HomeArtigos sexta-feira, 14 de novembro de 2014 17:52

Microfisioterapia

Tratamento contra dores musculares, fibromialgia, ansiedade, medos e fobias, depressão, dentre outros.

A Microfisioterapia foi criada em 1983 pelos franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini que possuem formação em Fisioterapia e Osteopatia.O termo vem do grego “micro” que significa pequeno, “Kinesi” movimento e “terapia”, tratamento, ou seja, literalmente “tratamento por pequenos movimentos”, em Françês a técnica é chamada de Microkinesitherapie.

Segundo a fisioterapeuta, Camila Castro, trata-se de uma técnica de fisioterapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a autocura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor(antígeno) e inicie o processo de eliminação através de reprogramação celular e tecidual.

A profissional indica o tratamento contra dores musculares agudas e crônicas, fibromialgia, ansiedade, medos e fobias, depressão, alergias, cefaléias, enxaquecas, distúrbios do sono, alterações no funcionamento dos órgãos, asma, bronquite,traumas físicos e emocionais, entre outros. Essa agressão primária deixa traços, rastros ou marcas (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento dascélulas e tecidos.Essas marcas ficam armazenados na memória celular ou tecidual poruma deficiência de eliminação do corpo-mente junto ao agressor.

A profissional explica que o método parte do princípio que eventos vividos podem ser a procedência de modificações físicas e emocionais e que um tecido pode manifestar de maneira palpável seu estado normal de funcionamento, indicando quando algo não vai bem. O uso de gestos manuais específicos aplicados a áreas mapeadas no corpo causará o equilíbrio ao organismo, seguindo os princípios da homeopatia.

Através de técnicas de micropalpação seletiva (Folhetos Embriológicos - Ectoderma, endoderma emesoderma), o fisioterapeuta procura no corpo onde essas memórias se instalaram, e provocaram sintomas locais ou a distância. Uma vez encontrados tais traços, realiza-se por meio da terapia manual a simulação da eventual agressão e posterior estimulação suave obedecendo aos conceitos da Medicina Energética com os mecanismos de auto-correção para restabelecer as funções do organismo, eliminando assim doenças e promovendo a saúde corpo e mente.

As mãos do fisioterapeuta mobilizam e estimulam os diferentes tecidos de acordo com o tipo de agressão (tóxica, química, física e emocional). Esta técnica é aplicável em todas as idades, com objetivo terapêuticoou preventivo. Seus princípios de cura são semelhantes aos da homeopatia, já que ambas seguem duas leis: a cura peloinfinitesimal (o medicamento diluído, a palpação mínima) e pela similitude (o semelhante cura o semelhante).

O toque estimula as células do organismo que por sua vez enviam mensagens para o cérebro para que o organismo busque a correção tendo como base quatro princípios:a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpação.

A Microfisioterapia beneficia a eliminação natural de memórias tecidulares, que debilitam o nosso organismo e quando eliminado o obstáculo, o corpo vai então conseguir reencontrar as aptidões que perdeu.

“Cada momento de nossas vidas fica gravado em nossos corpos. Assim, dificuldades na saúde podem estar relacionados a esses registros. Identifique os sinais de seu corpo”, acrescenta Camila.

Camila de Castro

Fisioterapeuta - 154.205 F - Spa Vivar.

Faça seu comentário