HomeAgricultura quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 07:53

Emater/RS-Ascar e Famurs firmam parceria para fortalecer desenvolvimento rural

O objetivo principal do Termo é auxiliar aos municípios na elaboração dos Planos Municipais.

A Emater/RS-Ascar e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) firmaram Termo de Cooperação, na manhã desta quarta-feira (15/02), durante a abertura do Seminário dos Novos Gestores, em Porto Alegre. Assinaram o documento os presidentes da Emater/RS e da Famurs, respectivamente, Clair Kuhn e Luciano Pinto, e como testemunhas o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Orsi, e o superintendente federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Roberto Schroeder.

O objetivo principal do Termo é a Emater/RS-Ascar auxiliar aos municípios na elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento Rural (PMDR). Segundo o presidente da Emater/RS, com a capilaridade que a Instituição possui e o conhecimento da realidade local por parte dos extensionistas, os Planos construídos poderão ter melhor resultado efetivo.

O PMDR é um instrumento exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para aprovar a utilização de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares destinadas a investimentos na agricultura. “Dessa forma, o Estado, por intermédio da Emater, estará auxiliando as prefeituras a planejarem o seu desenvolvimento rural dentro de cada realidade municipal e isso fará com que os recursos alocados sejam muito melhor investidos, proporcionando crescimento a todos”, salienta Kuhn.

Seminário dos Novos Gestores
A Famurs realiza hoje e amanhã (15 e 16/02), no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, o Seminário dos Novos Gestores. Com o tema "Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios", o primeiro encontro do ano com os prefeitos busca colocar em discussão de que forma os gestores municipais podem assumir o protagonismo no debate sobre o projeto de nação desejado daqui para frente. “É fundamental que prefeitos e prefeitas capitaneiem o esforço para construir um país melhor, mais desenvolvido. Só desta forma, a sociedade conseguirá ter do poder público o retorno que espera e deseja”, refletiu o presidente da Famurs, Luciano Pinto.

Faça seu comentário