HomeEducação & Cultura segunda-feira, 17 de abril de 2017 16:16

Educação implanta sistema de gestão pública municipal

Todos os dados das escolas, inclusive o cadastro dos alunos, estarão inseridos dentro de um sistema comum.

A Secretaria de Desenvolvimento Educacional está implantando um sistema de gestão pública municipal que interliga as escolas da rede municipal de Educação Infantil e Fundamental à secretaria. Dessa forma, todos os dados das escolas, inclusive o cadastro dos alunos, estarão inseridos dentro de um sistema comum.

Inicialmente, os secretários e diretores das escolas receberam uma capacitação que orientou a inserção de dados e o uso do sistema. Em seguida, os servidores da secretaria e do setor de Recursos Humanos serão orientados. Em junho, os professores também terão acesso ao portal e incluirão dados, tais como listas de chamada e avaliações dos alunos. Posteriormente, pais e alunos poderão acessar os dados, mas de forma restrita.

Neste ano, as informações estão sendo inseridas, gradativamente, no sistema. A partir de 2018, é que todos os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Educacional terão recebido a capacitação e o sistema estará em pleno funcionamento. A empresa responsável, após processo licitatório, é a ABASE Sistemas e Soluções LTDA, a qual prestará serviços de fornecimento de sistema integrado de gestão pública municipal em plataforma tecnológica WEB, que poderá ser acessado de forma segura por toda a equipe de ensino da rede municipal. Tal sistema está sendo implantado sem prejudicar a execução das atividades inerentes aos serviços públicos desenvolvidos diariamente.

De acordo com a Secretária Lires Zimmermann Führ, “A informatização de todos os dados das escolas e da secretaria marca um momento histórico da Educação da rede municipal. Sendo assim, haverá mais agilidade do que antes, pois ao abrir o sistema, teremos, instantaneamente, as informações disponíveis e atualizadas para a consulta.”

Faça seu comentário