HomeEconomia sábado, 26 de maio de 2018 09:30

Abril teve déficit no mercado de trabalho

Indústria da transformação foi quem mais demitiu em abril em Santa Rosa (159), puxada pelo setor metalmecânico.

O saldo de empregos do mês de abril encerrou negativo em três das quatro cidades avaliadas na região. É o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Foram coletados dados em Santa Rosa, Porto Mauá e Tuparendi.

SANTA-ROSA - Foram 586 admissões, contra 614 demissões em 4.639 estabelecimentos, gerando um déficit de 28 vagas. Houve uma queda brusca na indústria de transformação, onde 159 foram demitidos, e admitidos outros 107, numa variação de 52 vagas suprimidas, seguido pelo comércio com 198 demissões e 172 contratações, um déficit de 26 vagas. Apenas dois setores tiveram saldo positivo: serviços gerais, com 228 admissões e 155 demissões, variação positiva de 83 vagas, e os serviços industriais que admitiram sete pessoas e demitiram uma, gerando seis vagas.

TUPARENDI - Encerrou o mês com variação de seis vagas negativas, com 28 admissões para 34 demissões em 338 estabelecimentos. O comércio demitiu 15 pessoas e admitiu somente sete, gerando um déficit de oito vagas. O setor de serviços teve 13 demissões e 10 contratações, variação negativa de três vagas entre os que mais empregaram está agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, eixo que realizou cinco admissões e duas demissões, variação positiva de três vagas, e indústria de transformação, com seis contratações e quatro demissões.

PORTO MAUÁ - Terminou o mês de abril com três contratações e seis demissões, apresentando um déficit de três vagas em 113 estabelecimentos. Os setores de comércio, construção civil e serviços realizaram (cada um) duas demissões para uma admissão, gerando variação de duas vagas negativas cada. Nenhum dos outros setores teve alterações.

TUCUNDUVA - O município foi o único a apresentar média geral positiva. Efetuou 17 admissões contra 13 demissões, variação de quatro vagas em 369 estabelecimentos. Os setores em crescimento foram serviços, com nove admissões e duas demissões, gerando sete vagas, e o comércio com quatro admissões para três demissões, variação de uma vaga. A indústria de transformação realizou três admissões e sete demissões, gerando quatro vagas negativas.

GRAFICO

O mês de abril encerrou um ciclo de seis meses de mercado de trabalho positivo em Santa Rosa. Se comparado ao ano anterior, no mesmo período o resultado é praticamente igual, com queda acentuada em três cidades e crescimento apenas em Tucunduva, conforme indica o gráfico. Para se atualizar sobre vagas no mercado de trabalho basta procurar o SINE. O atendimento em Santa Rosa funciona das 08h às 12h e da 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira.

Faça seu comentário