HomeArtigos sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 15:16

A importância da alimentação antes do treino

Nutricionista esportiva destaca dicas para você manter sua saúde.

 

Independente do objetivo seja perder peso ou ganhar massa muscular o pré-treino, ou seja, a alimentação antes do exercício físico é fundamental para alcançar os resultados desejados. Errar no alimento consumido antes dos exercícios é comum, o indivíduo pode treinar o quanto quiser, mas se não estiver comendo adequadamente, os resultados desejados não serão alcançados.

A alimentação antes do treinamento é de extrema importância para evitar a perda de massa muscular, maximizar o desempenho garantindo o combustível necessário para o esforço físico. Além disso, a ingestão adequada de nutrientes reduz a fadiga.

É importante incluir nesta alimentação uma quantidade adequada de carboidratos, os quais são a principal força para o músculo durante o exercício físico. Ele aumenta o glicogênio muscular e hepático, importante para um bom desempenho. Além disso, o uso de carboidratos no pré-treino evita sintomas de hipoglicemia. Esse distúrbio e provocado pela baixa concentração de glicose no sangue e pode causar fraqueza, desmaio, sudorese excessiva e dores de cabeça.

Ficar sem se alimentar antes dos treinamentos faz com que o organismo reduza o gasto calórico, o corpo passa a eliminar as proteínas musculares, na tentativa de conseguir novamente a glicose.

Considera-se uma hora antes do treino um bom período para o organismo absorver os nutrientes oferecidos pela refeição e esse período pode variar de acordo com a disponibilidade de cada um. Embora muitos indivíduos alimentam-se 30 minutos antes e não tem nenhum prejuízo no rendimento do exercício físico.

A hidratação também é essencial para qualquer tipo de treinamento e seu principal objetivo é evitar o desequilíbrio hidroeletrolítico. A água perdida e não reposta durante o treino pode resultar em desidratação e, por consequência, diminuir o rendimento.

Recomenda-se procurar um nutricionista para saber exatamente como você deve se alimentar antes, durante e depois dos exercícios.

Carolina S. Schäfer

Nutricionista - CRN2 11925D

Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva.

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