HomeSanta Rosa-87 anos sexta-feira, 10 de agosto de 2018 08:25

FEMA: a nossa faculdade

Fundada em 21 de abril de 1949, hoje conta com mais de 5 mil profissionais formados.

 

Fundada em 21 de abril de 1949 com a denominação de Instituto Machado de Assis por iniciativa de líderes educacionais, empresariais, comunitários e autoridades do 1º RCMEC, tinha como objetivo atender a demanda de alunos que trabalhavam durante o dia e necessitavam de um curso ginasial à noite.

Seu primeiro diretor e um dos fundadores, professor Fioravante Pedrazani, chegou a Santa Rosa em 1º de março de 1948 para lecionar no departamento masculino do Ginásio Santa Rosa de Lima. Após ser indicado para o turno da noite no Curso de Alfabetização de Adolescentes e Adultos, ele percebeu a necessidade de se ter aqui uma escola com aulas noturnas. Com a ajuda de vários santa-rosenses, cria o Instituto Machado de Assis.

Naquele tempo as primeiras aulas foram ministradas na Prefeitura e em um anexo de uma fábrica de sabão. Com o passar dos anos esse espaço não suporta mais a demanda dos alunos, alugando-se, assim, parte das dependências do antigo Hotel Joner. O fato dos fundadores desejarem construir algo significativo para Santa Rosa, em 1952 é oficializada a Escola Técnica Machado de Assis, pioneira nesse tipo de ensino na região, formando sua primeira turma de Técnicos em Contabilidade em 1954.

Em 1961 é estabelecida a atual denominação: Fundação Educacional Machado de Assis e, no mesmo ano, Fioravante Pedrazani inicia o processo de implantação do Ensino Superior em Santa Rosa. Através da extensão da PUC de Porto Alegre, o Curso de Ciências Contábeis foi autorizado em 1969. Já em 1989 foi a vez do Curso de Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas e Desenho. Mais tarde, implantam-se os cursos de Administração - habilitação em Comércio Internacional, Serviço Social, Direito, Gestão de RH e Gestão da Tecnologia da Informação.

Atualmente a FEMA oferece os cursos superiores em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação e Enfermagem. Ainda oportuniza pós-graduação, MBA’s em Auditoria e Perícia Contábeis, em Gestão com Pessoas e especialização em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário Aplicados.

Mais de cinco mil profissionais formados

 

É a estimativa de Carlos Albea, diretor da FEMA, que afirma que ao longo de sua história a Fundação tenha formado mais de cinco mil profissionais, sendo todos encaminhados ao mercado de trabalho. “Formamos cidadãos para atuar em diferentes áreas, mas nossa história é marcada principalmente por preparar pessoas para estarem juntos da comunidade e contribuir para seu desenvolvimento”, coloca.

Albea lembra que a instituição contribui também na formação cultural. “Na década de 80, formamos profissionais para atuarem na área de artes, uma demanda da época. Hoje avaliamos o mercado e dentro das necessidades da nossa região implantamos cursos. O exemplo mais recente é o de Enfermagem”, disse. Ele lembra que recentemente notou-se a falta de profissionais para a área de saúde devido a ampliação do Hospital Vida & Saúde. As instituições conversaram e depois de muito trabalho a formação foi implantada. Outro dado comemorado pela FEMA é de que a média de empregabilidade dos formandos é de 82%, sendo que no Curso de Ciências Contábeis ela chega a 92%. “Isso mostra o excelente nível dos profissionais que são encaminhados ao mercado, aliado às suas demandas, suprindo assim estas lacunas e contribuindo para o avanço de nosso município”, reiterou.

Faça seu comentário