• terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 11:35

    Gengibre em conserva

    Perder peso, aumentar a imunidade e ficar longe do colesterol alto e da diabetes são apenas alguns dos muitos benefícios do gengibre em conserva. Esse preparo simples e muito comum na culinária oriental ganha todas essas características graças ao poder da raiz milagrosa, que pode ser a melhor amiga da sua dieta e saúde.

    Rico em vitaminas C, B3 e B6, o gengibre age como antiinflamatório em doenças reumáticas

    Gengibre em conserva

    Como fazer

    A receita de gengibre em conserva leva 3 xícaras de gengibre, 1 xícara de vinagre de arroz, 3 colheres de sopa de sal rosa e meia xícara de açúcar orgânico ou mascavo.

    Para fazer, tire a casca do gengibre e corte em fatias finas. Leve a uma panela com água e deixe no fogo até levantar fervura. Escorra a água e deixe esfriar. Enquanto isso, em outra panela, junte o vinagre com o sal e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Em um recipiente de vidro (já fervido e higienizado), coloque o gengibre e cubra com a mistura de vinagre. Tampe e deixe fora de geladeira para curtir por 3 dias. Depois, leve para a geladeira.

    Sempre antes de consumir, lave o gengibre para tirar a conserva. Adicione a sucos, chás, salada ou coma como acompanhamento em um prato de comida. O gengibre em conserva dura por um período de 3 a 6 meses na geladeira. Você pode saber que ele já não está bom para uso caso mude de cor e de sabor.

  • quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 09:20

    Filtros e raios solares, por Jeferson Scherer

    Nosso conhecimento a cerca de um assunto muito importante e que deve ser levado em consideração nesta época de férias é a proteção e a intensidade solar.

    Você sabe a diferença entre os raios UVA e UVB?

    Pois bem, hoje estarei passando uma noção do que considerar em relação às respostas das questões anteriores.

    Os raios solares UVA e UVB têm intensidade e profundidade diferentes de contato com a pele, além de os dois apresentarem características visíveis a olho nu.

    O raio ultravioleta A, quando nossa pele é exposta a este tipo de radiação com pouca ou sem proteção de filtros solares a pele apresenta uma cor mais amarronzada, bronzeada, isso acontece quando o raio ultrapassa a camada superficial da pele, a epiderme, atingindo a cama mais profunda, a derme. Este raio tem capacidade de passar por entre as nuvens, ou seja, este aparece inclusive em dias nublados.

    O UVA é o grande vilão da pele, além de causar câncer, pode acelerar o envelhecimento e manchar a sua pele, tem alto grau de intensidade e não é totalmente bloqueado pelo protetor solar.

    Já o ultravioleta B, fica na parte mais superficial da pele a epiderme, é responsável pela vermelhidão, o famoso bronzeado pimentão, popular em pessoas de pele e olhos claros, que apresentam sardas (efelides) ou em crianças com menos de um ano.

    A radiação UVB, deixa a pele avermelhada, aumenta o risco de câncer, abundante entre as 10h e 16h, tem alto grau de intensidade, mas tem grande potencial na ajuda da fabricação da vitamina D, em horários e tempos apropriados.

    O ideal é que sempre estejamos protegidos por protetores de fatores de 25 a 30 e de PPD ++, esta descrição deve constar nas embalagens dos produtos, não contendo uma delas o produto torna-se duvidoso, pois estas são as “medidas” que determinam o grau de proteção do seu protetor solar, filtro solar, bloqueador solar.

    Os protetores que contêm totalizantes também devem conter estas informações.

    O uso ideal recomendado é de pelo menos 4h em 4h, se você tiver uma pele sensível, manchada, com melasmas o ideal é o uso de proteção de 2h em 2 h. Hoje também encontramos no mercado pós faciais ,com proteção solar, mas devemos levar em consideração que o mesmo só terá uma eficácia de proteção se tivermos por baixo um protetor em creme, o pó serve como um “coadjuvante” da proteção dando um efeito mate para a pele, e o pó deve ter fator no mínimo de 50 e PPD +++, não podemos abrir mão do protetor em creme, gel ou pomada.

    Espero ter esclarecido algumas duvidas, e se tiverem mais perguntas deixem nos comentários, aqui no blog, se gostarem compartilhem em suas redes sociais.

    Beijo grande no coração.

    Curtam a página do salão no facebook: https://www.facebook.com/JefersonSchererHairStyle/?ref=hl

    Jeferson Scherer

    Graduado em Estética e Imagem Pessoal

    Cabelereiro, maquiador em Jeferson Scherer HairStyle, Orientador do Senac Santa Rosa.

  • terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 09:05

    10 dicas para economizar no supermercado

    Por Lélio Braga Calhau

    No último ano os preços dos produtos de supermercado sofreram alguns reajustes bem salgados. Essas empresas têm botado pressão em seus fornecedores para que as margens de lucro sejam reduzidas e os aumentos não cheguem tão fortes ao consumidor final. Algumas fábricas lançaram produtos menores para tentar manter as vendas ao consumidor que “só olha o preço”.

    Muita coisa vem sendo feita nesse interessante mercado, mas cabe a você consumidor fazer a sua parte na luta pelo equilíbrio financeiro.

    Sendo assim, seguem 10 dicas para te ajudar a economizar quando for ao supermercado:

    Nunca vá ao supermercado com fome - Quem vai, acaba comprando mais do que realmente queria, só por conta da fome, pois ela atrapalha você calcular a quantidade exata das coisas que você realmente precisa.
    Tenha metas - Estipule um valor máximo para gastar na sua compra. Lembre que é você quem prioriza as demandas de sua vida e não as famosas “promoções” de qualquer estabelecimento comercial. Bateu no teto que você fixou, pare de comprar. É seu equilíbrio financeiro que está em jogo.
    Faça uma lista prévia do que você realmente precisa e a siga com disciplina dentro do estabelecimento - Planejamento é tudo, evita desperdícios, como comprar produtos repetidos ou em quantidade superior a que você precisa.
    Use o carrinho somente em última necessidade - Algumas pesquisas sobre o comportamento do consumidor apontam que há uma tendência em se comprar “até tampar o carrinho”. É só lembrar que os carrinhos de supermercado têm crescido de forma assustadora nos últimos trinta anos. Isso não é coincidência. É estratégia das empresas para você consumir mais.
    Levar, ou não, a criança ao supermercado? - Esse é um dos pontos mais polêmicos em educação financeira. Há prós e contras. Não levando, você compra sem a pressão de ter de adquirir produtos supérfluos, já que as crianças são alvos fáceis para o marketing. Levando, há um desgaste em muitos casos, mas é uma excelente chance para demonstrar aos pequenos que nem tudo que se quer pode ser comprado.
    Não vá ao supermercado passear - Só vá a esse estabelecimento se for comprar, além de tomar as cautelas citadas acima. Algumas ficam perambulando com carrinho e ouvindo uma boa música pelo supermercado e são alvos de centenas de estímulos para consumir. Assim, fica difícil resistir às compras por impulso, um dos motivos de grande endividamento dos consumidores na atualidade.
    Evite comprar em supermercado lotado - Isso pode gerar uma falsa percepção no consumidor de “senso de urgência” e ele pode acabar comprando mais produtos que o realmente necessário.
    Priorize comprar na segunda quinzena do mês - A imensa maioria dos consumidores compra no início do mês. Na segunda quinzena há uma queda normal de vendas e as empresas ficam mais propícias para fazer promoções reais para melhorar o fluxo de caixa.
    Priorize pagar as compras no cartão de débito ou à vista - Evita a criação do efeito bola-de-neve nas dívidas do consumidor.
    Fique atento com as gôndolas - Os produtos mais caros, no geral, estão na parte mais alta e os menos caros na parte inferior da gôndola. Alguns produtos complementares são colocados lado a lado para incentivar a compra dos dois ao mesmo tempo (mesmo se você tiver um deles em casa). Chocolates, por exemplo, costumam ser colocados em muitos casos no alcance das crianças. Produtos essenciais costumam ficar no fundo do supermercado para estimular a movimentação de consumidores em todos os setores.

    Pesquise, pesquise e pesquise e boas compras!

    Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ, palestrante e Coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos".

  • quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 10:28

    Celulite estética atinge 96% da população feminina

    A celulite estética (HIDROLIPODISTROFIA GINÓIDE ) é perturbadora dos contornos corporais de 96% dos corpos femininos . A pele fica com aspecto de casca de laranja e se apresenta nas regiões que acumulamos mais gordura como: coxa, quadril , glúteos e abdomem . São mais frequentes nos corpos femininos devido alterações hormonais e a grande pré disposição genética . Ainda devemos fazer referência ao sedentarismo ; tabagismo; dietas ricas em sal,gorduras , carboidratos,embutidos;excesso de peso, pouca injesta de líquidos e estresse.

    Os desejos de pele lisa ,contornos corporais bem definidos fazem o mercado da estética vender sonhos e tratamentos com efeito cinderela . Embora hoje exista profissionais trabalhando para o seu cliente ter uma reestruturação global ,sem arriscar seu corpo e com tempo para resposta terapêutica . Isso nos remete a estruturar junto ao cliente suas possibilidades de melhorar seu estilo de vida, a fazer exercício, a alimentar-se adequadamente e a se inserir em tratamentos com cuidados constantes para melhora da pele . Isso significa nutrir a pele, hidratar e melhorar a eslasticidade .

    “ Na minha experiência clinica ofereço tratamentos com protocolos específicos para aquele biotipo de paciente . Avalio o paciente e observo até onde podemos chegar com minha proposta terapêutica e a partir daí conseguimos firmar uma parceria de cuidados corporais , com tecnologia específica , avançada e segura. “

    O mercado oferece inúmeros aparelhos que melhoram o fluxo sanguíneo , a elasticidade e que permitem trabalhar a estrutura do colágeno .Além disso, já conseguimos utilizar produtos tecnológicos no consultório e para uso domiciliar.

    Com conhecimento científico, experiência clinica e a participação do paciente conseguimos chegar a 90% de eficácia nos tratamentos . Por isso, sempre é tempo de cuidar do seu corpo.