• quinta-feira, 14 de novembro de 2013 11:21

    Santa Rosa no ENART 2013

    Enart 2013- Encontro de Arte e Tradição

    O grupo adulto de danças tradicionalistas do CTG Sepé Tiarajú, embarca com mais de 30 integrantes, na sexta-feira pela manhã rumo a Santa Cruz do Sul.

    O evento inicia dia 15, as 19horas e encerra domingo quando o último grupo se apresentar e ser conhecido os vencedores.

    O CTG Sepé Tiarajú será o 6º grupo a se apresentar no sábado, 16, por volta das 10 horas competindo pela classificação Força B.

    Para quem quiser prestigiar e sentir a emoção de ver nossa terrinha ser representada poderá acompanhar na internet pela TV Tradição (www.tvtradicao.com.br)

    A primeira edição do Enart foi no ano de 1986, com o nome de FEGART na cidade de Farroupilha. A partir de 1997 o evento passou ser realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, e o nome mudou para ENART que permanece até hoje consolidando-se no meio tradicionalista gaúcho. Muitas coisas mudaram ao longo dos anos, entre as mudanças mais significativas estão em destaque o maior número de categorias que abrange diferentes aspectos da cultura gaúcha que estão dentro dos preceitos exigidos pelo MTG.

    O Enart segundo fontes ligadas ao MTG é o maior evento tradicionalista do mundo e segundo a UNESCO é o maior festival de arte amadora da América Latina, é um evento gaúcho que cultiva as tradições dessa terra através de gerações que vão passando de pai para filho. O evento é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Participam do evento competidores de todo o estado do Rio Grande do Sul, que atraem espectadores de todo mundo para conhecer e apreciar as tradições do povo gaúcho. A cada ano que o evento é realizado estima-se haver mais de 2 mil concorrentes e mais de 70 mil espectadores na fase final, torcendo para que todos ganhem com os cultivos da tradição.

    Desde já boa sorte a este grupo!!!!

  • quarta-feira, 6 de novembro de 2013 09:55

    Mostra de Dança

    Iniciou na terça-feira, 05, no Centro Cívico, a Mostra de Dança Santa Rosa. O evento acontecerá em duas noites, encerrando hoje. Na primeira noite houve grande participação do público, contando com a casa cheia.

    Famílias, comunidade escolar e público em geral reuniram-se para prestigiar essa galerinha que “fez bonito”.

    Parabéns as escolas participantes que fortalecem o evento.

  • sexta-feira, 25 de outubro de 2013 18:37

    Outubro Rosa

    Nesta sexta-feira, 25, aconteceu em Santa Rosa a caminhada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer. Centenas de homens e mulheres portanto cartazes, e uma maioria vestindo rosa, símbolo da Campanha "Outubro Rosa", caminharam pelas ruas centrais da cidade, chamando a atenção de quem circulava pelo comércio.

    Várias entidades aliaram-se a campanha que ressalta a prevenção de câncer de mama e outros.
    Confira algumas fotos:

  • terça-feira, 22 de outubro de 2013 15:58

    Encontro de APM´s

    Aconteceu neste final de semana, na escola Imaculada Conceição, Dourados MS, nos dias 19 e 20, a 43ª Assembleia da Federação das APM”s da Rede SCALIFRA-ZN (Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis- Zona Norte), de Escolas Franciscanas do Brasil, na escola Imaculada Conceição, Dourados MS.

    Estiveram presentes na Assembleia participantes do Rio Grande do Sul e Paraná, representando as APM”s dos Colégios Franciscanos de Sant”Anna- Santa Maria/RS; Santíssima Trindade - Cruz Alta- RS; Nossa Senhora Aparecida- Canguçu/RS ; Santa Rosa de Lima, Santa Rosa/RS; Espírito Santo, Bagé/RS; Cofracarmo de Guaíra/PR, bem como os representantes da SCALIFRA e Federação, que foram recepcionados carinhosamente.

    A abertura Oficial da 43ª Assembleia da Federação das APM”s, contou com a participação da representante da Rede SCALIFRA-ZN, irmã Valderesa Moro, da representante da Federação Ir. Vanda Lúcia, da diretora da Escola Imaculada Conceição, Ir. Maria Aparecida e demais religiosas presentes no evento. Logo após a abertura, houve uma palestra com o Tema “Juventude na atualidade”, ministrada pelo Padre Crispim, que demonstrou muita afinidade com o tema e tratou de diversos aspectos importante, levando pais e mestres a um novo despertar no cuidado com a juventude. A importância do tema ainda foi ainda partilhada em grupos e socializada na Assembleia, pontuando o papel e a missão das famílias e escolas na relação com os jovens.

    Como parte da programação da Assembleia, as APM”s apresentaram as ações conjuntas, desenvolvidas no decorrer do ano. Pela tradição, seguiu-se a este momento, a troca de mimos das APM”s e Federação. Os participantes confraternizaram-se com um jantar, onde houve apresentação cultural dos alunos do 2º anos do ensino médio, coordenado pela presidente emérita da APM da Escola Imaculada, Maria do Carmo. Domingo a programação da Assembleia teve continuidade com a Celebração da Missa, presidida pelo Padre Dulvilio, que deixou sua mensagem profunda sobre a dimensão missionária da pessoa, da família e da escola. Em seguida, sob a coordenação da presidente da Federação Ana Rita Lirio Pinto Neto e Ir. Vanda foi apresentado os Mandamentos da Juventude, trabalhados anteriormente, pelos alunos das Escolas Franciscanas, e após, a dinâmica da partilha e sugestões dos grupos, com base no trabalho dos alunos.

    A Assembleia foi avaliada de forma muito positiva pelos representantes das APM”s, sendo ressaltado os agradecimentos à SCALIFRA-ZN, a Federação das APM”s, o apoio das APM”s representadas, e em especial agradecimento e apoio, à direção da Escola Imaculada, a diretoria da APM da E.I.C, aos Coordenadores, professores, funcionários e colaboradores, que proporcionaram à realização deste evento, sobretudo que acontecesse de forma fraterna, conduzida pela filosofia franciscana, de Paz e Bem.

    Antes do encerramento, a Assembléia decidiu que a 44ª Assembleia da Federação das Associações de Pais e Mestres da SCALIFRA-ZN, será realizada em 2014, no mês de outubro, em Canguçu/RS.