• terça-feira, 16 de dezembro de 2014 17:13

    Se preparando para as férias? Não se esqueça da revisão!

    Especialista aponta os principais cuidados que devem ser tomados com o carro para evitar imprevistos da estrada.

    As férias de verão estão se aproximando e com isso, muitas famílias já começam a se planejar para viajar. Pegar a estrada nestes casos requer um pouco mais de cuidado, pois o carro está cheio, com muitas malas e com a família completa, além de muitas vezes ficar um período maior em trânsito. Durante o percurso, o motorista também pode se deparar com estradas que não proporcionam total segurança e qualidade.

    Aponta-se também questões de segurança, onde além dos contratempos gerados pelo carro com falhas técnicas, problemas mecânicos podem colocar em risco sua família e os demais motoristas. “O carro sem uma devida revisão, pode apresentar problemas de formas inesperadas, nem sempre serão coisas simples, um pneu careca, por exemplo, ao derrapar em alta velocidade pode causar acidentes gravíssimos e colocar em risco a vida dos passageiros”.

    Portanto, para manter sua família em segurança e tirar férias tranquilas, fique atento ao Check-List com os principais pontos que devem ser observados ao pegar a estrada.

     

    1. Rodas e Pneus: É importante salientar, que o estepe é item imprescindível quando o assunto são os pneus. Deve-se observar se ele não possui bolhas, ou sulcos menores que 1,6mm. Antes de cair na estrada, cheque também a pressão dos pneus, é importante ficar atento à quantidade de pessoas e bagagem, pois esta condição exige pressões diferentes. O alinhamento também é imprescindível.

    Para as rodas, verifique se não existe amasso, trincas ou quebras. O procedimento é simples e a eventual substituição também.

    2. Triângulo, Macaco e Chave de Roda: O importante na verificação destes itens, é também em seu funcionamento, pois se algo acontecer, será importantíssimo o uso desse trio.

    3. Alinhamento e barulhos na suspensão: O alinhamento muitas vezes pode enganar o motorista, pois só nota-se a necessidade dele, quando o carro atinge alta velocidade, ou seja, te pegará desprevenido em alta estrada!

    Portanto não arrisque. Fique atento também se seu carro tem feito barulhos ou rangidos, caso isto ocorra, procure resolver o quanto antes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada.

    4. Fluidos: Antes de viajar, verifique a validade e nível de todos os fluidos e filtros como líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção e embreagem e combustível do reservatório de partida a frio.

    5. Sistema elétrico: Lanternas, faróis e piscas. São simples de se trocar, e essenciais para prevenir acidentes. Lembre-se, o farol não é feito apenas para que você enxergue, mas também para que os demais condutores tenham clara visão de seu carro.

    6. Sistema de limpeza de vidros: Verifique o nível do reservatório de limpeza e palhetas, além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores. A sujeira reflete a luz e pode causar sérios problemas, como de acidentes ou ainda fazer com que o motorista tenha que parar em algum acostamento.

    7. Combustível e lubrificantes:Não é novidade que muitos postos comercializam combustíveis adulterados ou de baixa qualidade, procure sempre postos autorizados. Em situações de urgência, coloque o mínimo necessário para chegar até um posto de confiança.

    Para os lubrificantes, o correto é efetuar a troca antes de viajar, e assim como o combustível, é importante a utilização de produtos com alta qualidade, para que mantenha sempre a melhor lubrificação do motor mesmo com as mudanças climáticas.

  • segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 08:16

    Frutas na decoração natalina

    Frutas na decoração para a mesa de doces e salgados, para dar a ela altura e contraste de texturas, ou seja, não ficar aquela mesa baixa e sem graça. A ideia é super bonita dando um efeito lindo e deixando todo mundo saudável. Um cone feito de isopor que revestidos com papel alumínio, filme plástico, papel ou tecido, tornam-se um belo suporte/enfeite para a mesa do Buffet. É tão simples de fazer!

  • sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 09:01

    Dicas de presentes para o Natal

    Estamos vivendo uma das épocas mais bonitas do ano.

    Dias de corre, corre...

    Parece que o tempo voa, dias mais curtos... muitas coisas a fazer, agenda cheia de compromissos.

    Confraternização entre colegas, amigos, encerramento de ano letivo na escola das crianças, alguns se preparando para vestibular, decidindo onde morar, enfim.... muitas decições precisam ser tomadas antes do final do ano. Mas também é um momento de reflexão, de fazermos um balanço do que foi nosso ano, do que fizemos de bom, do que podemos melhorar... dos amigos que fizemos e laços que fortalecemos, dos amigos que deixamos de ligar...

    Momento de agradecer, de brindar, de celebrar com pessoas queridas que nos envolvemos durante todo um ano. Momento de presentear quem gostamos...

    Amigo secreto, amigo revelado, amigos...

    E aqui segue algumas dicas criativas para presentear:

  • quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 08:52

    Celulite

    Diversas causas podem contribuir para o desencadeamento da hidrolipodistrofia (celulite): efeito tóxico da constipação, acúmulo corporal de tecido adiposo, aumento da permeabilidade capilar, insuficiência linfática e desequilíbrio hormonal (Schneider, Aline P. Nutrição Estética, 2009).

    Aproveite o calor do verão e prepare sucos funcionais, como este "Suco anti-celulite":

    1 fatia de mamão + 1/2 unidade de maçã + 1 colher de sopa de linhaça + 1 laranja pequena + 1 colher de sopa de farelo de aveia
    O mamão tem propriedades antiedema, a maçã e a laranja (inclusive suas partes brancas) contribuem para carrear as gorduras extras e contém vitamina C; e a linhaça, rica em potássio, auxilia a amenizar a retenção hídrica causada pelo excesso de sódio. O farelo de aveia contém silício, elemento estrutural do colágeno da pele.

    A principal regra para diminuir a celulite é diminuir a retenção hídrica, para isso não esqueça de beber água e aposte nos nutrientes citados do suco anti-celulite. Depois disso, forneça nutrientes para a ressíntese do colágeno, como farinha de uva, aveia e chá de cavalinha. Não esquecendo de alimentos ricos em vitamina C (como ameixa seca e frutas cítricas) e proteínas.

    Alimente-se de forma saudável, beba bastante água e pratique atividades físicas!

    Nutricionista Camila Mai