Home500 anos da Reforma Luterana segunda-feira, 16 de outubro de 2017 08:31

ACAMPA 500 reúne 25 escolas no primeiro retiro de estudantes da Rede Sinodal

Este foi o primeiro evento neste formato realizado pela Rede, com o objetivo de reunir alunos em um retiro preparado especialmente para a convivência, comunhão e encontro.

Três dias de intensa programação animaram alunos de 24 escolas da Rede Sinodal de Educação e de uma escola Evangélica da Argentina, no último final de semana. O ACAMPA 500 foi organizado pelo Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - CFJL e Faculdade Horizontina - FAHOR, com o apoio da Rede Sinodal de Educação. Este foi o primeiro evento neste formato realizado pela Rede, com o objetivo de reunir alunos em um retiro preparado especialmente para a convivência, comunhão e encontro.

O acampamento foi realizado no Parque Municipal de Eventos João de Oliveira Borges, de Horizontina, com algumas atividades no Campus da FAHOR. A programação iniciou após o meio-dia da sexta-feira, 6, com a acolhida das delegações. Mesmo com chuva no primeiro dia, as escolas chegaram dispostas e entraram no clima do evento. A trilha ecológica, que estava programada para o primeiro dia do evento precisou ser adiada, dando espaço para uma palestra sobre alimentação saudável, ministrada pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). Ainda na sexta-feira, pela parte da noite aconteceu a abertura oficial do evento, com a presença de representantes das instituições promotoras do evento e após, os alunos participaram de um Luau, animado pela Banda Dandis.

No sábado, dia 7, a manhã iniciou com uma reflexão realizada pelo Pastor Carlos Bock, seguido pela palestra “A Reforma Luterana e de nosso mundo”, ministrada pelo professor Martin Goldmeyer. A tarde foi de muita movimentação, com gincana e a tão esperada trilha ecológica. O turno da noite também foi de muita animação, com apresentações artísticas das escolas e festa.

No último dia do ACAMPA 500, domingo, dia 8, os alunos participaram de um culto, celebrado pelos pastores Olmiro Ribeiro Junior e John Spig e pelo estudante de Teologia, Douglas Rafael Panzer. Durante a celebração, as escolas fizeram a entrega solidária de um kit com materiais de artesanato para os Grupos Terapêuticos de Horizontina. Na ocasião, os materiais foram entregues à Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Sandra Bauermann. Para finalizar o culto, a Coordenadora Pedagógica da Rede Sinodal, Joni Roloff Schneider convidou os professores presentes para se colocarem à frente e propôs que alunos e professores abençoassem uns aos outros.

Para marcar cada momento, os alunos receberam uma fita com simbologia diferente, em diversas atividades: acolhida, luau, palestra, gincana, trila ecológica, festa, culto, refeição e despedida. Com certeza o evento marcou significativamente o ano em que se comemora os 500 anos da Reforma Luterana. Foram momentos de muita reflexão, para aproveitar o contato com a natureza e de viver o belo, o simples e o radical.

Faça seu comentário