HomeRegião sexta-feira, 23 de março de 2018 09:02

Turismo rural e urbano é destaque na região

As associações dos municípios trabalham juntamente com as comunidades na busca de cuidados e revitalizações em áreas urbanas e rurais.

A Emater através do seu setor de atendimento busca junto aos investidores auxiliar nas atividades para detalhar projetos de incentivo ao turismo rural. Algumas ações já são realidade na nossa região. As associações dos municípios trabalham juntamente com as comunidades na busca de cuidados e revitalizações em áreas urbanas e rurais.

Nossa região se destaca principalmente por belas paisagens rurais e prédios históricos. Em São Miguel das Missões, o museu “Borraio, minhas origens” se destaca por manter cerca de 300 peças antigas. Elas remontam a história dos diferentes povos que formam a identidade cultural da região. Coordenado por Janio Clarindo Guasso o local recebe centenas de visitantes semanalmente.

Em São Pedro do Butiá, os turistas encontram o Pesque Pague Mayer, localizado na Linha Bonita Norte. Na localidade os visitantes podem conhecer uma das casas mais antigas da região. Datada de 1926, a casa é construída no estilo típico da arquitetura alemã. Com um belo jardim, gramado e uma série de açudes em uma área de quatro hectares, quem visita tem a opção de pescar, colher frutas e realizar caminhadas.

São Pedro do Butiá conta também com o sitio “Amigos da Natureza”. O local recebe a comunidade diariamente. Outro ponto de turismo que leva destaque é o monumento em homenagem a São Pedro - Centro Germânico Missioneiro.

Santa Rosa não fica de fora. Além de proporcionar belos cenários para reflexão, temos o Mosteiro da Transfiguração, fundado na diocese de Santo Amaro, São Paulo, no dia 15 de agosto de 1996, transferido para a diocese de Santo Ângelo em novembro de 1999. Atualmente o mosteiro está incorporado na Congregação Beneditina Sublacense Cassinense (província Hispânica) e foi elevado à condição de priorado conventual “sui juris” em 11 de agosto de 2010.

Há ainda uma hospedaria denominada “Casa Betânia”, que dispõe de 38 quartos. O local é reservado para interessados em participar de retiros espirituais, em grupos ou particulares.

No local a igreja consagrada a Nossa Senhora de Guadalupe tem estilo simples. Ali, os religiosos se encontram em oito momentos diários para rezar e louvar a Deus. No lado esquerdo da igreja, há um painel de Nossa Senhora de Guadalupe, uma réplica do original em exposição no México. No fundo da construção, uma pintura relata a história da aparição da Virgem.

Já quem gosta de turismo rural, pode visitar a comunidade de Esquina Candeia, para encontrar o restaurante Ponto do Peixe. A propriedade de Elemar e Carmem Pizoni se destaca pela culinária a base de peixe, com jantares e cardápio conforme encomenda.

Faça seu comentário