HomeFenasoja sexta-feira, 4 de maio de 2018 08:57

Inaugurada Réplica da Nave Apollo 14

O monumento foi instalado no Parque da Fenasoja, ao lado da árvore Lunar, a qual foi germinada na Lua.

Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 03 de maio, a inauguração de uma réplica da Nave Apollo 14. O monumento foi instalado no Parque da Fenasoja, ao lado da árvore Lunar, a qual foi germinada na Lua.

A réplica da nave foi feita através de uma parceira entre a Fenasoja e a Prefeitura de Santa Rosa e AGCO. Segundo o artista plástico e idealizador do projeto, Beto Almeida o monumento servirá de ponto turístico e valoriza ainda mais o desenvolvimento de nossa região. "Um dia estava caminhando pelo parque e ao passar pela árvore notei um certo abandono no local. Aí pensei em criar algo para valorizar o espaço".

O projeto, que tem custo de cerca de R$ 40 mil, foi viabilizado pela Prefeitura que cedeu o terreno. A Fenasoja auxiliou na estrutura e a nave foi construída pela AGCO.

Para o presidente da Fenasoja, Alexandre Maronez é a forma da feira incentivar o desenvolvimento do turismo local.

Sobre a árvore lunar: A Árvore Lunar cuja semente foi germinada na lua levada pela tripulação da nave APOLO XIV foi um presente dos EUA para o Brasil e plantada pelo então Presidente da República João Bapreplitista Figueiredo no dia 13 de agosto de 1981, no "Santuário da Natureza" localizado no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa .

Nos registros da NASA existem 88 árvores lunares nos EUA e duas no Brasil, sendo uma em Santa Rosa, na região Noroeste do Rio Grande do Sul e a outra na sede do IBAMA em Brasília.

A muda foi plantada na 5ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), presidida por Nilso Fortunato Guidolin.

Faça seu comentário