HomeEducação & Cultura sexta-feira, 7 de abril de 2017 08:31

Setrem e Fahor apostam em biodigestores

Cinei, Fauzi e Adalberto em uma Feira de Biodigestores na Alemanha.

Começa às 14h da próxima segunda-feira, 10, na Sala João Neves da Fontoura, Plenarinho, 3º andar da Assembleia Legislativa, a Audiência Pública de iniciativa da deputada Zilá Breitenbach (PSDB). A proposta foi aprovada na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da casa.
O tema será “A Matriz Produtiva do Biodigestor - Fator de Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Energia.” Zilá ficou impressionada com um projeto desenvolvido pelos doutores Fauzi Shubeita e Cinei Riffel da Setrem e pelo mestre Adalberto Lovato, da Fahor. O projeto, denominado BIOAGROPEC, objetiva a implantação de Biodigestores nas regiões Norte e Noroeste do RS. Os três fizeram viagens técnicas em feiras na Alemanha, eventos regionais, workshops, palestras e reuniões técnicas com organizações ligadas ao segmento.
Segundo Fauzi, o estudo foi iniciado em 2011 na Setrem e remodelado em 2016. “O projeto foi ampliado, contando com a participação de produtores rurais, associações, entidades públicas e privadas. Incluí também a Fahor, coirmã da Rede Sinodal de Educação, através do curso de Engenharia Mecânica”, explica.
Zilá pretende difundir o programa, incentivando outras regiões para a iniciativa.

Faça seu comentário

Comentários
  • Valmir Dutra segunda-feira, 10 de abril de 2017 09:38

    Que tenham sucesso, busquem soluções para os problemas técnicos encontrados hoje (foram as pessoas certas). Nossa região tem matéria prima porem tem dificuldades para transformar em produto rentável.