O debate surgiu com a Copa. Por que os estrangeiros tem admiração pelo Brasil? Não, ao contrário do que você possa estar pensando, eles não ignoram os nossos problemas. Mas também já não dão bola para os velhos clichês, como praia, mulher bonita e futebol.
O que, na verdade, desperta a curiosidade do mundo acerca do Brasil são outros aspectos inexistentes no resto do planeta. São nossas contradições, nossos paradoxos.
Veja só. O Brasil é um raro país que tem uma floresta imensa, tida como o pulmão do mundo, e também o maior volume de água doce (o tesouro do futuro, dizem). Só isso já bastaria para despertar o interesse mundial.
Temos regiões muito pobres, e outras que são mais ricas que as cidades mais ricas da Europa. O número de brasileiros com acesso à internet é maior do que a população de muitos países, mas também temos brasileiros que sequer sabem escrever. Paralelamente, o mercado editorial brasileiro é um dos maiores do mundo, inacreditavelmente.
Possuímos tecnologia de satélites, mas tempos populações indígenas que vivem com hábitos da idade da pedra. Será que temos algo a aprender com elas?
Sem grande crescimento econômico, conseguimos tirar 40 milhões de pessoas da pobreza extrema, fato inédito em todo o mundo.
Temos estradas ruins, porém produzimos automóveis como nenhum outro país (cerca de 1 automóvel a cada 5 segundos).
Nossa arte, especialmente a música, é objeto de admiração em todos os lugares. É como se dissessem: “com essa música, eles só podem ser alegres”.
Ainda temos manifestações de racismo, mas somos o maior povo mestiço do planeta, que acolhe imigrantes de todos os lugares. Construímos um país mestiço embora tenhamos sido um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão.
Nossos estudantes carecem de inserção tecnológica, mas jovens brasileiros produzem jogos eletrônicos consagrados em todo o mundo.
Nossa produção agrícola e pecuária é gigantesca, e ainda temos muita terra para fazer produzir, coisa que já não existe por aí. E nosso comércio transaciona com todos os continentes.
Não há país no mundo com tantas religiões. Porém o sincretismo de crenças que se formou no país ao longo dos séculos é admirável. Não há nada parecido com essa mistura de credos e a pacífica convivência entre eles.
Temos a maior fronteira terrestre do planeta, fazendo divisa com 12 países, e não temos nenhum conflito externo! Imagine isso na Europa!
Nenhum país do mundo tem tantas atrações naturais como o Brasil, mas a nossa indústria turística ainda é mixuruca.
Bem, vou interromper a lista por falta de espaço...
***
São esses paradoxos que despertam a curiosidade do mundo, muito além, portanto, do aspectos exóticos. Ao longo de sua história, o Brasil sempre foi o país de “índios, negros e florestas”. Algo que o velho mundo olhava com interesse antropológico. Hoje a visão é outra. Para alguns estudiosos do desenvolvimento social, podemos ser o ícone do século XXI. Um país que pode oferecer coisas novas para um mundo cansado de guerras e desentendimentos.