HomeGeral terça-feira, 13 de março de 2018 19:51

Vicini participa de Missão Gaúcha à Holanda

Prefeito de Santa Rosa participa de congressos sobre Energias Renováveis e Biogás.

O prefeito Alcides Vicini chegou na segunda-feira, 12, na Holanda, onde participa da Missão Energias Renováveis e Biogás Países Baixos. No primeiro dia da Missão, a delegação brasileira apresentou programas e projetos em bioenergia no Rio Grande do Sul. O painel teve a participação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do governo do Estado, por meio das secretarias de Minas e Energia (SME), do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect).

Para a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, o evento foi uma oportunidade para trocar conhecimentos entre os dois países e conhecer o funcionamento da Agência Holandesa de Desenvolvimento (RVO). A secretária citou o caso da empresa Friesland Campina, uma cooperativa de produtores de agronegócio, que está investindo em biomassa.

Na linha de bioenergia, um dos principais interesses do Estado é entender a gestão do biogás gerado nas propriedades rurais. Para a secretária da Sema, Ana Pellini, a missão tem um viés ambiental importante. “Estamos começando a ter problemas com os dejetos de suínos no RS, especialmente, que são jogados ao solo, contaminando não só o solo, mas os recursos hídricos. Aqui, estamos vendo alternativas que podem vir a beneficiar essa realidade, inclusive com ganhos para o produtor”.

Na terça-feira,13, ocorreu o Brazil Network Day, em Rotterdam, uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Haia, que contou com duas sessões plenárias, reunindo palestrantes holandeses e brasileiros, a fim de promover discussões e estimular o desenvolvimento de networking entre os participantes.

Também integra a delegação gaúcha, liderada pelo presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, o secretário adjunto da Sdect, Evandro Fontana. A missão é organizada pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e pelo Programa InvestRS, em parceria com o governo do Estado, através da SME, da Sema e da Sdect, com a Netherlands Business Support Office (NBSO), com a Enterprise Europe Network (EEN) e com a Embaixada do Brasil em Haia.

A Missão tem por objetivo promover a atração de investimentos para o estado no setor de energias renováveis, a partir da implantação de parques eólicos, geração fotovoltaica, aproveitamento da biomassa e produção de biogás. Além disso, visa a aproximar empresas e entidades gaúchas a potenciais parceiros no mercado holandês.

Faça seu comentário