HomeSanta Rosa-87 anos sexta-feira, 10 de agosto de 2018 08:29

A história aos olhos de Vicini

Ele está à frente do município pela quinta vez, afirma que qualidade de vida e desenvolvimento são destaques no aniversário de 87 anos de Santa Rosa.

Questionado pelo Jornal Noroeste o prefeito Alcides Vicini, que está à frente do município pela quinta vez, afirma que qualidade de vida e desenvolvimento são destaques no aniversário de 87 anos de Santa Rosa. “Hoje o município figura entre as 12 melhores cidades para se viver do estado segundo dados o FIRJAN. A pesquisa leva em consideração a educação, saúde, renda e emprego”, afirmou.
Ele reitera que mantendo características como o voluntariado, Santa Rosa se destaca no cenário regional como uma cidade com grandes potenciais no setor metalmecânico, industrial e agropecuário, somado aos aspectos econômicos e socais. Outro fator evidenciado pelo chefe do executivo e que faz com que o município prospere, é o planejamento estratégico para os próximos 23 anos, quando em 2031 completaremos 100 anos.
Alcides Vicini, professor e mestre em linguística aplicada e letras, em 1983, incentivado por um grupo de políticos chegou ao cargo de vice-prefeito de Santa Rosa pela primeira vez.
No ano de 1988 se candidatou ao cargo de prefeito sendo eleito com uma votação expressiva. De 1989 a 1992, em seu primeiro mandato, deu novos direcionamentos ao município. Realizou concurso público na prefeitura, trouxe a sucursal da RBS TV, criou o Distrito Industrial, com o objetivo de atrair novos empreendedores para o setor metalmecânico.
Em 2000 Vicini foi eleito para o segundo mandato, 2001/2004. Na época uma das maiores necessidades estava no reequilíbrio financeiro, regularização da folha de pagamento e 13º dos servidores, pagamento da dívida com o INSS, novos desafios na geração de empregos, instalou o projeto Dia do Povo e a consolidação da Fundação Municipal da Saúde
Ainda neste período foi adquirida a atual sede administrativa da prefeitura, até então, transferida para o Bairro Cruzeiro onde pagava aluguel. Através de um empréstimo o prédio foi adquirido pelo município onde hoje está instalado o Palácio Municipal 14 de Julho.
Em outubro de 2004, aos 59 anos, Alcides Vicini é reeleito e assume seu terceiro mandato como gestor de Santa Rosa entre os anos de 2005 a 2008.
Novos desafios apresentaram-se. “Com a união de esforços e uma política ecumênica de governo junto com a Câmara de Vereadores e com foco principal na saúde, educação, infraestrutura e na valorização dos servidores conseguimos o equilíbrio financeiro”, destacou. Ressalta ainda obras importantes como asfaltamento da Rua Sinval Saldanha, inicio das obras do prolongamento da Avenida América, construção da Escola Santa Rita, na vila São Francisco, iniciou o processo e viabilizou a instalação do Instituto Federal Farroupilha, criou a instituição Fenasoja, construiu novas creches.
Em 2012 o professor Vicini volta ao cenário político. É eleito pela quarta vez. Na gestão 2013/2016, implantou o Passe Livre Estudantil, o Vale-Livro, trabalhou também em melhorias básicas para saúde construindo a nova sede da Fundação Municipal da Saúde, médicos em todos os postos, finalizou as obras e criou o Distrito Multisetorial. Viabilizou a construção da UPA, iniciou o recapeamento asfáltico em mais de 100 ruas, um investimento de R$ 37 milhões, construiu e concluiu o asfaltamento da primeira pista da Avenida América.
Em 2016 é reeleito. Em 2017 volta à prefeitura pela quinta vez e uma das principais ações, segundo ele, foi à aquisição do Colégio Liminha, hoje Escola Municipal de Ensino Fundamental Expedicionário Weber. “Me sinto honrado em poder contribuir com o crescimento de Santa Rosa. Trabalhamos sempre com empenho em fazer o melhor, conversando com parceiros e oposição, garantindo as melhores escolhas”, concluiu.

Faça seu comentário