HomeCaderno Empreendedorismo sábado, 15 de julho de 2017 09:38

Um ecossistema voltado à inovação

A generosidade e dedicação da população, aliado ao compromisso com a educação e a comunidade.

A generosidade e dedicação da população, aliado ao compromisso com a educação e a comunidade, são motivos que justificam muito bem um ‘Ecossistema’ voltado à inovação existente em Santa Rosa.
É significativo o recente acontecimento de duas Indústrias do município - Biotechnos e Biotecno - conquistarem o Prêmio Nacional de Inovação, capitaneado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, com a participação dos Ministérios da Educação; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e das Instituições Finep, CNPq, EMBRAPII, ANPROTEC, CAPES, entre outras.
São muitos os fatos que caracterizam a cidade como um “ecossistema de inovação”, entre os quais a consolidação de um sistema de ensino superior comunitário com o campus da UNIJUÍ e a Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), e mais recentemente o ensino público de nível superior com o estabelecimento do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Universidade da Fronteira Sul (UFFS) na região, além de inúmeras unidades de Faculdades a distância que encontram estudantes interessados.
Há uma trajetória de desenvolvimento industrial que se destaca nesse cenário, através do potencial agrícola e da cadeia de necessidades tecnológicas que ensejam o caminho evolutivo para os sistemas e as transições econômicas do setor do agronegócio. A consolidação de duas Indústrias globais na região (AGCO e John Deere), tendo como fator histórico o surgimento da SLC Agrícola em 1945, na cidade de Horizontina e a implantação do ‘sistema de terceirização’, iniciado pela Iochpe Maxion em Santa Rosa na década de 90. Na área da alimentação, um dos aspectos relevantes foi a trajetória de desenvolvimento do frigorífico instalado no município (Prenda, atual Alibem) cuja parceria com Universidades do Brasil e Exterior possibilitaram maior tecnologia e melhor produção agrícola para a região.
Conceitos como Arranjos Produtivos Locais e ‘aglomerações’ industriais são algumas das vantagens para as empresas estarem localizadas na proximidade de outras empresas do mesmo setor, criando “blocos de desenvolvimento” que contribuem para o desenvolvimento econômico e a transformação industrial. Em 1990, a publicação de Michael Porter “A Vantagem Competitiva das Nações” introduziu o conceito de “clusters” como um veículo para o desenvolvimento econômico de indústrias, regiões e nações. Em síntese o ecossistema de inovação em Santa Rosa está baseado em exemplos bem sucedidos de aglomeração, seja em termos geográficos, econômicos, industriais ou empresariais. Como exemplo a AGCO, líder global na concepção, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas. Através de marcas bem conhecidas, incluindo Massey Ferguson e Valtra. Os produtos da AGCO são fabricados em todo o mundo, mas a organização de compras combina a experiência do mercado regional com uma perspectiva global para compartilhar as melhores práticas globais. Neste aspecto, a região de Santa Rosa, mantém seu ecossistema de inovação e produz façanhas como dispor entre 19 vencedoras, 55 finalistas e 3.987 inscritas no principal prêmio de Inovação do país, duas de suas Indústrias.

Faça seu comentário