HomeSaúde sexta-feira, 26 de maio de 2017 08:37

Aumentam os casos de Caxumba em Santa Rosa

Três surtos estão sendo investigados. Os números preocupam porque durante todo o ano passado foram notificados 16 casos e um surto, demonstrando um crescente aumento.

De janeiro para cá já foram notificados à Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde 17 novos casos de caxumba. Três surtos estão sendo investigados. Os números preocupam porque durante todo o ano passado foram notificados 16 casos e um surto, demonstrando um crescente aumento. O crescimento de casos também atinge o plano nacional, acometendo geralmente adolescentes e adultos jovens.

A caxumba, também conhecida como parotidite ou papeira, é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida. É transmitida de pessoa a pessoa pelas vias aéreas ou por contato com saliva de pessoas infectadas. O período de transmissão varia de 6 a 7 dias antes do inicio dos sintomas, até 9 dias após o surgimento deles, período em que o doente deve evitar contato com outras pessoas.

A caxumba costuma apresentar-se sob forma de surtos, principalmente no inverno e primavera.

Faça seu comentário