HomeGeral quarta-feira, 8 de novembro de 2017 07:59

Festa das Etnias começa dia 15

O evento reúne gastronomia, música e dança de sete etnias organizadas do município: africana, alemã, árabe, italiana, polonesa, portuguesa e russa.

A Etnirosa - Associação das Etnias Organizadas de Santa Rosa realiza no mês de novembro a 9ª Festa das Etnias. O evento reúne gastronomia, música e dança de sete etnias organizadas do município: africana, alemã, árabe, italiana, polonesa, portuguesa e russa. As atividades ocorrerão na Praça das Nações, no Parque de Exposições da cidade.

Artemio Fridriczewski, presidente da Etnirosa, explica que na Praça possuem três casas étnicas. Em cada uma delas, serão servidos almoço e jantar de duas etnias. Na casa da etnia polonesa, a gastronomia polonesa e russa. Na casa africana, pratos típicos africanos e alemães. E na casa italiana, a gastronomia italiana e árabe. Nos cinco dias as pessoas poderão conhecer mais sobre a gastronomia das etnias, além de assistir a apresentações artísticas de grupos étnicos de várias cidades do Estado, que ocorrerão na área central da Praça.

O presidente da Etnirosa destaca que nesta edição, as atividades terão a presença de integrantes de uma nova etnia: portuguesa. O grupo realiza reuniões para oficializar a etnia organizada e, já nesta edição, promoverá um show típico com um grupo de danças de Ijuí.

A Etnirosa foi criada em 2014 e, desde então, assumiu a organização da Festa das Etnias. “Nosso objetivo é valorizar a cultura dos imigrantes, e repassar esta história para as novas gerações”, ressalta Artemio. O evento, que ocorre a cada dois anos, tem apoio do Pró-cultura RS. As atividades ocorrerão nos turnos da tarde e noite nos dias 15 (quarta-feira), 18 (sábado) e 19 (domingo). Nos dias 16 (quinta-feira) e 17 (sexta-feira), no turno da noite.

Faça seu comentário