HomeAgricultura sábado, 8 de julho de 2017 10:17

SOJA Produtividade na Coopermil está acima da média

Reunião avaliou o tema na semana passada com 50 produtores rurais

As altas produtividades nas lavouras de soja da região de atuação da Coopermil formaram a pauta de um encontro realizada na semana passada e que reuniu cerca de 50 produtores rurais associados e técnicos.
O evento, organizado pela Área Técnica, sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo Sérgio Schneider, promoveu a troca de experiências sobre os fatores que têm contribuído para os bons resultados em produtividade registrados nas lavouras de soja da região nas últimas safras.
Nos últimos anos, conforme Schneider, tem se observado que em muitas das propriedades de associados e clientes da Coopermil a produtividades superaram as médias regionais na colheita da soja e isso deve-se a inúmeras situações.
“Nós, técnicos, sabemos e podemos comprovar através de testesque realizamos na área experimental da cooperativa como algumas das razões pelas quais pode-se alcançar boas produtividades. Porém, é no campo, na propriedade, no trabalho realizado pelo produtor que as coisas acontecem”, comentou. Por isso, acentua ser imprescindível ouvir o produtor e compartilhar de suas experiências, para auxiliá-los cada vez mais e também aprender com ele.
Durante a reunião, o produtor Samuel Rosso, de Doutor Maurício Cardoso, comentou que também considera muito importante a validação das pesquisas realizadas na Área Experimental da Coopermil, pois contribui para que o produtor tome decisões com mais segurança.
Já o produtor Romeu Carlos Schuh, de Santa Rosa, atribuiu os bons resultados em produtividade à abertura que os produtores tem tido em relação à inserção de novas tecnologias em suas lavouras. “Observamos uma mudança de comportamento entre nós produtores”, comentou. Vanilson Froelich, produtor de Santo Cristo, destacou que “a conscientização do produtor na escolha de uma boa semente e uma boa adubação, juntamente com a tecnologia que é repassada através da área técnica da Coopermil, é possível se alcançar bons patamares de produtividade”.
As médias produtivas nas lavouras de soja da região de atuação da Coopermil tem sido superiores às médias regionais. Conforme Sérgio Schneider, na safra 2015/2016 registrou-se a média de 53 sacas por hectare e nesta última safra - 2016/2017 alcançou 60 sacas por hectare. “É importante ressaltar que entre os produtores associados e clientes da Coopermil com as melhores produtividades, todos produziram mais que 70 sacas por hectare e, em 12 propriedades, a produção superou as 80 sacas em parcelas de suas lavouras, ou seja, são excelentes resultados”, concluiu.

Faça seu comentário