HomeRetrospectiva 2017 sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 10:06

Janeiro: Ano começa com a posse dos eleitos

Prefeitos, vices e vereadores eram empossados, conforme a legislação, no primeiro dia do novo ano para um mandato de quatro anos.

O ano de 2017 começou movimentado, principalmente no campo político, pois o dia 01 de janeiro marcava a posse dos eleitos no pleito de outubro nos municípios. Prefeitos, vices e vereadores eram empossados, conforme a legislação, no primeiro dia do novo ano para um mandato de quatro anos.

Em Santa Rosa, Alcides Vicini, anunciando austeridade como palavra de ordem, fazia história ao dar início ao seu quinto mandato como prefeito. Junto de seu vice, Luis Antônio Benvegnú, fez o juramento em solenidade ocorrida no Centro Cívico Antônio Carlos Borges. O ato foi coordenado pelo Legislativo santa-rosense, que antes de dar posse a Vicini, instalou oficialmente a 17ª Legislatura e escolheu Paulo Roberto dos Santos, o Paulinho, para presidir a Câmara. Em Tuparendi, além dos vereadores, houve a posse do prefeito Leonel Petry e seu vice Hélio Kerkhoff.

Em Porto Mauá, Nego Weiss e Jacir Taffarel fizeram o juramento e assumiram o comando do município.

No esporte, destaque para a Taça Noroeste, que em sua 18ª edição foi realizada em Horizontina, por falta de ginásio em Santa Rosa. O público acostumado com a tradicional competição viu a equipe do Papparella/Os Au-gusto fazer bonito em quadra e levantar a taça de campeão. Comandado por Sávio Lenz, o Papparella conquistou seu terceiro título na competição organizada pelo radialista Luis Carlos Volkmer e Empresa Jornalística Noroeste.

A área da saúde teve como destaque em janeiro a posse do novo comando da Fundação Municipal de Saúde. O advogado Anderson Mantei assumiu a presidência anunciando que transparência e huma-nização no atendimento seriam o alicerce de sua gestão. Já a região passaria a contar com o ex-vereador Valdemar Fonseca como coordenador da 14ª Coordenadoria Regional da Saúde. E às 19h19min do dia 01, nascia o primeiro bebê de 2017. Martín Bald Hanauer veio ao mundo no hospital Vida & Saúde, pesando 3,4Kg.

Na área policial, destaque negativo para o número da violência no trânsito. Foram vários os acidentes no mês de janeiro, sendo o primeiro registrado no dia 03, na ERS 344, quando Ivone Gessi Barbosa, de 28 anos, morreu após o caminhão onde estava capotar em um barranco. O veículo era conduzido por Cléo Trevisol, que perdeu o controle. Na mesma semana do acidente, a Polícia Rodoviária Federal de Ijuí divulgava balanço apontando que em 2016 houve uma diminuição de 24% no número de acidentes em relação a 2015.

Outro fato na área policial e que chamou a atenção da região ocorreu em Santo Cristo, quando um homem de 37 anos ateou fogo na residência de sua esposa e duas filhas gêmeas, que não se encontravam no local. Após, incendiou um automóvel e um caminhão, fugindo em alta velocidade. Seu veículo chocou-se contra um barranco. Ferido, ele tentou se enforcar, mas foi socorrido por um casal. Transtornado, ele ainda furtou o veículo e, nas proximidades de Linha Alma, foi encontrado enforcado.

Ano inicia com a posse de novos vereadores.
Faça seu comentário