HomeEducação & Cultura quarta-feira, 9 de maio de 2018 07:44

Poli retoma projeto literário com jovens

A obra “Sentido Inverso” foi lançada em dezembro, com edição toda voltada aos próprios autores.

A Escola Estadual Santos Dumont retomou neste mês as oficinas de literatura desenvolvidas pela equipe da Editora Café Pequeno. Em 2017, o Polivalente envolveu estudantes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental no Projeto Jovens Autores Polivros. Eram 20 alunos que produziram textos e ilustrações em encontros quinzenais para concluir com o lançamento de um livro. A obra “Sentido Inverso” foi lançada em dezembro, com edição toda voltada aos próprios autores.

Agora, em abril, o Polivalente recomeçou o trabalho que é coordenado pelo escritor e jornalista Clairto Martin, com supervisão da professora Maria Rosane Hansen e do corpo diretivo a cargo da professora Niraci Schmitz. A Escola subsidia os custos dos encontros literários que são quinzenais, à noite, para turma que conta com 20 inscritos. “São desenhistas e apaixonados pela escrita que se encontram para produzir conteúdo inédito, de modo que podem dar vazão ao seu potencial criativo”, sustenta Clairto Martin.

As aulas de literatura prosseguirão no segundo semestre, prevendo lançar o segundo livro da coleção Polivros antes do final do ano letivo. “Eles escrevem sobre temas diversos, quase sempre relacionados às temáticas que dizem respeito aos jovens. Criam poesias, contos, crônicas e bons desenhos, tudo isso submetido ao crivo crítico. Ao final se escolhe o melhor para publicar em livro”, explica o coordenador.

Quem quiser ter acesso ao livro editado no primeiro ano pode procurar a Escola Polivalente, onde há alguns exemplares à venda, ou esperar a Feira do Livro de santa Rosa, evento no qual os jovens autores farão sessão de autógrafos.

Faça seu comentário