HomeGeral segunda-feira, 16 de abril de 2018 08:39

Aumentam as mortes por pneumonia pelo vírus B da gripe

Levando em consideração que a circulação do vírus influenza é imprevisível, a forma mais efetiva de se prevenir contra a doença é a vacinação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2016 para 2017, o número absoluto de mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave, um grave tipo de complicação pulmonar) decorrentes do vírus B aumentou mais de duas vezes, passando de 59 casos para 152. Já o percentual de casos de SRAG pela cepa B aumentou 13%, com 642 registros em 2016 contra 726 registros no ano passado.

Levando em consideração que a circulação do vírus influenza é imprevisível, a forma mais efetiva de se prevenir contra a doença é a vacinação. No entanto, nem todas as vacinas têm ampla proteção contra o vírus B, que, como visto, pode ser o responsável por grande parte dos casos de gripe. A influenza B representa cerca de 25% das cepas circulantes e causa epidemias, aproximadamente, a cada 2 a 4 anos, segundo estudos.

A vacina influenza trivalente contém duas cepas A e uma B, enquanto que a vacina quadrivalente proporciona maior proteção, pois contém uma cepa B adicional (duas A e duas B). Nas campanhas nacionais de imunização, são utilizadas as vacinas trivalentes. As vacinas quadrivalentes estão disponíveis no Brasil desde 2015 em clínicas particulares e em campanhas realizadas dentro de empresas que oferecem o benefício da vacinação aos funcionários.

Faça seu comentário