HomeEconomia sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 08:20

Ano começa com a confiança do comércio

O indicador encerrou o mês aos 92,5 pontos, uma elevação de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2016.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC) voltou a confirmar em janeiro a tendência de alta interanual já verificada em meses anteriores. O indicador encerrou o mês aos 92,5 pontos, uma elevação de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2016. O resultado indica que a confiança do empresariado segue em processo de recuperação, com altas registradas em três subindicadores, conforme a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 1º, pela Fecomércio-RS.
“O ano de 2017 começa melhor do que o ano anterior. As pesquisas têm mostrado que a maior governabilidade e uma agenda de política econômica mais clara e assertiva vêm aumentando a confiança do empresariado na economia”, avalia o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Segundo ele, o cenário ainda não denota um otimismo, mas o pessimismo reduziu significativamente.
A percepção dos empresários em relação à situação atual (ICAEC), aos 59,8 pontos, registrou elevação significativa de 42,4% sobre janeiro do ano anterior. Essa nova melhora foi percebida em todos os âmbitos analisados - economia brasileira, comércio e a própria empresa. Assim como nas análises anteriores, é importante ressaltar que, apesar das taxas de crescimento bastante elevadas na comparação 2017/2016, esse dado positivo ocorre em cima de um patamar bastante deprimido do indicador, especialmente o que diz respeito às condições atuais da economia.

 

Faça seu comentário