terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 09:14

ENTREVISTA: Ibirá Müller, Educador Físico e Mestre de Capoeira

O que é capoeira?
A capoeira é uma arte afro-brasileira, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos que haviam sido trazidos ao Brasil por conta da escravidão.
Capoeira é esporte?
Sim, a capoeira tem caráter esportivo, sendo usada como luta em campeonatos, como instrumento de defesa pessoal e atualmente nos campeonatos de MMA (Artes Marciais Mistas ) é também reconhecida na LDB da educação como desporto.
Quais são os benefícios da capoeira?
1. Atende a todos os públicos e faixas etárias. A capoeira, devido à sua característica multifacetada, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. “Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas em áreas específicas para o treinamento de capoeira: capoeira para crianças, capoeira para atletas, capoeira para a terceira idade, dentre outros. Materiais didáticos também são inúmeros, nos dias atuais, o que eleva a capoeira a um patamar de disciplina pedagógica com relevância”.
2. Ajuda a liberar o estresse. A capoeira serve de válvula de escape; é uma forma de liberar o estresse de uma forma lúdica e saudável.
3. Trabalha todo o corpo. Em termos físicos, a capoeira é uma das atividades mais completas, por trabalhar todos os segmentos corporais e diversas posições em sua prática.
4. Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético. A capoeira é classificada como uma atividade física anaeróbica e predominantemente funcional, por estimular o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético utilizando o peso do próprio corpo.
5. Promove maior flexibilidade. Os movimentos de capoeira exigem e desenvolvem a flexibilidade no corpo, quase que como os movimentos de ioga.
6. Promove maior coordenação
7. Estimula a velocidade
8. Estimula a autoconfiança
9. Define o corpo
10. Evidencia o valor da defesa (e não do ataque)
11. Estimula o respeito pelo próximo
12. Amplia o conhecimento
13. Desestimula a timidez
14. No que se refere aos aspectos físicos, esse esporte oferece às crianças: - Resistência aeróbica e anaeróbica. - Velocidade. - Flexibilidade. - Resistência muscular. - Aumento de dos reflexos. - Força e agilidade. - Equilíbrio, coordenação e ritmo. - Tempo de reação simples e complexo. - Mais capacidade cardiorrespiratória.
15. No que se refere aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula algumas qualidades das crianças: - A atenção e percepção. - A criatividade. - O autocontrole e astúcia. - A cooperação e o sentido de sociedade. - A disciplina e o respeito. Quem pratica capoeira não só se exercita, mas recebe importantes informações sobre a cultura popular, a origem da prática, as tradições celebradas em músicas e canções etc. Tudo isso é muito válido, tanto para crianças como para adultos.
Ibirá Müller
Educador Físico e Mestre de Capoeira

Faça seu comentário