HomeAgricultura sexta-feira, 9 de junho de 2017 08:15

Plantio do trigo paralisado na região

A área semeada ficou estagnada nos 3% registrados até 25 de maio.

O plantio da nova safra de trigo se encontra totalmente paralisado não só na nossa região como em todo o Rio Grande do Sul, devido às pesadas chuvas ocorridas nas regiões produtoras. A área semeada ficou estagnada nos 3% registrados até 25 de maio. “Na média, esse percentual deveria estar em 30%”, aponta a Consultoria Trigo & Farinhas.

“A preocupação dos produtores está na probabilidade de continuação das chuvas nos próximos períodos, atrasando ainda mais o plantio, passando inclusive do período preferencial em algumas lavouras. Em áreas que estavam já prontas para a semeadura, houve registro de perda por erosão e lixivia de nutrientes, além de voçorocas naquelas onde a cobertura verde era inadequada”, aponta o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.

Jairton Dezordi, engenheiro agrônomo da Cotrirosa, diz que nossa região está inserida e identificada neste contexto. “O pouco que muda é que por aqui se plantou mais do que 3% da área prevista, mas não supera 10%”, observou. Lembrou que os mais de mil milímetros de chuva que caíram nos últimos dias, é chuva para quatro ou cinco meses de agricultura bem distribuída.

“Temos que ter um pouco de otimismo dentro deste cenário, primeiro considerando que ainda estamos dentro do período de plantio (até 15 de junho). É claro que o plantio será concentrado nos últimos dias, se o tempo permitir”, avaliou.

Faça seu comentário