicas de saúde do Blog da Fran no facebook:

    https://goo.gl/kcT3f3

  • domingo, 29 de novembro de 2015 22:50

    Diabetes

    Se a mulher tiver Diabetes e estiver grávida ou com esperança de se tornar gestante deve estar ciente dos desafios de manter a própria saúde e a do bebê. Os níveis de glicose no sangue e saúde geral necessitam de monitoramento antes e durante a gravidez. Além disso, quando a grávidas têm glicose no sangue cetonas são trnsportadas através da placenta ao bebê. Os bebês necessitam de energia da glicose apenas como a mãe. Eles estarão em risco de defeitos de nascença se os níveis de glicose estiverem altos.

    Gestantes diabéticas e obesas podem gerar bebês muito pesados, com problemas respiratórios e maior risco de desenvolver diabetes no futuro. O lado bom da história é que todas podem controlar a situação com um cardápio equilibrado. Isso significa ficar longe de alimentos ricos em açúcar e comer a cada três horas.

    Dica de cardápio para gestantes com diabetes:

    CAFÉ DA MANHÃ

    1 xícara de café com leite desnatado
    O leite contém proteínas de primeira qualidade.
    +
    2 fatias de pão de fôrma integral
    A fibra evita os picos de glicose.
    +
    1 fatia média de queijo branco
    Outra proteína do bem e que prolonga a saciedade.

    LANCHE DA MANHÃ

    ½ mamão papaia
    Acorda o intestino preguiçoso, tem cálcio e vitamina C.
    +
    1 pote de iogurte desnatado de ameixa
    A fibra relaxa os vasos sanguíneos, evitando o aumento da pressão.

    ALMOÇO

    1 prato de agrião com ¼ de pepino temperado com azeite e limão
    Ameniza a fome.
    +
    3 colheres de arroz integral
    Além de ser pobre em gordura, garante uma dose extra de energia.
    +
    1 concha de feijão
    Fonte de minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e, principalmente, fósforo.
    +
    1 bife médio grelhado
    Excelente fonte de ferro.
    +
    ½ xícara de brócolis refogados
    Esbanja ácido fólico, um nutriente importante para o desenvolvimento do bebê.
    +
    1 laranja com bagaço
    Tem substâncias que ajudam a digerir a carne e absorver o ferro.

    LANCHE DA TARDE

    1 copo de suco de maracujá
    Ajuda a acalmar e a reduzir a ansiedade, comum nessa fase.
    +
    2 torradas integrais
    Elas exigem mais mastigação - um truque para enganar o cérebro e saciar comendo menos.
    +
    1 colher de requeijão light
    A proteína retarda a digestão do carboidrato complexo, evitando a fome de leão à noite.

    JANTAR

    1 prato de folhas verdes e 1 tomate temperado com azeite e limão
    Forra o estômago para que você coma menos nessa refeição.
    +
    2 colheres de arroz integral com cenoura
    Para garantir um aporte extra de fibras.
    +
    1 filé grande de peixe grelhado
    Ajuda a regular a pressão arterial.

    CEIA

    1 xícara de chá (exceto mate, verde e preto)
    Embala o sono.

    *Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse blog possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

  • domingo, 29 de novembro de 2015 22:43

    Água aromatizada

    Também conhecida por infunsed water, a água aromatizada natural é feita em casa com frutas frescas e ervas aromáticas. É uma ótima ideia para preparar bebidas refrescantes, de sabor suave e agradável, além de saudáveis, sem adição de açúcares e adoçantes, são verdadeiramente desintoxicantes e não engordam. Faça sua água aromatizada utilizando frutas e água. Deixe algumas horas na geladeira e depois sirva.Acrescentar frutas, legumes, ervas e sementes na jarra ou no pote traz outras vantagens.

    Com a ajuda de um pilão, macere as sementes e parte das ervas para que liberem um pouco do aroma e dos óleos essenciais. Em seguida, junte as frutas e a água. Coloque em uma jarra ou um pote com tampa, bem lavados, e deixe descansar por três horas, no mínimo, na geladeira ou em temperatura ambiente. Na hora de servir, adicione gelo se quiser que a preparação fique ainda mais fresca.

    Limão e hortelã, limão e mirtilo, melancia e gengibre ou, ainda, pêssego e canela. Essas são algumas das várias combinações possíveis para aromatizar a água. Ela também ganha sabor e propriedades benéficas ao organismo. Faça a sua!

    Água de limão, erva-doce e hortelã (digestiva e detox)
    • 1 limão-siciliano com a casca, cortado em rodelas
    • 10 folhas de hortelã fresca
    • 1 talo de erva-doce, cortado em tiras finas
    • 1 litro de água filtrada

    Água de morango e capim-cidreira (relaxante e alcalinizante)
    • 2 folhas de capim-cidreira frescas
    • 4 fatias finas de limão-siciliano
    • 5 morangos em rodelas (ou 6 uvas cortadas em 4 partes)
    • 1 litro de água filtrada

    Água de laranja, limão e pepino (diurético e antioxidante)
    • 1 limão-taiti com a casca, cortado em rodelas finas
    • 1 laranja-lima com a casca, cortada em rodelas finas
    • 1 laranja pera (ou bahia) com a casca, cortada em rodelas finas
    • 1 pepino com a casca, cortado em rodelas finas
    • 1 litro de água

    Água de laranja, gengibre e canela (estimulante e termogênica)
    • 10 folhas de hortelã frescas
    • 3 canelas em pau
    • 3 rodelas finas de gengibre fresco
    • 4 rodelas de laranja (ou tangerina) com a casca
    • 1 litro de água filtrada

    Água de pêssego, mirtilo e limão (antioxidante e alcalinizante)
    • 1 xíc. (chá) de mirtilo
    • 2 pêssegos médios sem a casca, cortados em gomos
    • 1 limão-taiti com a casca, cortado em rodelas finas
    • 20 folhas de hortelã fresca
    • 1 litro de água filtrada

    Água de morango e manjericão (antioxidante e estimulante)
    • 6 morangos cortados ao meio, na longitudinal (coe antes de beber e use a fruta em outras receitas)
    • 10 folhas de manjericão fresco
    • 1 litro de água filtrada

    Água de limão e alecrim (digestiva e estimulante)
    • 1/2 limão-siciliano com a casca, cortado em rodelas
    • 1/2 limão-taiti com a casca, cortado em rodelas
    • 1 galhinho de alecrim
    • 1 litro de água filtrada

    Água de laranja e flor de laranjeira (antioxidante)
    • 2 laranjas com a casca, cortada em rodelas finas
    • 6 gotas de água de flor de laranjeira (à venda em lojas de produtos árabes)
    • 1 litro de água filtrada

    Água de gojiberry e melancia (antioxidante e diurética)
    • 1 col. (sopa) de gojiberry
    • Raspas da casca de 1/2 laranja
    • 1 litro de água filtrada
    • 1 xíc. (chá) de melancia em cubos congelados (junte na hora de servir)

    Água de abacaxi, hortelã e cardamomo (digestiva e estimulante)
    • 5 folhas de hortelã
    • 3 cardamomos inteiros
    • 1/2 abacaxi pérola picado
    • 1 litro de água filtrada