HomeRegião segunda-feira, 20 de março de 2017 07:11

Misiones e RS firmam parceria

Encontro foi prestigiado por parlamentares dos dois estados. Foto mostra o deputado Frederico Antunes, presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa entregando documento ao governador de Misiones

Cooperação nas áreas de turismo, meio ambiente, desenvolvimento econômico, segurança, agricultura e saúde fazem parte de um acordo bilateral assinado na terça-feira, 14, visando fortalecer a integração do Rio Grande do Sul e a província argentina de Misiones. O documento foi firmado no Parque do Conhecimento, em Posadas, com a assinatura pelos governadores José Ivo Sartori e Hugo Passalacqua. Os termos do acordo foram discutidos nas mesas temáticas do Seminário Bilateral Novas Oportunidades de Negócios RS Misiones.

O acordo de cooperação é um marco na parceria entre os dois territórios e prevê o compromisso ativo e permanente entre as partes de serem geradores de uma agenda regional no âmbito do Mercosul. Também reforça as relações e a promoção de atividades conjuntas e a troca de experiências e conhecimento em diversas áreas de governo, na busca da sustentabilidade econômica e ambiental. O documento tem duração de três anos, prorrogáveis pelo mesmo período e sujeitos a revisão, sempre que necessário.

Será constituído um comitê de governança, encarregado de dar continuidade às pautas de colaboração, com ênfase para as políticas e medidas de adaptação às mudanças climáticas, sistema de alerta e prevenção de fenômenos naturais severos, monitoramento da qualidade da água do rio Uruguai, unificação da legislação da pesca esportiva e comercial no rio Uruguai, e o manejo conjunto dos parques Estadual do Turvo (Derrubadas, RS) e provincial de Moconá (San Pedro, Misiones).

Faça seu comentário