HomeEducação & Cultura terça-feira, 6 de junho de 2017 08:44

Egresso da SETREM atuou na gestão do projeto que desenvolveu jogo da série SuperMax da Rede Globo

Vinicius Jurnic Cassol é graduado em Sistemas de Informação na Faculdade Três de Maio, mestre e doutor em Ciência da Computação pela PUC-RS

Hoje ele é docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), atuando na Escola Politécnica e na Escola da Indústria Criativa. Também coordena o curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais e o Estúdio de Desenvolvimento de Jogos Atomic Rocket Entertainment. Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), realizou parte dos estudos na Universidade da Pennsylvania - USA. Estamos falando de Vinicius Jurnic Cassol, bacharel em Sistemas de Informação pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) em 2008 e especialista em Gerenciamento de Projetos pela mesma instituição.

Atuando no desenvolvimento de jogos digitais, gamificação, computação gráfica, simulação para aplicações de entretenimento e segurança, gestão de projetos, projetos da indústria criativa e novas tecnologias, Cassol iniciou em Três de Maio sua trajetória, tendo desde cedo se envolvido na organização de eventos e participando do Grêmio Estudantil da escola Cardeal Pacelli. Foi justamente seu perfil interessado e curioso que permearam sua escolha por uma profissão na área da Tecnologia da Informação (TI). "Na época, escolhi a SETREM pela forte relação da faculdade com o mercado de trabalho, indo além da indústria regional. A parceria com a empresa Junior e o convênio com a John Deere também foi importante, me oportunizando trabalhar durante quase a metade do curso”, explica.

 

Os projetos

Durante o mestrado e o doutorado, Cassol trabalhou na área de pesquisa de simulação de multidões, envolvendo pesquisa em computação gráfica e inteligência artificial. "Tive a oportunidade de desenvolver e publicar artigos científicos em diversas conferências renomadas da área, em diferentes países. O resultado da minha tese foi o primeiro software brasileiro para simulação de multidões, o que rendeu repercussão com diversas notícias publicadas em diversos portais, como PUC-RS, Baguete, O Globo, Zero Hora, entre outros”, conta Cassol.

Na área de desenvolvimento de jogos, o profissional coordena o estúdio de Jogos Atomic Rocket Entertainment, na Unisinos, com todas informações disponíveis em facebook.com/AtomicRocketGames. "Além disso, coordeno algumas maratonas de desenvolvimento de jogos, como a Global Game Jam, que pode ser acessada em facebook.com/unisinosggj, e o Brasil Game Jam, com informações disponíveis em brasilgameshow.com.br/brasil-game-jam.

A surpreendente carreira em TI e as oportunidades

Ao falar sobre o que existe de surpreendente na carreira de TI, Cassol ressalta o contato com as novas formas e maneiras de resolver problemas. "A tecnologia evolui diariamente e este desafio de estar sempre pensando em novas soluções é fator motivacional. O profissional de TI nunca trabalha na ‘mesmice’”, ressalta Cassol.

Um dos projetos em destaque de Cassol trata-se de um jogo desenvolvido para apoio de divulgação na série SuperMax, da Rede Globo. "A ideia do jogo surgiu após a série SuperMax ter sido o tema da Game Jam na BGS 2016. A convite da Globo, fiz a gestão do projeto, que foi desenvolvido pelos estudantes vencedores da maratona num período de dois meses. O jogo atualmente encontra-se com cerca de 500 mil downloads e foi disponibilizado para IOS e Android”, conclui o egresso da SETREM. O jogo está disponível para download na plataforma globo.com

Faça seu comentário