Home500 anos da Reforma Luterana quinta-feira, 28 de setembro de 2017 16:00

Reforma Luterana no Da Paz

No próximo dia 31 de outubro serão celebrados os 500 anos da Reforma Luterana.

Assim, durante o perío­do de preparação para a comemoração os alunos do Instituto Sinodal da Paz foram e estão sendo preparados para enten­der o movimento da Re­forma Luterana dentro de uma proposta lúdica, declarada pelo próprio Lutero, há quase 500 anos.

Na Educação Infantil será trabalhado com o símbolo que Lutero e sua esposa Catarina criaram para expressar sua fé em Deus: a Rosa de Lutero. O formato de quebra-ca­beças torna mais dinâmica a compreensão de cada parte da Rosa.

Nas séries inicias, os alunos da 1ª à 4ª série assistirão à animação “A história de Ma­tinho Lutero” e realizarão ati­vidades de pesquisa sobre a vida do reformador, ao passo que os educandos serão desa­fiados a decifrarem um texto enigmático e a montarem um quebra-cabeças da Rosa de Lutero.

Algumas séries do ensino fundamental II produziram vídeos so­bre curiosidades que envolveram a vida e obra de Martinho Lu­tero e estes serão exi­bidos de 5ª série ao 3º ano do ensino médio como atividade que au­xiliará na compreensão que Deus ama todas as pessoas mesmo que, às vezes, não se consi­ga fazer tudo direito e certo.

Para o ensino médio as atividades contem­plarão o estudo da Reforma Luterana, no contexto do século XVI, momento em que vá­rias mudanças sociais, econô­micas e culturais ocorriam na Europa, o poder da Igreja já não representava os anseios, principalmente, da nobreza e da emergente burguesia.

 

Faça seu comentário