HomeAgricultura terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 07:29

Programa financia sementes forrageiras para 14 mil agricultores

O programa está inserido no Programa Leite Gaúcho e oferece recursos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com bônus de adimplência de 30%.

A edição 2017 do Programa de Sementes Forrageiras, que deve beneficiar 14 mil agricultores familiares do Rio Grande do Sul com crédito de R$ 4,2 milhões para a formação de pastagens, abre nesta terça-feira, 21. O programa está inserido no Programa Leite Gaúcho e oferece recursos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com bônus de adimplência de 30%.

"Nos últimos anos, os produtores investiram na genética dos rebanhos, e uma das dificuldades é a implantação de pastagens de qualidade nutricional e volume nos períodos de inverno", justifica o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto. O secretário informa ainda que o apoio do governo do Estado para a compra de sementes forrageiras contribui para aumentar a produção e a produtividade, melhorando a qualidade do leite e dos rebanhos de corte nos estabelecimentos de base familiar.

As manifestações de interesse de cooperativas, associações e sindicatos para acessar o financiamento devem ser enviadas ao Departamento de Agricultura Familiar da SDR até o próximo dia 7 de março.

Neste ano, o programa sofreu alterações pontuais visando à qualificação das sementes adquiridas e à melhoria do fluxo de documentos. O pagamento pode ser efetuado até 28 de fevereiro de 2018.

Faça seu comentário