sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 09:58

Morro de São Paulo um bom destino para suas férias

Morro de São Paulo situa-se na Ilha de Tinharé, município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê, e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia.

Atualmente suas praias são frequentadas por turistas de todo o Brasil e de outros países, os quais são Primeira, Segunda, Terceira, Quarta, Quinta (ou do Encanto), Gamboa, do Pontal e Garapuá.

Pôr do sol no Forte:
O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII. Devido Morro de São Paulo ter uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos. O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e é um lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol da ilha. Quem tiver sorte vai poder ver os golfinhos que fazem um verdadeiro espetáculo da natureza com suas acrobacias aquáticas. Para renovar as energias, antes de partir para as agitadas Festas do Morro, vale conferir o final do dia no Forte. Outro local com um espaço especial e que propícia um belíssimo pôr do sol é o Chill-Out Bar Toca do Morcego. Um lounge bar que oferece um ambiente descontraído e ótimo para curtir o fim da tarde. Dentre as atrações estão bebidas, petiscos e uma excelente música ao vivo.

Tiroleza:
Ao lado do Farol de Morro de São Paulo existe um mirante e a maior tirolesa dentro d’água do Brasil. Você cai direto nas águas da Primeira Praia. Conhecer o mirante vale tanto para os que desejam pular, quanto para aqueles que preferem apenas olhar um dos mais belos visuais da ilha. O lugar tem uma vista maravilhosa que abrange a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade - um dos cartões postais de Morro de São Paulo. Para quem curte adrenalina e tiver coragem, a dica está dada: Tiroleza de Morro de São Paulo. Você não vai esquecer esta emoção!

Mergulho:
As águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo propiciam o lugar perfeito para a prática do mergulho, seja este autônomo (com equipamentos) ou livre (apenas com máscara e snorkel). A dica para o mergulho livre são as piscinas naturais da Quarta Praia quando a maré estiver baixa ou nos arredores dos arrecifes. Para quem gosta de mais aventura e quiser se aprofundar mais, na Primeira Praia você terá a possibilidade de mergulhar com cilindro. Outros pontos de Mergulho em Morro de São Paulo são os Paredões da Gamboa, os recife do Forte e os recifes de Itatimirim (situados a 20 minutos de navegação da Primeira Praia). Você vai se maravilhar com a beleza da vida marinha nestes pontos. Dentre as espécies marinhas estão cardumes de sardinhas, lagostas, polvos, peixe morcego e camarão palhaço.

Passeio Volta a Ilha:
Constando a ilha onde está Morro de São Paulo passando pela Praia do Encanto até às Piscinas de Garapuá e seguindo para as piscinas de Moreré, onde recifes de corais formam piscinas naturais de águas cristalinas e tranqüilas no meio do mar onde mergulhar com snorkel permite observar uma grande variedade de peixe e corais. A parada seguinte é a Praia da Cueira, em Boipeba com uma caminhada opcional até Velha Boipeba e desfrutar dos restaurantes locais para almoço. O retorno é feito dando a volta na ilha, passando por manguezais e conhecendo a cidade histórica de Cairú - a 2ª cidade do Brasil -, onde o passado se faz presente no antigo Convento histórico que ainda existe.

Um dos passeios mais requisitados e conhecidos de Morro de São Paulo. Um verdadeiro tour pelo arquipélago. O passeio parte de Morro de São Paulo passando pela Praia do Encanto até às Piscinas de Garapuá e seguindo para as piscinas de Moreré, onde recifes de corais formam piscinas naturais de águas cristalinas e tranqüilas no meio do mar . Perfeitas para mergulhar com snorkel e observar uma grande variedade de peixe e corais. A parada seguinte é a Praia da Cueira, em Boipeba, onde está Seu Guido com suas deliciosas lagostas. A partir de Cueira há uma caminhada opcional ou pode seguir de lancha até a praia da Boca da Barra (em Velha Boipeba) e desfrutar dos restaurantes locais para almoço. O retorno é feito dando a volta na ilha, passando por manguezais e conhecendo a cidade histórica de Cairú , considerada a segunda cidade do Brasil , onde o passado se faz presente no antigo Convento histórico de Santo Antônio. Este passeio é uma dica imprescindível para se ter uma visão geral do arquipélago e conferir as mais belas paisagens de Tinharé.

Caminhada até Gamboa:
Se a maré estiver baixa você poderá fazer uma caminhada do cais do Morro de São Paulo até a Gamboa, passando pelas praias do Porto de Cima e da Ponta da Pedra. Antes de chegar na Gamboa está a encosta de argila, parada obrigatória para passar a argila por todo o corpo, que segundo dizem o.s moradores tem função esfoliante. A caminhada é agradável e pode durar cerca de 25 minutos até a Gamboa. É uma ótima opção para passar o dia, uma vez que estas praias são bastante tranqüilas e com pouco movimento. As águas são claras e a paisagem com trechos preservados da Mata Atlântica é paradisíaca. Sem falar da para da Gamboa, com sua larga faixa de areia e águas profundas. Ótima para tomar refrescantes banhos. Na beira da praia existem várias barracas que servem todas as delícias típicas.

Festas:
Para aqueles que gostam de luau a beira mar ou de badaladas casas noturnas, Morro de São Paulo tem festas a noite toda e todas as noites. Com paisagens e praias paradisíacas para que suas noites sejam inesquecíveis. Morro de São Paulo é o lugar certo para os baladeiros: as festas estão espalhadas pelas praias, casas noturnas e barzinhos. Geralmente as festas em Morro de São Paulo obedecem um calendário: as segundas e quintas-feiras são os dias do Luau; as quartas tem Teatro do Morro; sextas e sábados as festas se dividem pelas casas noturnas (Pulsar, Toca, Six Club e às vezes no Funny). Já os domingos tem o samba e o pagode da Ponta da Ilha. Enfim, Morro de São Paulo é também sinônimo de festa e baladas!

Conhecer a História:
Mas não são somente as belas praias as únicas atrações de Morro de São Paulo. A ilha guarda outros pontos turísticos que retratam também sua importância histórica. Poucos sabem, mas Morro de São Paulo tem parte na história do Brasil. O distrito faz parte do município Cairú , a segunda cidade mais antiga do Brasil. A Fortaleza de Tapirandu e o Pórtico foram construídos no século 17 para evitar invasões holandesas. Além do Forte, a ilha preserva outros importantes monumentos históricos que retratam o passado heróico: a Igreja Nossa Senhora da Luz, construída em 1620;. a Fonte Grande, considerado exemplo de abastecimento de água da época; o Farol e o Casarão, construído em 1608 e uma das moradias mais antigas da ilha que já hospedou personagens ilustres da História do Brasil, como o imperador D. Pedro II. Visitar estes pontos turísticos é também aprender um pouco sobre a história do Brasil.

 

Piscinas Naturais:
As praias de águas cristalinas , areia branca e cercadas por um imenso coqueiral estão cercadas por grandes barreiras de recifes. Quando a maré está baixa se formam piscinas naturais pelos arredores dos arrecifes. Estas piscinas são os locais ideais para banhistas de qualquer idade. Além de poder ver os peixes que ali ficam também é um lugar maravilhoso para banhar crianças pequenas e bebês. Uma ótima dica para relaxar nas belas paisagens das praias de Morro de São Paulo. Uma destas praias que possui belas piscinas naturais é a Quarta Praia.

Faça seu comentário