HomeSaúde sexta-feira, 12 de janeiro de 2018 08:31

Alerta sobre os índices da Dengue

No município, a Fundação Municipal de Saúde realiza ações em bairros e vilas da cidade.

Com a chegada do verão, aumenta a preocupação das autoridades sanitárias de Santa Rosa com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da Dengue, Zika Virus e Febre febre chikungunya.

No município, a Fundação Municipal de Saúde realiza ações em bairros e vilas da cidade. Nesta época do ano, as atenções estão voltadas para residências fechadas com piscinas abertas com acúmulo de água. Os proprietários estão sendo notificados. Atualmente o índice de infestação está em 3,5% quando o aceitável pelo Ministério da Justiça é de apenas 1%. Nos últimos onze anos, apenas três registraram um alto número de casos confirmados: Em 2010 foram 252 notificações e 169 casos confirmados, em 2011 foram registradas 290 notificações e 163 casos confirmados. Já em 2013 houve o registro de 142 notificações e apenas 49 casos foram confirmados. Mais recentemente, em 2016, a situação causou muita preocupação com 485 notificações e 296 casos confirmados. No ano passado (2017) foram apenas 52 notificações, nenhum caso confirmado e apenas três investigados.

Neste ano que está começando, a meta da Fundação Municipal de Saúde é a de diminuir ainda mais os registros de notificações e manter em zero as confirmações.

Mosquito se reproduz com intensidade nesta época do ano.
Faça seu comentário