terça-feira, 13 de março de 2018 10:15

Saiba mais sobre os derivados do petróleo em cosméticos

Saiba mais sobre os derivados do petróleo em cosméticos.

Vamos começar falando da Paraffinum Liquidum (Parafina Líquida), Petrolatum (Petrolato), Oil Mineral ou Mineral Oil (Óleo Mineral), vaselina e óleo de parafina.

Estes são derivados do petróleo que as indústrias utilizam por terem valor mais acessível e pela capacidade de emoliência instantânea. Eles vêm nos condicionadores, máscaras de tratamentos, leaveins, produtos de banho, produtos para pele, produtos para barbear, bronzeadores, aceleradores de bronzeado entre outros cosméticos.

Por que estes componentes fazem mal para os fios de cabelos?

Porque eles não possuem poder de hidratação, muito menos nutritivo.

O que eles dão é um efeito “máscara” apresentando falsa maciez e suavidade, seu efeito é curto e dura somente até a próxima lavagem e o que é pior, o cabelo continua como estava antes de ser usado os produtos.

O óleo mineral é muito apontado como nutritivo, porém não é.

Fique atenta aos rótulos, leia a composição dos cosméticos que você utiliza e opte sempre por óleos vegetais.

O efeito de hidratação, nutrição é instantâneo, porém a médio e longo prazo eles se fixam nos fios e couro cabeludo, causando acúmulo, podendo causar entupimento dos folículos pilos, prejudicando assim o crescimento dos fios e contribuindo para a queda dos mesmos, além de causar uma película em torno do fio que não deixará água, vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde dos fios penetrar nos mesmo, tornando-os fracos e quebradiços.

E isto é usado pelas empresas de cosméticos dizendo que cria um filme protetor, contra os agentes externos.

O ideal portando em tempos onde são usados óleos disso e daquilo é ver se os mesmos são vegetais e não minerais. Isso não quer dizer que você deva colocar os teu produtos fora, não, pois o dia que quiser um efeito mais rápido você pode usar os mesmos.

Produtos como óleos vegetais podem ser mais caros porém o custo benefício é muito maior.

Lembrando que sempre deve ter o auxílio de um bom profissional da áreada beleza.

Cuide-se.

Jeferson Scherer - Cabeleireiro / Maquiador / Esteticista - Graduado em Estética e Imagem Pessoal / Pós Graduado em Docência.

 

Faça seu comentário