HomeEventos terça-feira, 14 de novembro de 2017 15:55

Inicia hoje a 9ª Festa das Etnias

O evento reúne gastronomia, música e dança de sete etnias organizadas do município: africana, alemã, árabe, italiana, polonesa, portuguesa e russa.

De quarta-feira a domingo o Parque de Exposições de Santa Rosa receberá visitantes para atividades culturais na 9ª edição da Festa das Etnias, organizada pela Etnirosa - Associação das Etnias Organizadas de Santa Rosa. O evento reúne gastronomia, música e dança de sete etnias organizadas do município: africana, alemã, árabe, italiana, polonesa, portuguesa e russa.

No primeiro dia de festa, quarta-feira, 15, a programação começa a partir das 18h15 com uma caminhada pela Paz a ser realizada dentro do Parque de Exposições. Após a caminhada, haverá a abertura oficial, seguida do cerimonial do Quebra-Gelo e apresentação do Coral Santa Cecília. Ás 21h haverá a encenação do casamento típico alemão que ficará a cargo da EMEF Santo Estanislau e encerrando a noite haverá realização do Cerimonial de Ognysko.

Já na sexta-feira, 17, a programação inicia às 20h com a homenagem aos Representantes das Etnias, seguido da Mostra de Pratos Típicos e o Festival do Pierogi e Vareniki. Quem encerra a noite é a Orquestra Sopros de Horizontina.

No sábado, 18, o primeiro almoço do evento começo ás 11h30, basta escolher a casa étnica e saborear o prato escolhido. Á noite, a partir das 19h30 os grupos Capoerê e Samba Gente da Casa da Etnia Africana, farão suas apresentações. A janta, bem como o almoço, fica a escolha do publico a casa que deseja a partir das 20h30 e às 21h a Sociedade Santo Estanislau da Vila Harmonia irá encenar um casamento típico Polonês.

No domingo, 19, o almoço das Casas Étnicas começa a partir das 11h30, e, no ínicio da tarde, ás 13h30 o parque será animado pelas apresentações de danças folclóricas dos grupos Ballet Nasza Mala Polska de Oberá, Grupo Folclórico Russo Troyka de Campina das Missões, Grupo de Danças Folclóricas Immer Lustig de Santa Rosa, Grupo de Danças árabes Hayat de Ijuí e o Grupo Folclórico Italiano Amore de Augusto Pestana.

Durante todo o evento as atrações permanentes serão o Museu das Nações, A Exposição de Artesanato Étnico, a Mostra de Agroindústria Familiar, o Concurso de Pratos Típicos e o Espaço de Artesanato Indígena. A programação encerra ás 16h com o show de música italiana do grupo Stella Di Pietra.

Faça seu comentário