HomeGeral sexta-feira, 9 de junho de 2017 08:20

Cruzeiro debate fechamento noturno de posto de saúde

Comissão Especial criada pelo Conselho Municipal de Saúde marcou para as 19h da próxima segunda-feira, 12, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Sagrada Família, de Cruzeiro, uma reunião para discutir o assunto.

Uma Comissão Especial criada pelo Conselho Municipal de Saúde marcou para as 19h da próxima segunda-feira, 12, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Sagrada Família, de Cruzeiro, uma reunião para discutir a decisão da Fundação Municipal da Saúde de encerrar definitivamente o atendimento noturno do posto de saúde que funciona no Centro Social Urbano (CSU).
O Conselho deliberou em plenária o debate sobre o assunto. Entre os integrantes estão Valter Weidel e Dilene Maciel, que afirmam a importância de discutir com a comunidade o assunto. “A Fundação argumenta um gasto expressivo com o serviço e a pouca demanda, mas não solicitou um parecer do Conselho sobre a suspensão, que já está em prática”, conta Dilene.
Ela salienta que o presidente da Fundação apenas relatou em plenária a vontade de fechar definitivamente o serviço à noite, mas não aguardou uma posição do Conselho, já que para este cancelamento precisa a autorização da entidade, por ser ela deliberativa. “Queremos debater e ouvir a comunidade, para saber da importância ou não da oferta”, concluiu.
O presidente da Fundação da Saúde já falou sobre o assunto na imprensa. Anderson Matei destacou que solicitou um estudo de custos e o número de atendimentos feitos no local. “Precisamos estudar se existe custo/beneficio para o serviço funcionar. A conclusão é de um número mínimo de pessoas necessitando atendimento urgente, que podem procurar a UPA. A maioria são casos clínicos e que podem ser resolvidos durante o dia”, justificou.

Faça seu comentário