• sexta-feira, 8 de maio de 2015 09:04

    Filé mignon com crosta de amêndoas

    Ingredientes

    160 g de amêndoas sem casca em lâminas

    8 medalhões de filé mignon de 200 g
    Sal a gosto
    Pimenta do reino a gosto
    4 gemas

    Molho rôti
    100 g de cubos de patinho e filé mignon misturados
    Sal grosso a gosto
    2 cenouras picadas
    4 dentes de alho com casca
    2 cebolas com casca
    4 raminhos de alecrim
    4 raminhos de tomilho
    4 copos de vinho tinto seco

    Modo de preparo

    Leve ao forno (a 150ºC) as lâminas de amêndoas até que fiquem douradas. Deixe-as esfriar. Tempere com sal grosso os cubinhos de carne para o molho rôti. Em uma assadeira, leve-os ao forno (a 250ºC) e asse por 40 minutos, até que fiquem bem passados.

    Ponha-os em uma panela e acrescente a cenoura, o alho, a cebola, o alecrim, o tomilho e o vinho. Cozinhe tudo em fogo alto até engrossar. Reserve. Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino e grelhe por cerca de 15 minutos. Misture as gemas com as amêndoas. Espalhe a mistura sobre os medalhões já grelhados. Leve-os ao forno até que se forme uma crosta sobre os mesmos. Em pratos individuais, ponha a carne em cima do molho rôti.

    Sirva acompanhado de purê de batata.

    Bom apetite...

    Feliz e abençoado Dia das Mães!

  • sexta-feira, 8 de maio de 2015 09:03

    Almoço do Dia das Mães

    Reunir a família para um almoço é sempre divertido e prazeroso, ainda mais quando isso acontece numa mesa colorida e inspiradora. A refeição pode ser feita ao ar livre, na varanda da sua casa, e a mesa decorada com vasinhos de flores do campo, guardanapos de tecido e louça colorida. Que tal?

    Não há nada melhor do que poder reunir toda a família seja em um sábado a noite para um jantar especial ou até mesmo para um almoço de domingo. Então, se você está se programando para fazer um jantar especial para sua família, é importante saber algumas coisas importantes que devem ser levadas em conta nesse caso.

    Pensando em ajudar você leitor nessa tarefa, segue algumas dicas para decorar a mesa de uma forma legal e elegante. Ao contrário do que muitas pessoas pensam decorar uma mesa não é tão simples, mas também não um bicho de sete cabeças, o que você deve fazer é verificar o sentimento que envolve o momento, neste caso, o “Dia das Mães”, essa é a principal avaliação que deve ser feita antes de iniciar a organização e decoração da mesma.

    Segue algumas fotos que podem te inspirar na hora de reunir a família à mesa, confira!

     

  • sexta-feira, 8 de maio de 2015 09:00

    Café da manhã

    Nada mais gostoso do que acordar a mamãe com beijos e um café da manhã feito especialmente para ela, principalmente em um dia tão especial como o Dia das Mães!

    Nossa sugestão é montar tudo em uma bandeja, porém se você preferir pode decorar a mesa do café e chamar a mamãe quando tudo estiver prontinho, ela vai adorar!

    Entre as dicas abaixo escolha um suco, uma bebida quente, uma opção de comida salgada e uma opção doce. Você também pode criar novas opções de acordo com o gosto da sua mãe.

    Salada de frutas simples:

    Prepare uma tigela com pedacinhos das frutas frescas que você tiver em casa. Quanto mais colorido mais gostoso.
    Se preferir adicione um pouco do suco da laranja. Fica uma delícia!

    Cereal matinal

    Se sua mãe é fã de cereal matinal, como a granola, você pode colocar uma porção em uma tigela. Coloque também iogurte ou leite gelado para misturar com o cereal. Colocar algumas frutas também fica delicioso, você mesmo pode fazer isso colocando uns pedacinhos de fruta por cima já na tigela.

    Arrumando a bandeja especial para sua mãe

    Prepare um cartão de Dia das Mães. Providencie uma flor para colocar na bandeja, ela simboliza que aquele café da manhã é especial e dedicado a ela. A flor pode ser em dobradura, desta forma ela durará para sempre, ou seja, já é um presente para a mamãe.

    Coloque o suco ou vitamina em um copo. Se tiver um bule pequeno, coloque o café, chocolate quente ou chá. Caso não tenha pode colocar na caneca ou xícara. Se não estiver adoçado lembre-se de levar o açúcar ou adoçante.
    Coloque os pães ou torradinhas no pratinho. Leve uma faca de sobremesa ou espátula para as geleias, requeijão e manteiga.
    Os frios podem ficar no mesmo pratinho da manteiga. Separe algumas fatias e enrole ou arrume lado a lado para ficar mais bonito. Coloque a tigela com salada de frutas ou granola.
    Se a bandeja ficar muito cheia você pode deixar as bebidas no criado mudo, porém se houver muita fartura é melhor arrumar a mesa e todos se deliciarem juntos. Não se esqueça que a mamãe tem que aguardar na cama enquanto papai e filhos organizam tudo.

    Arrumando a mesa

    Prepare um cartão de Dia das Mães. Providencie uma flor para colocar perto ao lugar preparado para a mamãe, a ideia da mesa é muito bacana, pois reúne a família pra este momento preparado e dedicado para essa pessoa especial, sua mãe!

    Arrume os lugares de todos que estarão presentes, mas lembre-se que o lugar da mamãe deverá estar destacado!
    O suco ou vitamina poderá estar em uma jarra, o café, chocolate ou chá poderá estar em um bule grande ou garrafa térmica.
    Os pães devem estar arrumados em um prato, bandeja ou cesto. Deixe tudo o mais bonito possível.

    Dê liberdade para que as crianças criem, enfeitem, elaborem e explorem a decoração. Ela pode ter desenhos coloridos, musicas que a mamãe adora, bichos de pelúcia e até mesmo fotos da família. A intenção é que todos possam se envolver e demonstrar para a “Rainha” o quanto ela é amada.

    E aqui deixamos uma dica de bolo para ser preparado e servido neste delicioso café da manhã

     

    Bolo de fubá com leite de coco no liquidificador

    Ingredientes

    - 2 ovos
    - 2 xícaras (chá) de fubá mimoso
    - 1 xícara (chá) de farinha de trigo
    - 1 xícara e meia (chá) de açúcar
    - 1 xícara (chá) de óleo de soja
    - 1 lata (390 gramas) de leite condensado
    - 1 caixinha (200 gramas) de creme de leite
    - 1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
    - 2 colheres de azeite
    - 50 gramas de queijo parmesão ralado
    - Uma colher (sopa) bem cheia de fermento químico

    Modo de preparo

    Bata as duas claras em neve e reserve. O restante dos ingredientes é só bater no liquidificador. Vai ficar uma massa lisa, bem amarelinha. Em seguida misture à massa as claras em neve bem devagar, até incorporarem totalmente. Unte uma forma de furo central e asse por 40 minutos em temperatura de 200º C.

  • sexta-feira, 8 de maio de 2015 07:21

    Profissão Mamãe: como equilibrar Amor e Limite

    Ninguém disse que educar os filhos era tarefa simples. As crianças estão cada vez mais evoluídas, sobrecarregadas de informações de todos os lados e dar limites sempre foi e será uma grande missão.

    Não pise no sofá. Não brigue com sua irmã(o), não faça bagunça. Quantos nãos! Sim, os comandos diários são necessários, porém não podemos apenas nos embasar neles para construir um cidadão preparado para o mundo real.
    “Educar exige dedicação e para impor limites saudáveis os pais precisam estar presentes emocionalmente também. Presentes na hora de brincar, na hora da alimentação, na hora do estudo e do sono”, ressalta Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie).

    O obvio às vezes não é tão fácil de enxergarmos quando estamos em uma situação viciosa, isto é, educando da maneira como fomos educados. Segundo Rodrigo, pesquisas recentes no exterior, mostram que hoje as crianças entre 07 e 08 anos, por exemplo, possuem mais informações em sua mente do que um imperador romano naquela época. Uma sobrecarga de informação desumana para nós adultos, e muito mais ainda para os pequenos, que precisam de diretrizes dos pais para lidarem com suas emoções de maneira adequada, devido ao gigantesco estimulo que hoje sofrem.
    E nesta correria frenética que estamos vivendo, dividindo o tempo entre trabalho, casa e família, muitas mamães acabam se atrapalhando com suas próprias emoções, inseguranças, medos e alegrias, lançando assim mão da tecnologia e de presentes sem data especial ou necessidade, apenas para distrair seus filhos e ganhar tempo para outros afazeres.
    “O mecanismo de compensação é uma linha muito delicada dentro do relacionamento interpessoal, que começa cedo em casa e será nossa referência mais tarde na vida adulta. As mamães estão muito mais protetoras do que antigamente, as da geração X então, nem se fala. Aquelas que tiveram pais mais severos, hoje querem compensar tudo aquilo que não receberam de seus pais, dando tudo e mais um pouco aos seus filhos, através de um amor exacerbado e sem saber distinguir a diferença entre opressão e frustração”.
    As crianças precisam de limites, frustrações e regras, pois se não tiverem esses importantes aprendizados enquanto o seu cérebro está mais propicio ao aprendizado, provavelmente não aceitarão isso mais tarde e se tornarão adultos deprimidos, egoístas ou até psicopatas. O mundo real é desafiador, ele nos frustra, nos coloca limites e regras, só que sem o amor de uma mãe ou pai, afirma o presidente da SBie.
    Ser mãe, pai ou cuidador é um exercício diário e requer muita Inteligência Emocional para as Mamães e Filhos. Confira as dicas do presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca:
    - Primeiramente, temos que entender que criança tem que ter horários para tarefas e lazer adequados a sua idade. Estudar e brincar. Ajude seu filho a descobrir algum hobby que goste, sem impor aqueles que você gostava ou queria na sua infância, mas não pôde realizar.
    - Priorize os seus horários e dos seus filhos. A organização é fundamental para qualquer época da vida, principalmente, na infância. Hoje, é comum vermos crianças estressadas, com pressão alta, obesas ou colesterol alto - doenças essas, que são de fundo emocional - e que muitas vezes são iniciadas por uma vida infantil sem regras.
    - Alimentação. Regras básicas como horários certos para comer e alimentação saudável devem ser estabelecidas pelos pais, e não pelas crianças. Claro, nada é engessado, quando se trata de aniversários ou datas especiais, desde que combinado antes entre pais e filhos.
    - Relação Interpessoal. É importante que os pais incentivem os relacionamentos com amiguinhos e familiares da mesma idade. Passeios ao ar livre, contar histórias ou brincadeiras lúdicas são ótimas para estimular a interatividade. Saia um pouco do sedentarismo e da tecnologia que já estão excessivos na vida das crianças.
    - Tecnologia. O problema nunca foi a tecnologia. Os pais é quem decidem e devem negociar com seus filhos horários de brincar nos games, celulares ou computadores, como também supervisionarem o conteúdo dos mesmos.
    - Sono. Hoje em dia tem muitas crianças que dormem a hora que querem, na maioria das vezes na cama dos pais ou assistindo TV ou Tablet. Regras são regras e elas são muito pequenos para decidirem o que é melhor para si ainda. A educação é um processo fundamental para criarmos uma sociedade saudável, e que deve acontecer dentro de casa por meio de momentos de amor e limites, na mesma proporção.
    Artigo de Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional