HomeEducação & Cultura quarta-feira, 6 de junho de 2018 15:09

Unijuí Campus Santa Rosa completa 28 anos de atividades na área do Ensino

Na cidade são ofertadas nove graduações.

O dia 06 de junho de 1990 tornou-se uma data especial para a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Momento em que marcou a instalação do Campus Santa Rosa. Nesta quarta-feira, o Campus está completando 28 anos de atividades na área do Ensino Superior, com ações de pesquisa, extensão e participando ativamente no desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste do Estado Rio Grande do Sul.

O Campus Santa Rosa possui cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Pedagogia e Psicologia, além das Pós-graduações Latu Sensu em Coaching e Gerenciamento de Pessoas, 8ª Edição MBA em Gestão de Cooperativas (In Company com Sescoop/RS) e 9ª Edição MBA em Gestão de Cooperativas (In Company com Cresol Sicoper).

Os serviços disponibilizados para a comunidade compreendem o Escritório Modelo, com atendimentos focados na área jurídica e a Clínica de Psicologia, prestando atendimento clínico à comunidade, além dos laboratórios que também auxiliam nas demandas da comunidade: Laboratório de Engenharia Civil, Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, Laboratório de Gestão e Ludoteca.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) oferece o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica, disponibilizando também a comunidade três novos espaços que irão proporcionar ambientes inovadores para soluções criativas, qualificação empreendedora e desenvolvimento de protótipos. Atualmente também funciona no Campus as secretarias do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo e Corede Fronteira Noroeste.

Os programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre a UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), são destinados para profissionais ligados à área da saúde.

História do Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ iniciou a sua história em Santa Rosa, na Faculdade de Educação, extensão universitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituída em Santa Rosa em janeiro de 1970. A Faculdade, instalada pelos padres Salesianos, assumiu sua autonomia em 1973, quando passou a ser denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, sob responsabilidade do Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB).

Em 06 de junho de 1990, consolidou-se a unificação das instituições FIDENE/UNIJUÍ e IEDB. No ano de 2000, com o fim do Convênio de Cooperação com o IEDB, as atividades da UNIJUÍ Campus Santa Rosa passaram a ser realizadas em sede própria, construída na Rodovia RS 344, KM 39.

Faça seu comentário